Paroníquia – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Paroníquia é uma infecção na pele em redor das unhas das mãos ou dos pés. Afecção cutânea muito frequente, sobretudo nas mãos, que se inicia no rebordo cutâneo periungueal, por descolagem ou pequeno arrancamento de pequenos troços de pele, que atuam como porta de entrada a infecções. Dependendo da causa da infecção, a Paroníquia pode aparecer lentamente e durar semanas ou aparecer de repente e durar apenas um ou dois dias.
Os sintomas da paroníquia são fáceis de detectar e geralmente podem ser tratados com facilidade e sucesso com pouco ou nenhum dano na pele e nas unhas. Sua infecção pode tornar-se grave e até resultar em perda parcial ou completa do seu prego se não for tratada.
A aguda atinge um dedo, a crônica atinge um ou vários dedos. Esta caracteriza-se por ter mais de 6 semanas de evolução com episódios de recorrência, podendo neste tempo melhorar e desaparecer, ser menos inflamatória, menos dolorosa e costuma apresentar-se na parte proximal da unha, podendo sobreinfectar-se.
Causas da Paroníquia: Existem múltiplas causas de Paroníquia aguda e crônica. A causa subjacente de cada uma são bactérias, fermento de Candida ou uma combinação dos dois agentes.
Paroníquia Aguda: Um agente bacteriano que é introduzido na área em torno de seu prego por algum tipo de trauma tipicamente causa uma infecção aguda. Isso pode ser de morder ou pegar as unhas ou as unhas, sendo perfurado por ferramentas de manicuro, pressionando suas cutículas de forma muito agressiva e outros tipos semelhantes de feridos.
Paroníquia Crônica: O agente subjacente à infecção na Paroníquia crônica é mais comummente fermento Candida , mas também pode ser bactéria. Como as leveduras crescem bem em ambientes úmidos, esta infecção é muitas vezes causada por ter seus pés ou mãos na água demais do tempo. A inflamação crônica também desempenha um papel.
Sintomas da Paroníquia: Os sintomas da Paroníquia aguda e crônica são muito semelhantes. Eles são amplamente distinguidos um do outro pela velocidade de início e pela duração da infecção. As infecções crônicas vêm lentamente e duram várias semanas. Infecções agudas se desenvolvem rapidamente e não duram muito. Ambas as infecções podem ter os seguintes sintomas:
- Vermelhidão da pele ao redor da unha;
- Ternura da pele ao redor da unha;
- Bolhas cheias de pus;
- Mudanças na forma, cor ou textura do prego;
- Desprendimento da unha.
Diagnósticos da Paroníquia: Na maioria dos casos, um médico pode diagnosticar a Paroníquia simplesmente observando-a.
Seu médico pode enviar uma amostra de pus de sua infecção para um laboratório se o tratamento não parecer ajudar. Isso determinará o agente infectante exato e permitirá que seu médico prescreva o melhor tratamento.
Tratamentos da Paroníquia: Os tratamentos domésticos da Paroníquia são muitas vezes muito bem sucedidos no tratamento de casos leves. Se você tem uma coleção de pus sob a pele, você pode mergulhar a área infectada em água morna várias vezes ao dia e secá-la cuidadosamente depois. A imersão encorajará a área a escorrer por conta própria. Seu médico pode prescrever um antibiótico se a infecção for mais grave ou se não estiver respondendo a tratamentos domésticos.
Você também pode precisar de bolhas ou abscessos drenados de fluidos para aliviar o desconforto e acelerar a cicatrização da Paroníquia. Isso deve ser feito pelo seu médico para evitar espalhar a infecção. Ao drená-lo, seu médico também pode tomar uma amostra de pus da ferida para determinar o que está causando a infecção e a melhor maneira de tratá-la.
A Paroníquia crônica é mais difícil de tratar. Você precisará ver seu médico porque o tratamento domiciliar não é provável que funcione. Seu médico provavelmente irá prescrever uma medicação antifúngica e aconselhá-lo a manter a área seca. Em casos graves, você pode precisar de cirurgia para remover parte da unha. Outros tratamentos tópicos que bloqueiam inflamação também podem ser usados.
Prevenção da Paroníquia: Uma boa higiene é importante para a prevenção da Paroníquia. Mantenha as mãos e os pés limpos para evitar que as bactérias entre as unhas e a pele. Evitar trauma causado por mordidas, colheita, manicure ou pedicura também pode ajudá-lo a prevenir infecções agudas.
Para evitar uma infecção crônica, você deve evitar a exposição excessiva a água e ambientes úmidos e manter suas mãos e pés tão secos quanto possível.