Anticoncepcional Perlutan para que serve, como tomar e efeitos colaterais do uso do medicamento. Além disso, o Perlutan é um anticoncepcional injetável à base de hormônios que não necessita do compromisso de ingestão diária, pois é feito a partir de uma única aplicação mensal.
É produzido a partir da combinação de algestona com enantato de estradiol. Seu uso é adulto e injetável intramuscular e além de prevenir a gravidez, o medicamento também pode ser utilizado para controlar irregularidades menstruais e como forma de tratar problemas hormonais relacionados à falta de estrógeno ou progesterona.
Assim como acontece com todo remédio, não se recomenda a automedicação. Até porque o anticoncepcional só pode ser comercializado mediante apresentação de receita médica.
Como Tomar Perlutan:
A dose recomendada de Perlutan (150 mg/ml de algestona acetofenida e 10 mg/ml de enantato de estradiol) é a administração de uma ampola entre o 7º e 10º dia (preferivelmente no 8º dia) após o início de cada menstruação.
Contar o primeiro dia de sangramento menstrual como o dia número 1.
Perlutan deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, preferencialmente na região glútea, ou alternativamente, no braço (região deltoide). Antes da administração deve ser feita antissepsia do local de aplicação.
A injeção deve ser administrada lentamente, sempre por um profissional qualificado e treinado. Após a administração, NÃO MASSAGEAR O LOCAL DE APLICAÇÃO e protegê-lo com uma compressa limpa, para evitar qualquer perda da solução.
Estas instruções devem ser estritamente seguidas para minimizar falhas na contracepção ou falta de eficácia. Recomenda-se que a aplicação seja feita utilizando-se agulha tipo 30×7 ou 30×8 com uma seringa calibrada para 1 mL, no mínimo.
O conteúdo inteiro da ampola deve ser cuidadosamente aspirado para dentro da seringa e injetado evitando-se perdas. NÃO ADMINISTRAR POR VIA INTRAVENOSA.
Para que Serve Perlutan:
O Perlutan é indicado para prevenir a gravidez, sendo um contraceptivo (anticoncepcional) injetável à base de hormônios para uso em dose única mensal. O Perlutan pode também ser indicado para o controle de irregularidades menstruais e como tratamento para problemas hormonais de falta de estrógeno ou progesterona.
Como Funciona o Perlutan:
O Perlutan é uma solução oleosa administrada por via intramuscular. É distribuída para o tecido adiposo e continua na circulação durante todo o ciclo menstrual.
Após a aplicação de uma dose de Perlutan pela primeira vez a concentração sérica máxima de estradiol é alcançada dentro de 6,3 dias. Entretanto, as concentrações séricas máximas de estradiol são obtidas mais cedo (4,2 dias) nas usuárias crônicas.
Quando o enantato de estradiol (10 mg) foi administrado por via IM isoladamente em mulheres no climatério, foi identificado um volume de distribuição de 5087 litros e meia-vida de eliminação de 5,57 dias. O enantato de estradiol é primariamente eliminado na urina como conjugados do ácido glicurônico e ácido sulfúrico.
Foram também encontrados na urina enantato de estradiol não convertido, 2-metoxi-estrona e estrona. A meia-vida da diidroxiprogesterona e dos seus metabólitos é de 24 dias.
É excretada principalmente pelas fezes. Foi demonstrado que a administração crônica deste produto não resulta em acúmulo.
Preço do Perlutan:
eu preço pode variar de R$ 4,50 os Genéricos a R$ 20,00 os originais.
Efeitos Colaterais do Perlutan:
- hipernatremia (concentração de sódio aumentada no sangue)
- alteração do peso
- depressão
- nervosismo
- acidente vascular cerebral (derrame) anticoncepcional Perlutan
- tontura e cefaleia (dor de cabeça)
- neurite óptica (inflamação do nervo óptico)
- comprometimento da visão
- comprometimento da audição
- trombose arterial
- embolia
- hipertensão
- tromboflebite (inflamação de uma veia)
- trombose venosa
- dor abdominal
- náusea (enjoo)
- vômitos
- acne
- prurido (coceira) e reação na pele,
- retenção hídrica
- amenorreia (falta de menstruação)
- desconforto mamário
- dismenorreia (cólica menstrual)
- hipomenorreia (baixo fluxo menstrual)
- transtornos da libido (alteração no desejo sexual)
- menstruação irregular
- metrorragia (sangramentos vaginais fora de época)
- ondas de calor e testes hepáticos fora da normalidade.
Contraindicações do Perlutan:
O Perlutan não deve ser utilizado em mulheres que apresentam as seguintes condições, como estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS):
- hipersensibilidade a qualquer componente da formulação do produto gravidez ou suspeita de gravidez;
- amamentação (menos de 6 semanas pós-parto)neoplasia maligna da mama (atual);
- cefaleias graves (recorrentes, incluindo enxaqueca) com sintomas neurológicos focais;
- hipertensão grave (PA > 180/110);
- doença vascular;
- histórico atual ou pregresso de distúrbio tromboembólico (trombose venosa profunda – TVP, embolia pulmonar – EP), ou acidente vascular cerebral, TVP/EP estabelecida em tratamento anticoagulante história atual ou pregressa de cardiopatia isquêmica (doença aterosclerótica do coração) ou valvar complicada;
- diabetes com nefropatia, retinopatia, neuropatia ou outra doença vascular, ou diabetes com duração superior a 20 anos;
- lúpus eritematoso sistêmico com anticorpos anti-fosfolípides positivos;
- hepatite ativa;
- Cirrose grave (descompensada);
- Tumores hepáticos (maligno: hepatoma);
- Cirurgia de grande porte com imobilização prolongada.
Advertência:
Este medicamento é contraindicado durante a gravidez. Perlutan está classificado na categoria C de risco na gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.