Início » Nutrição » Frutas » Pitomba: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

Pitomba: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

A Pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose entre outros.

Pitomba-1

A Pitomba, Eugenia Iuschnathiana, pertence à família Myrtaceae e é encontrada desde a região Amazônica até a Mata Atlântica.

É também conhecida como olho-de-boi e caruiri é muito cultivada nos estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco.

O fruto da pitombeira tem seu nome originado do tupi e quer dizer “sopapo”. A pitombeira frutifica nos meses de janeiro a abril, e pertence à mesma família das jabuticabas.

 

Pitomba: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas
Pitomba: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

Pitomba são fontes de vitaminas e minerais que auxilia no combate e prevenção de varias doenças:

As Propriedades da Pitomba

Rica em vitaminas C, A, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular. Rica em ferro, a Pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina.

Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

  • Carboidratos 8,8 g;
  • Proteína 0,4 g;
  • Cálcio 15 mg;
  • Fósforo 9 mg;
  • Ferro 0,8 mg;
  • Vitamina B1 0,04 mg;
  • Vitamina B2 0,04 mg;
  • Niacinina 0,5 mg;
  • Vitamina C 33 mg.

Benefícios da Pitomba para saúde

Benefícios da Pitomba para saúde
Benefícios da Pitomba para saúde

Para Pele:

A Pitomba Possuir uma grande concentração de Vitamina C, a Pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres.

Para Fortalece o Sistema Imunológico:

A Pitomba e rica em Vitamina C, que não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.

 

Benefícios da Pitomba para saúde
Benefícios da Pitomba para saúde

 

Para Tratar Problemas Intestinais:

Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais.

Para Fortalecer os Ossos:

A Pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

Para Controlar o Diabetes:

Pitomba também é famoso por controla os níveis de açúcar no sangue e os mantêm estáveis, prevenindo picos de insulina que fazem com que o corpo queira acumular carboidratos em forma de gordura, controlando também o diabetes tipo 2.

Para os Cabelos:

A Pitomba traz benefícios também quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.

Para Melhorar a Circulação Sanguínea:

Pitomba é um poderoso anticoagulante natural, que é capaz de contribuir grandiosamente para a melhora da circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças circulatórias.

Para Eliminar as Rugas:

A Pitomba funciona como um remédio natural contra as rugas. Esse poder medicinal da Pitomba se deve a elevada concentração de Vitamina C, presente na frutinha.

Essa substância é altamente antioxidante e, ajuda no combate aos radicais livres, os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Outros Benefícios da Pitomba: A Pitomba possuir muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, ele possuir muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:

 

Como Consumir Pitomba

A Pitomba e encontrada em licores, mas, pode, igualmente, ser consumido na sua forma natural. A sua adaptação culinária não é muito fácil, daí ser raro aparecer em biscoitos, doces ou bolos.

Se a quiser comer crua, tem de primeiro partir a casca, usando os dentes, e depois, ingerir a parte interior até restar apenas o caroço.

Receita do Suco de Pitomba

INGREDIENTES:

  • 6 a 8 pitombas bem lavadas e descascadas batidas no liquidificador;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • 100 ml de água ou mais dependendo da densidade desejada.

MODO DE PREPARO: 

  • Bater os ingredientes no liquidificador e adoçar a gosto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.