A Pitaia ou pitaya, é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México. O termo Pitaia significa “fruta escamosa” e ela também é chamada de fruta-dragão em algumas línguas.
Existem três espécies de Pitaia, todas muito comercializadas, que lhes dão os nomes: a Pitaia branca (rosa por fora e branca por dentro), a Pitaia amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a Pitaia Vermelha (avermelhada por dentro e por fora). Como a planta da Pitaia só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de “flor da noite”.
Valor Nutricional da Pitaia Vermelha
Em cada Pitaia Vermelha Media ou a cada 100 gramas de Pitaia Vermelha há aproximadamente:
- 85,4 g de Água
- 0,4 g de Proteínas
- 0,1 g de Gorduras
- 13,2 g de Carboidratos
- 0,5 g de Fibras
- 4 mg de Vitamina C
- 10 mg de Cálcio
- 16 mg de Fósforo
As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são ricos em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável.
Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçã, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento. A Pitaia Vermelha é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecê-lo com diversos benefícios de saúde.
Benefícios da Pitaia Vermelha para a saúde
Para Saúde Cardiovascular:
A Pitaia Vermelha pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca, uma vez que diminui os níveis do (colesterol ruim) ao mesmo tempo melhorar os níveis do (bom colesterol).
Além disso, Um Estudo realizado em 2010 mostraram que o consumo da Pitaia Vermelha pode reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e desenvolver pressão alta. Esta fruta exótica é também uma boa fonte de gorduras mono saturada que ajudam a manter o coração em boas condições.
Para Saúde:
A Pitaia Vermelha é uma excelente fonte em diversos nutrientes, tais como: Fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes.
Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante.
Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces. Fósforo, cálcio, potássio e ferro vêm de brinde ao consumir Pitaia Vermelha.
Eles ajudam na saúde dos ossos e dentes, no fortalecimento dos músculos e das hemoglobinas – células vermelhas presentes no sangue. O potássio, em especial, é bom para as pessoas hipertensas, pois ajuda a diminuir a pressão.
Na Perda de Peso:
A Pitaia Vermelha possui uma ação termogênica, baixo valor calórico e alta quantidade de fibras, ajudando no processo de digestão e na prevenção de prisão de ventre.
Além disso, ela é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon. Todo esse processo faz com que o organismo utilize os estoques de glicose e gordura como fonte de energia. Sabe aquela vontade louca de comer doces? Então, a tiramina é capaz de amenizá-la.
Para a Digestão:
A Pitaia Vermelha além de fortalece o sistema imunológico, ela possui um alto teor de fibra, o que significa que elas ajudam o corpo com os movimentos intestinais, facilitando a passagem suave através do trato digestivo, estimulando o movimento peristáltico, e induzindo a liberação de sucos digestivos.
Ao regular a função intestinal com fibra dietética, você reduz suas chances de doenças como constipação, síndrome do intestino irritável e doenças ainda mais graves, como o câncer colorretal.
Para o Sistema Imunológico:
Um dos aspectos mais benéficos da Pitaia Vermelha é a sua capacidade de dar-lhe um impulso no sistema de defesa do seu organismo. Devido aos seus altos níveis de Vitamina C, são um dos ativos mais importante para o sistema imunológico de seu corpo, e que estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo.
Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular, que foram diretamente ligados às condições potencialmente fatais como o câncer e doenças cardíacas.
Para a Prevenção da Diabetes:
A Pitaia Vermelha possui uma grande quantidade de fibras, elas podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também ajuda a inibir os picos de açúcar que ocorrem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico.
No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que a Pitaia Vermelha tem um efeito importante sobre o estresse oxidativo da rigidez aórtica em ratos diabéticos. Isto mostrou que o consumo regular desta exótica fruta pode ser benéfico na prevenção de problemas associados com a Diabetes.
Para Regular os Níveis de Açúcar no Sangue:
O Alto teor de fibra no presente na Pitaia Vermelha desempenha um papel fundamental, na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Na verdade, a Pitaia Vermelha evita picos de açúcar em pessoas diabéticas que ocorrem depois de comer algum alimento com um alto índice glicêmico.
Então comer Pitaia Vermelha ajuda a prevenir complicações de saúde comumente associadas com a diabetes. Isso reduz o risco de problemas cardiovasculares em pessoas que sofrem de diabetes Tipo 2.
Para os Ossos e Dentes:
A Pitaia Vermelha é rica em cálcio e fósforo que ajudam a fortalecer os ossos e dentes. O cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do músculo e a transmissão nervosa. Ele ainda ajuda na formação e reparação dos tecidos, o que ajuda a prevenir a osteoporose.
Além disso, este fruto tem uma propriedade anti-inflamatória que ajuda a reduzir a dor e a inflamação das articulações devido a artrite e outros problemas de saúde. Comer 1 a 2 Pitaias Vermelhas em uma base regular para ossos e dentes fortes.
Para Prevenir o Câncer:
A Pitaia Vermelha é rica em antioxidantes benéficos que ajudam a prevenir os radicais livres causadores de câncer. Também tem caroteno com qualidades anticancerígenas que impedem o desenvolvimento de tumores. Além disso, o licopeno, que dá a este fruto a sua cor vermelha característica ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata.
Um estudo de 2011 descobriram que uma dieta de baixa gordura, alta ingestão de frutas, verduras e alimentos ricos em licopeno, e atividade física adequada pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. Quando consumido em uma base regular, a Pitaia Vermelha pode até mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de câncer. Pode ajudar a reduzir sintomas como fadiga, náuseas, vômitos, dor e perda de apetite.
Para Baixar a Pressão Alta:
Este superalimento tropical que é a Pitaia Vermelha, também é bom para diminuir a pressão arterial elevada, pois é rico em vitamina C e outros antioxidantes.
Além disso, ele contém potássio, que ajuda a equilibrar o nível de sódio no corpo, regulando assim a pressão sanguínea. Além disso, as pequenas sementes pretas crocantes na Pitaia Vermelha contêm ômega 3 ácidos graxos que foram encontrados para ajudar a reduzir a pressão arterial elevada em pessoas que sofrem de hipertensão.