Seu período fértil refere-se aos dias mais férteis do seu ciclo menstrual, que lhe dão a maior chance de conceber. Os dias mais férteis do seu ciclo são os dias que precedem a ovulação, antes que o óvulo seja liberado do ovário. Após a ovulação, o óvulo sobrevive por apenas 24 horas, enquanto os espermatozoides retêm a capacidade de fertilização por dois a três dias nas trompas de Falópio.
Por esta razão, recomendamos que os casais tenham relações sexuais a cada dois dias ao longo do período fértil. Se você está tentando engravidar, o momento em que você e seu parceiro descobrem o período fértil é fundamental.
Sintomas de período fértil:
Muitas mulheres já sabem que um dos principais sintomas de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros também que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gestação. São eles:
1. Secreção transparente na vagina:
É o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
2. Espinhas e acnes:
É um dos sinais que mais facilmente percebido para a maioria das mulheres quando estão no seu período fértil, porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
3. Ligeiro aumento da temperatura:
Aumento da Temperatura corporal também é um dos sintomas do seu período fértil, pois ocorre quando os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC , que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
4. Aumento do desejo sexual e do apetite:
No período fértil também ocorre aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
5. Dor no pé da barriga:
No pico de todos esses sintomas do período fértil, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
6. Instabilidade emocional:
Algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil. Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação e, os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.
As mulheres que estão tentando engravidar mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, pode optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quantos dias dura o período fértil?
O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12 a 24 horas. Portanto, se a mulher ovula hoje, o espermatozoide tem um período máximo de 24 horas para encontrá-lo. Como o esperma tem uma vida mais longa, cerca de 5 a 7 dias, as maiores oportunidades de fertilização ocorrem quando a relação sexual ocorre 24 a 48 horas antes da ovulação.
Idealmente, quando o óvulo chega aos tubos, já há um grande número de espermatozoides esperando. Tendo em conta a vida média do óvulo e espermatozoides, na prática, o período fértil termina, em média, 5 a 6 dias antes da ovulação até ao dia seguinte.
Quantos dias depois da menstruação é o período fértil?
O período fértil ocorre normalmente no meio do ciclo menstrual, 14 dias antes da próxima menstruação.
Como calcula seu período fértil?
Para calcular seu período fértil, você deve primeiro calcular a duração média de seu ciclo. Então, você precisará conhecer sua fase lútea para calcular os dias em torno da ovulação em que você será o mais fértil. Assumindo uma fase lútea média de 14 dias, seus dias férteis serão de 13 a 18 dias antes do período esperado. Para um ciclo de 28 dias, isso seria de 10 a 16 dias. O uso de uma calculadora de ovulação pode ajudá-lo a encontrar seus dias mais férteis com mais facilidade.
Como calcular o período fértil irregular:
O seu ciclo menstrual considerado regular dura entre 25 e 30 dias. Uma mulher que tem ciclos menstruais com durabilidades diferentes, mas que variam entre esses intervalos de tempo ainda são consideradas regulares. Para fazer um cálculo dos eu período fértil neste caso, basta ter noção da média da duração desses ciclos. Por exemplo, se a mulher oscila entre ciclos menstruais de 27, 28 e 29 dias, a média são 28 dias de duração.
Mulheres com ciclos muito demorados ou muito curtos devem ser avaliadas com critério, pois muitas vezes elas podem não estar ovulando ou ovular muito cedo ou muito tarde, quando o corpo não está totalmente preparado para isso. Nesses casos é importante buscar um profissional da área, ou seja um ginecologista.
Você pode engravidar quando não está na sua período fértil?
Sim, você pode engravidar a qualquer momento durante o seu ciclo, mesmo durante o período menstrual. Se você está tentando evitar a gravidez , isso é importante saber. Se o seu objetivo é conseguir a gravidez, você estará mais concentrado nos dias de maior fertilidade, mas é bom lembrar que qualquer intercurso pode resultar em gravidez, especialmente se seus ciclos forem irregulares.
Dicas para engravidar no seu período fértil:
O trabalho atual mostra que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre um intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Portanto, para aqueles que querem engravidar, a relação sexual é indicada sim, não, ou pelo menos, a cada 2 dias. Quando não é fácil prever o dia da ovulação, sugerimos aos casais que desejam engravidar três vezes por semana, começando logo após o término da menstruação. Desta forma, pelo menos 3 relações são garantidas dentro do período fértil, com boa qualidade de sêmen.
A posição em que o sexo é praticado e a presença ou não do orgasmo nas mulheres não influencia a probabilidade de concepção. Da mesma forma, ficar com as pernas para a altura ou qualquer outro tipo de posição no final do relacionamento sexual não tem influência alguma. Não há nada que indique que a probabilidade de fertilização diminui se a mulher retornar às suas atividades imediatamente após o término da relação sexual. Não é por falta de acrobacias ou por causa de sua posição sexual favorita que você vai parar de engravidar.
O uso de alguns lubrificantes vaginais, como KY e Astroglide, inibe a motilidade dos espermatozoides e pode reduzir as chances de fertilização. Para casais com dificuldade em engravidar, sugere-se evitá-los.