Pílula do dia seguinte atrasa menstruação? Há risco de gravidez? Saiba o que é a Pílula do dia Seguinte, como ela funciona, quais os efeitos colaterais e se ela pode ou não atrasar a menstruação.
A Pílula do dia Seguinte tem se tornado cada vez mais popular e, embora muitas mulheres façam uso indiscriminadamente há muito tempo, sua eficácia e efeitos colaterais ainda geram muitas dúvidas, principalmente em relação ao tempo que acaba atrasando a menstruação.
A Pílula do dia Seguinte não deve ser vista em hipótese alguma como um método contraceptivo de uso frequente e sim como um método contraceptivo de emergência, utilizado apenas com orientação médica.
Como age a pílula do dia seguinte?
A pílula do dia seguinte não é abortiva pois atua diretamente no endométrio, que é a camada que reveste o útero, antes mesmo da fecundação do óvulo.
Composta por altas dosagens do hormônio levonorgestrel, um derivado da progesterona, ela torna o muco cervical – líquido espesso presente no colo do útero que o espermatozoide atravessa para encontrar o óvulo -, hostil, dificultando a penetração e a implantação do óvulo. Além disso, esse contraceptivo pode alterar ou atrasar a ovulação, caso ela ainda não tenha ocorrido.
Veja Também: Os 20 Principais Sintomas de Gravidez
Vale lembrar que o hormônio não tem efeito algum após a fecundação, já que não é capaz de interromper uma gravidez já existente.
Quando tomar?
O uso do contraceptivo de emergência é indicado após relação sexual desprotegida, como em casos de preservativo rompido, falha no coito interrompido ou quando a mulher não tomou seu anticoncepcional tradicional por mais de três dias.
O ideal é tomá-lo o mais rápido o possível, tendo como prazo limite 72 horas após o sexo sem proteção.
No entanto, quanto antes a pílula for tomada, maior a eficácia: se usada em até 24 horas depois do episódio, a chance de evitar gravidez é de 90 a 95%.
Pílula do dia seguinte como funciona?
A Pílula do dia Seguinte age de forma diferente em cada organismo, mas é basicamente uma bomba com doses altíssimas de progesterona, hormônio responsável por impedir a ovulação.
A Pílula do dia Seguinte é tão forte que cada dose equivale a 10 vezes mais os anticoncepcionais de uso diário e, sendo assim, é praticamente impossível essa bomba não causar efeito colateral, tanto no organismo quanto na menstruação, principalmente quando usada com frequência.
Existem tipos diferentes de Pílula do dia Seguinte, em dois comprimidos ou dose única, seja qual for o tipo escolhido, ela deve ser tomada no máximo em até 72 horas após a relação.
Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
A Pílula do dia Seguinte, compromete todo ciclo menstrual e atrasa a menstruação.
Por isso no mês em que você tomou a pílula, sua menstruação pode ser mais curta ou mais longa devido às altas taxas de hormônios contidos, e até normalizar o ciclo, ficará impossível calcular seu período fértil, assim como o dia da próxima menstruação.
Alguns dias após a ingestão da Pílula do dia Seguinte, pode ocorrer sangramento (um dos principais efeitos colaterais) ou atraso da menstruação por até 3 semanas.
Sendo assim, o correto é fazer um exame de sangue para confirmar se a pílula teve o resultado desejado ou não.
Se usada com frequência, a Pílula do dia Seguinte poderá desregular totalmente a menstruação, causando desarranjos em vários ciclos e facilitando assim uma gravidez.
Há Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?
Os efeitos colaterais podem ser diversos e variam de um organismo para o outro.
Entre os efeitos colaterais mais comuns, além do sangramento, estão atraso ou adiantamento da menstruação por até 3 semanas, dores de cabeça, enjoos, vômitos, hipersensibilidade nas mamas e diarreia.
Vale frisar que os efeitos colaterais da Pílula do dia Seguinte pode não afetar todas as mulheres e diferenciar-se entre elas.
É importante frisar que a Pílula do dia Seguinte em hipótese alguma deve substituir os métodos contraceptivos regulares e se você faz uso dela mais de uma vez por mês, deixou de ser emergência e passou a ser rotina.
A gravidez com certeza deve ser planejada, mas muitas mulheres estão substituindo o uso do preservativo pela Pílula do dia Seguinte, correndo o risco de contraírem doenças graves.
Não se preocupe com o quanto de tempo a pílula pode atrasar a sua menstruação, mas sim em se proteger para não ter que usá-la.