Pênfigo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além disso, O Pênfigo é um grupo de distúrbios cutâneos raros que causam bolhas e feridas na pele ou mucosas, como na boca ou nos órgãos genitais. Os dois tipos principais são o Pênfigo vulgar e o Pênfigo foliaceus. Pemphigus vulgaris geralmente começa em sua boca. Pode ser doloroso. Pemphigus foliaceus afeta a pele e tende a ser mais comichão do que doloroso. O Pênfigo pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais freqüentemente visto em pessoas de meia-idade ou mais velhas.
O Pênfigo não deve ser confundido com penfigoide bolhoso, outra condição de pele bolha. Normalmente, uma condição crônica, o Pênfigo é melhor controlado pelo diagnóstico e tratamento precoce. O tratamento pode incluir medicamentos e terapias semelhantes às utilizadas para queimaduras graves.
Causa do Pênfigo: O Pênfigo é um transtorno auto-imune. Não é contagioso. Na maioria dos casos, desconhece-se o que desencadeia a doença.
Normalmente, seu sistema imunológico ataca invasores estrangeiros, como vírus prejudiciais e bactérias. Mas no Pênfigo, seu sistema imunológico produz errado anticorpos que atacam células saudáveis em sua pele e mucosas.
Raramente, o Pênfigo se desenvolve como um efeito colateral de medicamentos, como certos medicamentos para a pressão arterial. Este tipo de pênfigo geralmente desaparece quando o medicamento é interrompido.
Fatores de Risco: Seu risco de Pênfigo aumenta se você tiver idade média ou mais. As pessoas de ascendência judaica têm uma incidência aumentada de Pênfigo vulgar.
Complicações: As feridas abertas do Pênfigo tornam-se altamente vulneráveis à infecção, que, se se espalhar para a corrente sanguínea, pode ser fatal. As possíveis complicações do Pênfigo incluem:
- Infecção da sua pele
- Infecção que se espalha para a corrente sanguínea (sépsis)
- Doença das gengivas e perda de dente, se você tem bolhas na boca
- Efeitos secundários de medicação, como hipertensão arterial e infecção
- Morte por infecção
Diagnósticos do Pênfigo: As bolhas ocorrem com várias condições, portanto o Pênfigo pode ser difícil de diagnosticar. O seu médico irá pedir-lhe um histórico médico completo e examinar a pele e a boca. Além disso, ele ou ela pode:
- Verifique se há descamação na pele. Seu médico esfregará levemente um remendo de pele normal perto da área com bolhas com um cotonete ou um dedo. Se você tem Pênfigo, as camadas superiores da sua pele provavelmente desaparecerão.
- Faça uma biópsia de pele. Neste teste, um pedaço de tecido de uma bolha é removido e examinado sob um microscópio.
- Execute exames de sangue. Um dos objetivos desses testes é detectar e identificar anticorpos em seu sangue, conhecidos como desmogleínas. Estes anticorpos são freqüentemente elevados quando o Pênfigo é diagnosticado pela primeira vez. Os níveis desses anticorpos geralmente diminuem à medida que os sintomas melhoram.
- Solicite um exame de endoscopia. Se você tem Pênfigo vulgar, seu médico pode fazer você passar por endoscopia para detectar feridas na garganta. Este procedimento envolve a inserção de um tubo flexível (endoscópio) em sua garganta.
Os Sintomas do Pênfigo: O pênfigo é caracterizada por bolhas na pele e nas mucosas. As bolhas se rompem facilmente, deixando feridas abertas, que podem esbanja e tornar-se infectado.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os sinais e sintomas dos dois tipos principais de pênfigo são os seguintes:
Pênfigo vulgar: Este tipo geralmente começa com bolhas em sua boca e, em seguida, em sua pele ou nas membranas mucosas genitais. As bolhas geralmente são dolorosas, mas não coçar. Bolhas na boca ou garganta pode torná-lo difícil de engolir e comer.
