Pitaya emagrece ou engorda esta é uma duvida muito frequente pois isso ocorre porque as frutas ricas em fibras, que não só ajudam na saciedade, mas também ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que previne ânsias e pode prevenir o excesso de produção de insulina, o que estimula o ganho de peso.
Também chamada de vermelha (avermelhada por dentro e por fora). Como a planta da pitaya só floresce pela noite (com grandes flores brancas), suas flores são algumas das várias plantas chamadas de “flor da noite”.
Benefícios da pitaya para saúde:
1. Ossos e dentes:
Pitaya é rica em cálcio e Fósforo que ajudam a fortalecer os ossos e dentes. Além disso o cálcio também é necessário para o funcionamento adequado do músculo e a transmissão nervosa. Ele ainda ajuda na formação e reparação dos tecidos, o que ajuda a prevenir a osteoporose.
Além disso, este fruto tem uma propriedade anti-inflamatória que ajuda a reduzir a dor e a inflamação das articulações devido a artrite e outros problemas de saúde.
2. Sistema imunológico:
Um dos aspectos mais benéficos é a sua capacidade de dar-lhe um impulso no sistema de defesa do seu organismo. Devido aos seus altos níveis de Vitamina C, são um dos ativos mais importante para o sistema imunológico de seu corpo, e que estimulam a atividade de outros antioxidantes no corpo.
Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular, que foram diretamente ligados às condições potencialmente fatais como o câncer e doenças cardíacas.
3. Rica em gorduras e proteínas:
A pitaya consiste de uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas saudáveis, porque ela contém muitas sementes em sua parte comestível. As sementes e a polpa são uma excelente fonte de gorduras e proteínas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Rica em vitaminas:
A Pitaya é uma excelente fonte em diversos nutrientes, tais como: Fósforo e oligossárideos que auxiliam o processo digestivo e previne o câncer de cólon e diabetes.
Ajuda, também, a neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados), reduz os níveis de colesterol e a hipertensão. As sementes têm efeito laxante. Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.
5. Ajuda no combate ao diabetes:
Mais um dos benefícios da pitaya que vem do alto teor de fibras é o seu poder de regular o diabetes. Estas fibras podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo consideravelmente os picos de glicose.
No entanto, a dieta de diabéticos deve ser acompanhada de perto, então antes de qualquer modificação na alimentação, o médico deve ser consultado para confirmar se este alimento será benéfico para o seu organismo.
6. Acelerar o metabolismo:
Nosso organismo precisa de proteínas para funcionar de forma adequada e estas substâncias são tão importantes que influenciam desde os nossos dentes até os órgãos vitais.
A fonte de proteína que mais consumimos é de origem animal, mas as proteínas vegetais são tão ou mais importantes para mantermos uma boa saúde.
Veja também no Vídeo abaixo outros Benefícios da Pitaya Para Saúde:
Pitaya emagrece ou engorda?
A pitaya emagrece pois a sua propriedade termogênica significa que vai levar mais tempo para ser digerida, e nesse processo, o gasto energético também será maior, necessitando de mais calorias para implementá-lo.
Outra propriedade é a presença de antocianina. Trata-se de um antioxidante que faz o metabolismo trabalhar mais, e também mantém nossas células adiposas mais “murchinhas”. Essa característica associada não traz somente benefícios estéticos.
Para completar os efeitos de como a pitaya emagrece, entra em cena um aminoácido a tiramina. Ela age a partir do momento em que aciona um hormônio chamado glucagon, capaz de transformar a gordura em energia.
Contraindicações da pitaya:
A pitaya não tem contraindicações particulares. Este fruto é realmente muito benéfico para o corpo. Um efeito colateral pequeno, mas que realmente não repercute na saúde, é a cor estranha da urina após o consumo, que pode apresentar tons de rosa.
Obs: É importante não exceder o consumo e prestar atenção a possíveis alergias pessoais.