Paranoia – O que é, Sintomas e Tratamentos deste distúrbio. Além disso, a Paranoia é uma forma de distúrbio, que afeta milhares de pessoas. A Paranoia é caracterizada por uma modificação no senso de realidade que dispara delírios do paciente. Durante os momentos de crise, o paciente se sente perseguido.
A Paranoia implica em desregulação do pensamento que cria falsos julgamentos por parte do paciente. Esse tipo de síndrome aparece sobretudo em homens de 30 e 40 anos. É possível distinguir diferentes formas de Paranoia, como delírios de ciúme, interpretação, amor e reivindicação.
Causas da Paranoia: O comportamento paranoico geralmente ocorre devido a transtornos de personalidade ou outras doenças mentais, como a esquizofrenia, e o uso ou abuso de drogas também podem causar isso.
Não é totalmente entendido porque algumas pessoas desenvolvem transtornos de personalidade ou doença mental. Pode ser uma combinação de fatores, incluindo:
- Genética
- Estresse
- Química do cérebro
O abuso de drogas também pode causar Paranoia. De acordo com o Centro de Pesquisa sobre Abuso de Substâncias , o uso de metanfetaminas pode causar comportamento paranoico e delírios. Outras drogas que também podem levar a processos de pensamento paranoico são PCP e LSD.
Sintomas da Paranoia: Todos experimentam pensamentos paranoicos em algum momento de sua vida, mas a Paranoia é a experiência constante de sintomas e sentimentos de Paranoia infundados. Os sintomas da Paranoia variam em gravidade e podem interferir em todas as áreas da vida. Os sintomas incluem:
- Estresse constante ou ansiedade relacionada às crenças que eles têm sobre os outros
- Desconfiança dos outros
- Incredulidade ou não saber interpretar
- Sentir-se vitimado ou perseguido quando não existe uma ameaça
- Isolamento
A desconfiança dos outros e a ansiedade constante podem dificultar os relacionamentos e as interações com outros, causando problemas com o emprego e as relações pessoais. Pessoas com Paranoia podem sentir que outros estão planejando contra eles ou tentando causar-lhes dano físico ou emocional, e talvez até mesmo roubando eles. Eles podem ser incapazes de trabalhar com outros e podem ser hostis ou desvinculados, levando ao isolamento.
A esquizofrenia paranoica é uma forma de doença mental, e as pessoas com ela podem desconfiar dos outros e podem ser suspeitas e protegidas. Eles também podem ter delírios ou acreditar que outros estão tentando machucá-los. Uma pessoa com esquizofrenia também pode experimentar alucinações.
Tratamentos da Paranoia: O tratamento da Paranoia depende da causa e gravidade dos sintomas e pode incluir medicação e psicoterapia. A psicoterapia visa ajudar pessoas com Paranoia:
- Aceite sua vulnerabilidade
- Aumente sua auto-estima
- Desenvolva confiança nos outros
- Aprenda a se expressar e lidar com suas emoções de forma positiva
O tratamento para o transtorno de personalidade paranoica geralmente envolve psicoterapia para ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento para melhorar a socialização e a comunicação.
Às vezes, os médicos prescrevem medicação anti-ansiedade para tratar transtorno de personalidade paranoica para pessoas que muitas vezes estão ansiosas ou temerárias. Os medicamentos antipsicóticos atípicos também podem ajudar a aliviar os sintomas.
Pessoas com esquizofrenia paranoica geralmente requerem medicação, pois muitas vezes eles perderam contato com a realidade. O tratamento inicial geralmente inclui medicação antipsicótica. Seu médico também pode prescrever medicamentos anti-ansiedade e antidepressivos.
Seu médico pode recomendar um tratamento adicional uma vez que sua condição se estabilizou. Isso pode incluir psicoterapia e aconselhamento individual ou familiar.
Quando a Paranoia é o resultado do abuso de drogas, o tratamento é freqüentemente favorável até que os efeitos da droga se desgastarem. Depois disso, seu médico provavelmente irá incentivá-lo a participar de um programa de tratamento de drogas.