Pneumonia – O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além do mais, a Pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões. Os sacos de ar podem preencher com fluido ou pus (material purulento), causando tosse com fleuma ou pus, febre, calafrios e dificuldade em respirar.
Uma variedade de organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, podem causar Pneumonia. A Pneumonia pode variar em seriedade de leve a fatal. É muito grave para bebês e crianças pequenas, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde ou sistemas imunológicos enfraquecidos.
Causas de Pneumonia: Muitos germes podem causar Pneumonia. Os mais comuns são bactérias e vírus no ar que respiramos. Seu corpo geralmente evita que esses germes infectem seus pulmões. Mas às vezes esses germes podem dominar seu sistema imunológico, mesmo que sua saúde seja geralmente boa. A Pneumonia é classificada de acordo com os tipos de germes que a causam e onde você obteve a infecção.
Sintomas de Pneumonia: Os sinais e sintomas da Pneumonia variam de leve a grave, dependendo de fatores como o tipo de germe causador da infecção e sua idade e saúde geral. Os sinais e sintomas leves geralmente são semelhantes aos de um resfriado ou gripe, mas eles duram mais. Sinais e sintomas de Pneumonia podem incluir:
- Dor no peito quando você respira ou tosse
- Confusão ou mudanças na consciência mental (em adultos de 65 anos ou mais)
- Tosse, que pode produzir fleuma
- Fadiga
- Febre, transpiração e calafrios
- Temperatura corporal inferior à normal (em adultos com idade superior a 65 anos e pessoas com sistemas imunológicos fracos)
- Náuseas, vômitos ou diarreia
- Falta de ar
Os recém-nascidos e os bebês podem não mostrar qualquer sinal da infecção. Ou eles podem vomitar, ter febre e tosse, parecerem inquietos ou cansados e sem energia, ou têm dificuldade em respirar e comer.
Fatores de Risco de Pneumonia: A Pneumonia pode afetar qualquer pessoa. Mas os dois grupos etários com maior risco são:
- Crianças com 2 anos de idade ou menos
- Pessoas com 65 anos ou mais
Outros fatores de risco incluem:
- Estar Hospitalizado. Você está em maior risco de Pneumonia se estiver em uma unidade de terapia intensiva hospitalar, especialmente se você estiver em uma máquina que o ajude a respirar (um ventilador).
- Doença Crônica. Você é mais provável de ter Pneumonia se tiver asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC ) ou doença cardíaca.
- Fumar. O tabagismo prejudica as defesas naturais do seu corpo contra as bactérias e os vírus que causam Pneumonia.
- Sistema imunológico fraco ou reprimido. As pessoas que têm HIV / AIDS , que tiveram um transplante de órgãos, ou que recebem quimioterapia ou esteróides de longo prazo estão em risco.
Quando Consultar um Médico: Consulte o seu médico se tiver dificuldade em respirar, dor no peito, febre persistente de 102 F (39 C) ou superior, ou tosse persistente, especialmente se estiver a tossir o pus. É especialmente importante que as pessoas desses grupos de alto risco vejam um médico:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Adultos com idade superior a 65 anos
- Crianças menores de 2 anos com sinais e sintomas
- Pessoas com uma condição de saúde subjacente ou sistema imunológico enfraquecido
- Pessoas que recebem quimioterapia ou que tomam medicação que suprime o sistema imunológico
Para alguns adultos mais velhos e pessoas com insuficiência cardíaca ou problemas pulmonares crônicos, a Pneumonia pode rapidamente se tornar uma condição potencialmente fatal.
Complicações de Pneumonia: Mesmo com o tratamento, algumas pessoas com Pneumonia, especialmente aquelas em grupos de alto risco, podem sofrer complicações, incluindo:
- Bactérias na corrente sanguínea (bacteremia). As bactérias que entram na corrente sanguínea de seus pulmões podem espalhar a infecção para outros órgãos, potencialmente causando insuficiência orgânica.
- Dificuldade ao respirar. Se sua Pneumonia é grave ou você tem doenças pulmonares subjacentes crônicas, você pode ter problemas para respirar com oxigênio suficiente. Você deve estar hospitalizado e usar uma máquina de respiração (ventilador) enquanto o pulmão cura.
- Acumulação de líquidos ao redor dos pulmões (derrame pleural). A Pneumonia pode fazer com que o líquido se acumule no espaço fino entre camadas de tecido que alinham os pulmões e a cavidade torácica (pleura). Se o fluido se infectar, você precisará drená-lo através de um tubo de tórax ou removido com cirurgia.
- Abscesso pulmonar. Um abscesso ocorre se o pus se forma em uma cavidade no pulmão. Um abscesso geralmente é tratado com antibióticos. Às vezes, a cirurgia ou drenagem com uma agulha longa ou tubo colocado no abscesso é necessária para remover o pus.
Tratamentos de Pneumonia: O tratamento para Pneumonia envolve curar a infecção e prevenir complicações. As pessoas que têm Pneumonia adquirida na comunidade geralmente podem ser tratadas em casa com medicação. Embora a maioria dos sintomas se alivie em alguns dias ou semanas, a sensação de cansaço pode persistir por um mês ou mais. Os tratamentos específicos dependem do tipo e gravidade da sua Pneumonia, sua idade e sua saúde geral. As opções incluem:
- Antibióticos. Estes medicamentos são utilizados para tratar a Pneumonia bacteriana. Pode levar tempo para identificar o tipo de bactéria que causa a sua Pneumonia e escolher o melhor antibiótico para tratá-la. Se seus sintomas não melhorarem, seu médico pode recomendar um antibiótico diferente.
- Remédio para tosse. Este medicamento pode ser usado para acalmar sua tosse para que você possa descansar. Porque a tosse ajuda a soltar e mover o fluido de seus pulmões, é uma boa idéia não eliminar sua tosse completamente. Além disso, você deve saber que muito poucos estudos analisaram se os medicamentos de tosse sem receita médica diminuíram a tosse causada por Pneumonia. Se você quiser testar um supressor da tosse, use a dose mais baixa que o ajude a descansar.
- Redutores de febre / analgésicos. Você pode tomar estes, conforme necessário, para febre e desconforto. Estes incluem medicamentos como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros) e acetaminofeno (Tylenol, outros).