Pênfigo Foliáceo: Este tipo geralmente não afeta as membranas mucosas. E as bolhas tendem a não ser doloroso. Esta condição pode afetar qualquer pele, mas a maioria das bolhas são no peito, costas e ombros. As bolhas causar a pele para ser duro e coceira.
Quando consultar um médico: Consulte o seu médico se desenvolver bolhas dentro de sua boca ou em sua pele. Se você já tiver sido diagnosticado com pênfigo e estão recebendo tratamento, consulte o seu médico se desenvolver:
- Novas bolhas ou feridas
- A rápida expansão do número de feridas
- Febre, vermelhidão ou inchaço, o que pode indicar infecção
- Arrepios
- Fraqueza ou dores musculares ou nas articulações
Tratamentos do Pênfigo: O tratamento geralmente começa com medicamentos que visam reduzir os sinais e sintomas e prevenir complicações. Geralmente é mais eficaz quando começa o mais cedo possível. O tratamento também pode envolver uma internação hospitalar. O Pênfigo pode ser fatal.
Medicamentos: Os seguintes medicamentos prescritos podem ser usados sozinhos ou em combinação, dependendo do tipo e gravidade de seu Pênfigo:
Corticosteroides: Para pessoas com doença leve, o creme de corticosteroides pode ser suficiente para controlá-lo. Para outros, o principal suporte do tratamento são corticosteroides, como pílulas de prednisona.
O uso de corticosteroides durante muito tempo ou em doses elevadas pode causar efeitos colaterais graves, incluindo aumento do açúcar no sangue, perda óssea, aumento do risco de infecção, catarata, glaucoma e uma redistribuição da gordura corporal, levando a uma face redonda (face lunar).
Imunossupressores: Medicamentos como azatioprina (Imuran) ou micofenolato mofetil (CellCept) ajudam a impedir que seu sistema imune ataque o tecido saudável. Podem ter efeitos colaterais sérios, incluindo risco aumentado de infecção.
Terapias biológicas: O seu médico pode sugerir um medicamento chamado rituximab (Rituxan) se outros medicamentos não ajudam ou são difíceis de tolerar. Esta droga é administrada como uma injeção. Destina os glóbulos brancos responsáveis pela produção dos anticorpos do Pênfigo.
Antibióticos, antivirais e medicamentos antifúngicos. Estes podem ser utilizados para controlar ou prevenir infecções.
Outros medicamentos: Outras drogas que alteram o sistema imunológico podem ser efetivas. Estes incluem dapsona e imunoglobulina intravenosa.
Estadia hospitalar
Algumas terapias para o Pênfigo podem exigir uma internação hospitalar. Juntamente com os medicamentos listados acima, você pode ser administrado:
Fluidos: Como as feridas na pele podem resultar em perda significativa de fluido do seu corpo, a substituição de líquidos pode ser uma parte importante do tratamento. Você pode receber fluidos através de uma veia (por via intravenosa).
Alimentação Intravenosa: Isso pode ser necessário se as feridas bucais o tornem muito doloroso para você comer. Você pode receber fluidos e nutrientes através de um tubo colocado através do nariz e avançado para o estômago (tubo nasogástrico) até que a nutrição normal possa ser restaurada.
Produtos anestésicos para a boca: Estes podem ajudar a controlar a dor das feridas na boca ligeiras a moderadas.
Plasmaférese Terapêutica: Neste processo, a parte fluida do seu sangue, denominada plasma, é removida das células do sangue por um dispositivo conhecido como separador de células. O objetivo é eliminar os anticorpos que atacam sua pele. O plasma é substituído por plasma doado ou líquidos intravenosos.
Tratamento de feridas: Você pode receber banhos suaves e curativos para ajudar suas bolhas e feridas a curar.
Muitas pessoas melhoram com o tratamento, embora isso possa levar anos. Outros precisam tomar uma dose menor de medicação indefinidamente para evitar que seus sinais e sintomas retornem.