Poliomielite – O que é, Causas e Tratamentos desta doença que afeta muitas crianças. Além disso, a Poliomielite é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso. As crianças menores de 5 anos são mais propensas a contrair o vírus do que qualquer outro grupo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em 200 infecções de Poliomielite resultará em paralisia permanente. No entanto, graças à iniciativa global de erradicação da Poliomielite em 1988, as seguintes regiões estão agora certificadas sem pólio: América, Europa, Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático.
A vacina contra a poliomielite foi desenvolvida em 1953 e disponibilizada em 1957. Desde então, os casos de Poliomielite caíram nos Estados Unidos. Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Causas da Poliomielite: A Poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
O período de incubação do vírus, ou seja, tempo que leva entre a infecção e surgimento dos primeiros sintomas, varia de cinco a 35 dias, mas a média é de uma a duas semanas. O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada.
Sintomas da Poliomielite: Embora a Poliomielite possa causar paralisia e até mesmo a morte, a maioria das pessoas infectadas com o poliovírus não fica doente e não manifesta sintomas, de modo que a doença passa muitas vezes despercebida.
Tratamentos da Poliomielite: Os médicos só podem tratar os sintomas enquanto a infecção corre. Mas uma vez que não há cura, a melhor maneira de tratar a Poliomielite é prevenir isso com vacinas.Os tratamentos de apoio mais comuns incluem:
- Descanso na cama
- Analgésicos
- Drogas antiespasmódicas para relaxar os músculos
- Antibióticos para infecções do trato urinário
- Ventiladores portáteis para ajudar com a respiração
- Fisioterapia ou aparelhos corretivos para ajudar com a caminhada
- Almofadas de aquecimento ou toalhas quentes para aliviar dores musculares e espasmos
- Fisioterapia para tratar a dor nos músculos afetados
- Fisioterapia para abordar problemas respiratórios e pulmonares
- Reabilitação pulmonar para aumentar a resistência pulmonar
- Em casos avançados de fraqueza nas pernas, você pode precisar de uma cadeira de rodas ou outro dispositivo de mobilidade.
Nota: A melhor maneira de prevenir a Poliomielite é obter a vacinação. As crianças devem receber tiros de Poliomielite de acordo com o esquema de vacinação apresentado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).