Porque você nunca deve lavar o frango cru antes de cozinhar? A carne de frango crua pode conter duas bactérias bem comuns: a salmonela e a campylobacter, que podem causar desde diarreia até o desenvolvimento de uma doença autoimune.
De acordo com estudos publicados, 47% das pessoas que lava frango cru antes de cozinhar acabam sendo afetadas de alguma forma por essas bactérias . É importante lembrar que a bactéria presente no frango cru, será eliminada ao cozinhar.
Porém, na pia, não. Ela pode ser facilmente transferida para louças limpas que estão próximas e outros alimentos a espera de processamento.
Porque você nunca deve lavar o frango cru antes de cozinhar?
A maioria das pessoas pensam que deve lavar o frango antes de cozinhá-lo para livrar-se das bactérias que possam estar presentes, no entanto, está é uma prática totalmente incorreta.
Quando você coloca o frango embaixo da torneira ou na água, essa água se contamina com as bactérias que habitam este tipo de carne. Estas bactérias , que são totalmente invisíveis ao olho humano, agora estão fora de controle, no balcão, sobre a mesa, em qualquer lugar em que essa água tenha espirrado e em todas as superfícies que tenham entrado em contato.
Uma das bactérias mais comuns do frango é a salmonela e é responsável por deixar principalmente crianças doentes. Este tipo de contaminação pode apresentar sintomas que incluem diarreia, febre, e dores abdominais. Esta doença se manifesta entre 12 e 72 horas depois da infecção ter ocorrido (ou seja, depois que a pessoa foi exposta à bactéria), e a doença dura entre 4 e 7 dias.
As bactérias que vivem no frango podem ser destruídas ao cozinhar o frango em uma temperatura de 75 graus Celsius. De acordo com estudos publicados, 47% das pessoas que lavam o frango cru antes de cozinhar acabam sendo afetadas com esta infecção.
Alimentos que sempre devem ser lavados:
1. Latas com alimentos antes de abri-las:
Você nunca deve abrir uma lata com alimentos antes de lavar essa lata, especialmente a tampa para evitar que qualquer bactéria que se encontre ali presente entre em contato com o alimento que você está prestes a comer. Também é importante enxaguar (no caso de legumes, por exemplo) o que está dentro da lata para eliminar os conservantes que foram colocados.
2. Frutas e vegetais com cascas comestíveis:
Sempre e sem exceção você deve lavar todas as frutas e vegetais com cascas comestíveis. Você deve fazer isso quando estiver prestes a comer o alimento e com água fria. Algumas pessoas também usam sabão para lavar, mas isso não é bom já que a superfície porosa da fruta ou vegetal irá absorver parte do sabão, e isso não é saudável.
Se você quiser reduzir ainda mais as bactérias que possam ter ficado, use um papel toalha para secar o alimento antes de consumi-lo. É importante que você saiba que por mais que estes alimentos digam que são orgânicos, não significa que você não deve lavá-los, e os sprays de água com os quais os mercados os mantém frescos por mais tempo, não significa que eles já estejam lavados.
3. Frutas e verduras com cascas não comestíveis:
As batatas, as bananas, as laranjas, etc., têm cascas não comestíveis (vale mencionar que a casca da batata pode ser comida), no entanto, é necessário lavar esses alimentos porque estão cobertos de terra e bactérias que podem ser transferidas para o interior da fruta ou vegetal enquanto você o manipula.
Muitas vezes, por hábito ou porque acreditamos que estamos fazendo o certo, cometemos erros ao manusear os alimentos, deixando o caminho livre para as bactérias contaminarem e nos deixar doentes. Agora que já sabe, fique atento e proteja você e seus familiares com esta dicas.