A pimenta serrano é uma variedade de pimenta originária do México e amplamente utilizada na culinária mexicana. Ela é conhecida por ser moderadamente picante, geralmente classificada entre 8.000 e 23.000 na escala de Scoville, que mede o nível de ardência.
A pimenta serrano possui uma coloração verde escura quando ainda está imatura e vai amadurecendo para tons de vermelho, marrom ou laranja. É muito utilizada para fazer molhos, temperos e pratos apimentados. Além disso, a pimenta serrano também é rica em vitamina C e antioxidantes, contribuindo para a saúde do sistema imunológico e prevenção de doenças.
Como a maioria dos pimentões, a pimenta serrano é um fruto de uma espécie de planta denominada Capsicum annuum e intimamente relacionado com Capisicum frutescens, de onde vem as pimentas para o molho tabasco, e C. chinense, que é onde o habanero superaquecido. Tal como o tabaco, o tomate, a berinjela e batata, as pimentas fazem parte da família das hortaliças.
Valor Nutricional da Pimenta Serrano
Uma xícara (105 gramas) de Pimenta Serrano picada e crua contém aproximadamente:
- fibra;
- carboidratos
- proteína
- manganês
- niacina
- vitamina C
- potássio
- vitamina B6
- vitamina A
- vitamina K
- cobre
- magnésio
- riboflavina
- folato
- ferro
- tiamina
- vitamina E
- fósforo
Benefícios da pimenta serrano
1. Impulsiona o sistema imunológico
A Pimenta Serrano está entre os tipos de pimentas que auxiliam no impulsionamento do sistema imunológico, devido aos altos níveis de antioxidantes. Em particular, o caroteno é benéfico contra todos os tipos de doenças, incluindo doenças crônicas como doenças cardíacas e câncer.
2. Rica em antioxidantes
A pimenta serrano é uma excelente fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no organismo e prevenir doenças.
3. Ajuda a regular o açúcar no sangue
A capsaicina na pimenta serrano tem propriedades antidiabéticas. Além disso, comer capsaicina, presente na pimenta serrano, reduz drasticamente os níveis de glicose no sangue em jejum e de insulina.
4. Boa fonte de potássio
O pimentão serrano contém grande quantidade de potássio. A pesquisa prova que o potássio ajuda a regular a pressão arterial e o equilíbrio de fluidos minerais no corpo e também ajuda a reduzir pedras nos rins e a perda óssea relacionada à idade.
5. Melhora a digestão
O consumo de pimenta serrano pode ajudar a melhorar a digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas no organismo.
6. Fortalece o sistema imunológico
Por ser rica em vitamina C, a pimenta serrano ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
7. Aumenta o metabolismo
A pimenta serrano contém capsaicina, que pode aumentar o metabolismo e ajudar na queima de calorias.
8. Reduz a pressão arterial
Estudos mostraram que a capsaicina presente na pimenta serrano pode ajudar a reduzir a pressão arterial, contribuindo para a saúde cardiovascular.
9. Melhora a Saúde do Coração:
Pacientes cardíacos podem comer pimenta serrano para complementar sua ingestão diária de alimentos. a pimenta Serrano inibe a contração das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração. a capsaicina, que estimula o calor, presente na pimenta serrano, também pode reduzir os níveis de colesterol, evitando que o colesterol se acumule no corpo.
10. Alivia a dor
A capsaicina também tem propriedades analgésicas, podendo ajudar a aliviar dores musculares e articulares.
11. Melhora a circulação sanguínea
Consumir pimenta serrano pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo problemas como varizes e trombose.
12. Combate inflamações
A capsaicina presente na pimenta serrano tem propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para a redução de inflamações no organismo.
13. Diminui a temperatura do corpo
A capsaicina é um composto ativo que realmente ajuda nosso corpo a se adaptar a climas quentes, reduzindo a temperatura do corpo. Você já viu alguém suar profusamente no rosto depois de comer uma pimenta? Isso realmente tem um nome. É chamado de sudorese facial gustativa.
O composto de capsaicina na pimenta está fazendo seu trabalho induzindo um método de resfriamento natural. Isso é feito enviando mensagens para o cérebro de que um calor intenso está acontecendo e o corpo precisa de proteção.
14. Regula o colesterol
Estudos sugerem que a pimenta serrano pode ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares.
15. Protege contra doenças crônicas
O consumo regular de pimenta serrano pode ajudar a proteger contra doenças crônicas, como diabetes e câncer.
Efeitos colaterais da pimenta serrano
Como visto anteriormente, a Pimenta Serrano possui capsaicina e, embora tenha muitos benefícios, também é de onde vem o calor da pimenta. Esse calor pode provocar problemas para alguns, então antes de ir para o concurso de comer pimenta, tenha cuidado. Pois, pode causar problemas nas membranas mucosas e queimar as papilas gustativas.
É sugerível comer uma banana para diminuir essa sensação de queimação. Lave as mãos com vinagre depois de tocar as pimentas, caso sinta uma queimadura. Use luvas de cozinha ao lidar com a capsaicina também. Evite o contato com os olhos ao manusear pimentas. Caso consuma em excesso, sabe-se que desencadeia um ataque de asma. Para quem tem propensão à asma ou que pode ter uma alergia, é melhor evitar as pimentas quentes.
Maneiras de usar pimenta serrano
Aqui estão algumas ideias para incluir pimenta serrano em sua dieta.
- Pimentas Serrano em conserva combinam bem com muitas refeições e saladas.
- Pimentas Serrano também são usadas em receitas como arroz de coentro e waffles picantes de café da manhã para adicionar calor e nutrição a alimentos ricos em carboidratos.
- Mais comumente, os pimentões serranos são ideais para fazer salsa e molho picante.
- Você pode substituí-lo no lugar dos jalapenos em qualquer receita se quiser deixar a comida mais apimentada.
Considerações finais sobre a pimenta serrano
A Pimenta Serrano possui adições maravilhosas para hambúrgueres, guacamole e saladas, só para citar algumas opções. Os benefícios para saúde são vastos, desde estimular o sistema imunológico, auxiliar em um coração saudável e até mesmo ajudar na redução da dor associada à artrite.
Considere tentando em algumas receitas e com moderação para inciar, mas tenha cuidado, pois o calor pode causar problemas para aquelas sensíveis a alimentos picantes ou que tenham alergias. Mas caso possa lidar com o calor, os benefícios para a saúde valem a pena.