Paralisia do Sono – O que é, Sintomas e Tratamentos com hábitos. Além disso, a Paralisia do Sono é um sentimento de consciência, mas incapaz de se mover. Ocorre quando uma pessoa passa entre estágios de vigília e de sono. Durante estas transições, você pode não conseguir mover ou falar por alguns segundos até alguns minutos.
Algumas pessoas também podem sentir pressão ou uma sensação de engasgamento. A Paralisia do Sono pode acompanhar outros distúrbios do sono, como a narcolepsia. A narcolepsia é uma necessidade irresistível de dormir causada por um problema com a capacidade do cérebro de regular o sono.
Causas da Paralisia do Sono: A Paralisia do Sono ocorre quando as partes do sono rápido do movimento dos olhos (REM) ocorrem enquanto você está acordada. REM é um estágio de sono quando o cérebro é muito ativo e os sonhos geralmente ocorrem. O corpo é incapaz de se mover, além dos olhos e músculos usados na respiração, possivelmente para impedir que você desempenhe seus sonhos e se machuque. Não está claro por que o sono REM às vezes pode ocorrer enquanto você está acordado. Principais causas da Paralisia do Sono:
- Não dormir o suficiente (privação do sono ou insônia )
- Padrões de sono irregulares – por exemplo, devido ao trabalho por turnos ou a desaceleração
- Narcolepsia – uma condição de longo prazo que faz com que uma pessoa de repente adormeça em momentos inadequados
- Uma história familiar de Paralisia do Sono
- Dormindo nas costas
Em muitos casos, a Paralisia do Sono é um evento único ou muito ocasional que ocorre em alguém de outra forma saudável.
Sintomas da Paralisia do Sono: O principal sintoma da Paralisia do Sono é estar completamente atento ao seu entorno, mas temporariamente não pode mover-se ou conversar. Isso geralmente ocorre quando você está acordando, mas pode acontecer ao adormecer. Durante um episódio de Paralisia do Sono você pode:
- É difícil respirar profundamente, como se o seu peito estivesse esmagado ou restrito
- Ser capaz de mover os olhos – algumas pessoas também podem abrir os olhos, mas outras acham que não podem
- Tenha a sensação de que há alguém ou algo no quarto com você (alucinação) – muitas pessoas sentem que essa presença deseja prejudicá-los
- Me sinto muito assustado
O comprimento de um episódio pode variar de alguns segundos a vários minutos. Você poderá se mover e falar como normal depois, embora você possa se sentir desconectado e ansioso por ir dormir de novo.
Tratamentos Para a Paralisia do Sono: A Paralisia do Sono geralmente melhora ao longo do tempo, mas melhorar seus hábitos e ambiente podem ajudar a acabar a Paralisia do Sono. Eis umas dicas para acabar com a Paralisia do Sono:
- Dorme uma boa noite – a maioria dos adultos precisa de seis a oito horas de boa qualidade, dormir uma noite
- Ir para a cama em aproximadamente a mesma hora todas as noites e levantar-se ao mesmo tempo todas as manhãs
- Crie um ambiente dormindo que seja confortável, silencioso, escuro e não muito quente ou frio
- Evitar comer grandes refeições, fumar ou beber álcool ou cafeína pouco antes de ir para a cama
- Faça exercícios regulares (mas não dentro de quatro horas de ir para a cama)
Se a sua Paralisia do Sono é particularmente grave, um médico especialista pode sugerir tomar um curso de medicação antidepressiva , como a clomipramina. Estes funcionam alterando o sono REM e são tipicamente prescritos em doses mais baixas do que quando usado para depressão.