Pílula do Dia Seguinte – Duvidas Mais Comuns e Efeitos Colaterais são uma “luz no fim do túnel” para quem fez uma relação sexual desprotegida. Além disso, ainda que todas as mulheres do planeta usassem corretamente qualquer um dos métodos anticoncepcionais existentes, cerca de 6 milhões de gestações inesperadas ocorreriam. Essa estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) dá uma dimensão da possibilidade de falha nas estratégias disponíveis para evitar uma gravidez.
Sem falar na quantidade de gente que não pensa em ter filhos e, mesmo assim, não se protege direito contra uma gravidez indesejada. Cenários como esses ajudam a explicar por que a chamada Pílula do Dia Seguinte (também conhecida pela sigla PDS) passou a ser tão procurada nas farmácias – sua venda é feita sem prescrição.
Como Funciona a Pílula do Dia Seguinte? A Pílula do Dia Seguinte contém uma dose super alta de hormônio que tem por objetivo impedir a ovulação e/ou impedir a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Caso a mulher já tenha ovulado, a pílula não deixa formar o endométrio gravídico, isto é, a camada necessária para implantação do óvulo fecundado no útero. Ocorre a descamação, que é menstruação.
Se o óvulo fecundado já estiver implantado, a gravidez prossegue. Não é, portanto, uma pílula abortiva. Importante saber que doses hormonais muito altas podem fazer mal à saúde das mulheres; por isso, a Pílula do Dia Seguinte deve ser utilizada só em casos de real emergência. Jamais se deve utilizá-la como método contraceptivo habitual.
Como Tomar a Pílula do Dia Seguinte?Aprender como tomar a Pílula do Dia Seguinte se torna imprescindível para que diminuam os riscos de uma possível gravidez e dos efeitos colaterais. Se a mulher manteve alguma relação sexual sem o uso de proteção devida ela pode recorrer aos comprimidos desde que esteja dentro do prazo considerado ideal.
- Compre a Pílula do Dia Seguinte na farmácia ou adquira gratuitamente nos postos de saúde.
- Observe se a caixa do seu medicamento possui uma ou duas pílulas. Caso tenha 2 comprimidos tome o primeiro comprimido em até 72 horas após a relação sexual desprotegida
- O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.
- Caso a Pílula do Dia Seguinte seja de unidade única utilize-a em no máximo 24 horas após a relação sexual desprotegida.
- Após tomar a Pílula do Dia Seguinte mantenha a calma e espere as eficácias, o nervosismo pode salientar a chance de efeitos colaterais.
Há Possibilidade de Engravidar Mesmo Tomando a Pílula do Dia Seguinte? Apesar de ser indicada para evitar a gravidez indesejada, a Pílula do Dia Seguinte não é 100% eficaz se for tomada após 72 horas da relação sexual. Mas quando ela é tomada no mesmo dia, é pouco provável que a mulher engravide. O mais sensato é esperar alguns dias até a vinda da menstruação, e em caso de atraso pode-se fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia.
Depois do sexo Desprotegido, Quanto Tempo a Pílula do Dia Seguinte Ainda Faz Efeito? O ideal é que a mulher tome a Pílula do Dia Seguinte o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.
Quantas Vezes se Pode Usar a Pílula do Dia Seguinte? A Pílula do Dia Seguinte só deve ser usada esporadicamente porque senão tem seu efeito diminuído. Assim, se a mulher tomar a Pílula do Dia Seguinte mais de uma vez por mês, ela pode perder seu efeito e o mesmo acontece se a mulher tomar este medicamento mais de 3 vezes por ano. Por isso, este medicamento só é indicado para situações de emergência e não como método contraceptivo frequente.
Há Problemas em Tomar a Pílula do Dia Seguinte e um Anticoncepcional Comum? Bom, já sabemos que a Pílula do Dia Seguinte equivale à meia cartela daquela que se toma todo dia. Então, imagina só o caos que se instala no organismo de quem toma o anticoncepcional desregradamente e ainda, vez ou outra, utiliza uma “bomba de hormônios” junto. “Isso é uma confusão que precisa ser evitada. É uma questão de cautela com seu próprio corpo. A mulher não precisa dessa bagunça hormonal”, aponta Albertina. O ideal mesmo é encontrar estratégias para não precisar da Pílula do Dia Seguinte.
A Pílula do Dia Seguinte Precisa de Receita Médica? Não. As Pílula do Dia Seguinte Podem ser adquirida nas farmácias sem apresentar alguma receita. E isso se dá pelo fato de, a melhor hora de se fazer o uso da Pílula do Dia Seguinte é logo apos o ato sexual.
Efeitos Colaterais do uso da Pílula do Dia Seguinte? Os efeitos colaterais da Pílula do Dia Seguinte podem se assemelhar bastante com os primeiros sintomas da gravidez e isso só contribui para aumentar a preocupação das mulheres. Tente fazer de tudo para permanecer tranquila e diminuir a tranquilidade sem utilização de medicações, pois o nervosismo contribui para acentuar os sintomas e fazer com que a sensação de uma gravidez fique sempre muito aparente, quando na verdade não é verdadeira.