A pravastatina está em um grupo de medicamentos chamados inibidores da HMG CoA redutase, ou “estatinas”. Reduz os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, ou LDL) e triglicérides no sangue, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade ou HDL).
A pravastatina é utilizada para baixar o colesterol e os triglicéridos (tipos de gordura) no sangue. ela também é usada para reduzir o risco de derrame, ataque cardíaco e outras complicações cardíacas em pessoas com ou sem doença coronariana ou outros fatores de risco. A pravastatina é utilizada em adultos e crianças com pelo menos 8 anos de idade.
Como tomar a pravastatina:
Tome pravastatina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Pravastatina é geralmente tomada uma vez por dia, com ou sem alimentos. Tome o medicamento à mesma hora todos os dias. As doses são baseadas na idade e são mais baixas em crianças e adolescentes. As pessoas que tomam este medicamento durante a infância ou adolescência podem precisar de uma dose diferente quando adultos.
Você pode precisar parar de usar a pravastatina por um curto período de tempo se você tiver:
- Convulsões não controladas;
- Desequilíbrio eletrolítico (como níveis altos ou baixos de potássio no sangue);
- Pressão arterial severamente baixa;
- Uma infecção grave ou doença;
- Cirurgia ou uma emergência médica.
Ao usar este medicamento, você pode precisar de exames de sangue frequentes. A pravastatina é apenas parte de um programa de tratamento completo que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso. Siga as instruções do seu médico de perto. Armazene a temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz. Mantenha a garrafa bem fechada quando não estiver em uso.
Informações importantes sobre a pravastatina:
Não deve tomar pravastatina se estiver grávida ou a amamentar, ou se sofrer de Doença hepática. Pare de tomar este medicamento e informe imediatamente o seu médico se engravidar. Interações medicamentosas graves podem ocorrer quando certos medicamentos são usados em conjunto com a pravastatina. Diga a cada um dos seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.
Em casos raros, a pravastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura.
Evite comer alimentos que são ricos em gordura ou colesterol . Além disso, ele não será tão eficaz na redução do colesterol se você não seguir um plano de dieta para baixar o colesterol . Evite beber álcool. Pode aumentar os níveis de triglicerídeos e aumentar o risco de danos no fígado.
Precauções antes de tomar pravastatina:
Você não deve usar a pravastatina se você é alérgico a ela, ou se você tem:
- Doença hepática;
- Se estiver grávida ou a amamentar.
Para se certificar de que este medicamento é seguro para si, informe o seu médico se tiver:
- Doença renal;
- Testes de função hepática anormais;
- Distúrbio da tiróide;
- Se você beber mais de 2 bebidas alcoólicas por dia.
Pravastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Esta condição pode ter maior probabilidade de ocorrer em adultos mais velhos e em pessoas com doença renal ou hipotireoidismo mal controlado (tiróide hipoativa).
A pravastatina pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos. Não use se você estiver grávida. Pare de tomar este medicamento e informe imediatamente o seu médico se ficar grávida. Use controle de natalidade eficaz para evitar a gravidez enquanto estiver a tomar este medicamento.
Além disso, este medicamento pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não amamente enquanto estiver a utilizar este medicamento. Este medicamento não é aprovado para uso por pessoas com menos de 8 anos de idade.
Dosagem da pravastatina:
Dose adulta usual para hiperlipidemia:
- Dose inicial: 40 mg uma vez ao dia;
- Dose de manutenção: 40 a 80 mg uma vez ao dia.
Dose adulta usual para o infarto do miocárdio – profilaxia:
- Dose inicial: 40 mg uma vez ao dia;
- Dose de manutenção: 40 a 80 mg uma vez ao dia.
Dose adulta usual para procedimentos de revascularização – profilaxia:
- Dose inicial: 40 mg uma vez ao dia;
- Dose de manutenção: 40 a 80 mg uma vez ao dia.
Dose isquêmica habitual de uso adulto – profilaxia:
- Dose inicial: 40 mg uma vez ao dia;
- Dose de manutenção: 40 a 80 mg uma vez ao dia.
Dose pediátrica usual para hipercolesterolemia familiar heterozigótica:
- 8 a 13 anos: 20 mg por via oral uma vez ao dia
- 14 a 18 anos: 40 mg por via oral uma vez ao dia
O que acontece se eu perder uma dose de pravastatina?
Tome a dose de pravastatina esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar enquanto tomar pravastatina?
Se também tomar colestiramina ou colestipol, evite tomá-los no prazo de 1 hora após ou 4 horas antes de tomar a pravastatina. Evite comer alimentos que são ricos em gordura ou colesterol. Pravastatina não será tão eficaz na redução do colesterol se você não seguir um plano de dieta para baixar o colesterol.
Evite beber álcool. Pode aumentar os níveis de triglicerídeos e aumentar o risco de danos no fígado. Toranja e sumo de toranja podem interagir com a pravastatina e causar efeitos potencialmente perigosos.
Efeitos colaterais de pravastatina:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à pravastatina: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Em casos raros, a pravastatina pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Pare de usar e chame seu médico imediatamente se você tiver:
- Dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza;
- Febre, cansaço invulgar;
- Urina de cor escura;
- Dor no peito;
- Dor de estômago superior, perda de apetite; ou
- Icterícia (amarelecimento da pele ou olhos).
- Efeitos colaterais comuns da pravastatina podem incluir:
- Dor muscular ou articular;
- Náusea, vômito, diarreia;
- Dor de cabeça;
- Sintomas frios, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.
Pode tomar outros medicamentos junto ao pravastatina?
Utilizar outros medicamentos juntamente com a pravastatina pode aumentar o risco de problemas musculares graves. É muito importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa e aqueles que você inicia ou para de usar durante o tratamento, especialmente:
- Colchicina;
- Ciclosporina;
- Um antibiico tal como azitromicina, claritromicina ou eritromicina;
- Gemfibrozil, ácido fenofíbrico, fenofibrato;
- Medicamentos que contêm niacina (Advicor, Niaspan, Niacor, Simcor, Slo-Niacina e outros).
pravastatina para que serve
Outras informações:
Lembre-se de manter pravastatina e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.