Periodontite – Oque é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Periodontite é uma grave infecção das gengivas que danifica o tecido mole e destrói o osso que suporta os dentes. A Periodontite pode fazer com que os dentes se soltem ou levem à perda de dente. A Periodontite é comum, mas geralmente evitável. Geralmente é o resultado de uma fraca higiene bucal.
Escovar pelo menos duas vezes por dia, fazer fio dental diariamente e fazer exames odontológicos regulares pode melhorar suas chances de tratamento bem sucedido para a Periodontite e também reduzir suas chances de desenvolver. Então, confira agora Periodontite – Oque é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas da Periodontite: Na maioria dos casos, a Periodontite começa com a placa – um filme pegajoso composto principalmente por bactérias. Se não for tratado, aqui está como a placa pode eventualmente avançar para a periodontite.
Placa Forma nos Seus Dentes: quando amidos e açúcares em alimentos interagem com bactérias normalmente encontradas em sua boca. Escovar seus dentes duas vezes ao dia e usar fio dental uma vez por dia remove a placa, mas a placa se re-forma rapidamente.
A placa Pode Endurecer sob a sua Gengiva em Tártaro: (cálculo) se ficar em seus dentes. Tártaro é mais difícil de remover e está cheio de bactérias. A placa mais longa e o tártaro permanecem nos dentes, mais danos podem fazer. Você não pode se livrar do tártaro escovando e usar fio dental – você precisa de uma limpeza dentária profissional para removê-lo.
A Placa Pode Causar Gengivite: a forma mais suave de doença periodontal. A gengivite é irritação e inflamação da parte da sua goma em torno da base dos dentes (gengiva). A gengivite pode ser revertida com tratamento profissional e cuidados bucais domésticos excelentes.
A Inflamação Contínua das Gengivas Pode Causar Periodontite: eventualmente provocando a formação de bolsas entre as gengivas e os dentes que se enchem de placa, tártaro e bactérias. Com o tempo, esses bolsos se tornam mais profundos, preenchendo com mais bactérias.
Se não forem tratados, essas infecções profundas causam perda de tecido e osso e, em última análise, você pode perder um ou mais dentes. Além disso, a inflamação crônica em curso pode colocar uma pressão sobre o seu sistema imunológico.
Os Principais Sintomas: Ilustração mostrando Periodontite. As gengivas saudáveis são firmes e rosa pálido e se encaixam perfeitamente em torno dos dentes. Os sinais e sintomas da periodontite podem incluir:
- Gomas inchadas ou inchadas:
- Vermelho brilhante, vermelho escuro ou purpura gengivas:
- gengivas que se sentem terno quando tocadas:
- gengivas que sangram facilmente:
- gengivas que se afastam dos dentes (recuam), fazendo com que seus dentes parecem mais do que o normal:
Novos espaços que se desenvolvem entre os dentes: - Pus entre seus dentes e gengivas:
- Mal hálito:
- dentes soltos:
- Mastigação dolorosa:
Uma mudança na forma como seus dentes se encaixam quando você morda. Existem vários tipos diferentes de Periodontite. Os tipos mais comuns incluem aqueles abaixo.
Tratamentos: Se a Periodontite não for avançada, o tratamento pode envolver procedimentos menos invasivos, incluindo:
Escalação. Escalar remove tártaro e bactérias das superfícies dentárias e abaixo das gengivas. Pode ser executado usando instrumentos, um laser ou um dispositivo ultra-sônico.
Aplanamento de Raízes. A plantação de raízes suaviza as superfícies radiculares, desencorajando o acúmulo de tártaro e bactérias, e remove subprodutos bacterianos que contribuem para a inflamação e retardam a cicatrização ou o encaixe da goma nas superfícies dos dentes.
Antibióticos. Os antibióticos tópicos ou orais podem ajudar a controlar a Periodontite. Os antibióticos tópicos podem incluir desaguatórios com antibióticos ou inserção de géis contendo antibióticos no espaço entre os dentes e as gengivas ou nos bolsos após a limpeza profunda. No entanto, antibióticos orais podem ser necessários para eliminar completamente as bactérias causadoras da Periodontite.