A prednisolona é um composto esteroide que deve ser usado apenas sob indicação médica, que possui uma ampla ação contra diversos problemas. Além disso, este remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, suspensão oral ou gotas.
A Prednisolona é indicada para o tratamento de reumatismo, alterações hormonais, colagenoses, doenças na pele, sangue e olhos. Além disso, ele remédio pode ser usado em alergias graves na pele, inchaços generalizados, doenças e problemas respiratórios, gastrintestinais e neurológicos.
Ele também é utilizado no tratamento do câncer, nomeadamente leucemia, meningite tuberculosa e de infecções causadas pelo parasita Trichinella, em adultos e crianças. Além disso, já o colírio é indicado no tratamento de inflamações no olho, causadas por microrganismos sensíveis a corticoides, em adultos. Veja agora, Prednisolona – Para que Serve? Como Usar?
Como Usar a Prednisolona?
As dosagens variam de acordo com o tipo de doença ou forma do medicamento, devendo ser indicadas pelo médico, pois dependem do problema a tratar, idade e resposta individual da pessoa ao tratamento.
Posologia:
Prednisolona Comprimidos de 20 mg ou 5 mg:
- Adultos: A dose inicial recomendada varia de 5 a 60 mg, 1 comprimido de 5 mg a 3 comprimidos de 20 mg, por dia.
- Crianças: A dose inicial recomendada varia de 5 a 20 mg, 1 comprimido de 5 mg ou 1 comprimidos de 20 mg por dia.
Prednisolona Suspensão Oral de 3 mg/ml ou 1 mg/ml:
- Adultos: A dose inicial recomendada de varia de 5 a 60 mg, o equivalente a 5 ml de Prednisolona Suspensão Oral a 1 mg/ml ou 20 ml a 3 mg/ml, por dia.
- Bebês e Crianças: A dose inicial recomendada varia de 3 mg/ml a 1 mg/ml.
Prednisolona Colírio:
- Adultos: A dose recomendada é de 1 ou 2 gotas no olho afetado, administradas 2 a 4 vezes por dia. Além disso, nas primeiras 24 horas de tratamento, caso seja necessário, a dose pode ser aumentada para 2 gotas de 1 em 1 hora.
Prednisolona Gotas:
- Adultos: A dose inicial recomendada varia de 5 a 60 mg, cerca de 9 gotas a 109 gotas, por dia.
- Crianças: A dose pediátrica inicialmente recomendada varia de 0,14 a 2 mg por cada 1 kg de peso da criança, o equivalente a uma dose de 3 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 1 a 4 vezes por dia.
O tratamento só deve ser suspenso após indicação do médico e deve ser gradual.
Efeitos Colaterais da Prednisolona:
Os efeitos colaterais mais comuns são aumento do apetite, úlcera gástrica com possível perfuração e sangramento, inflamação do pâncreas, cansaço, insônia, catarata, aumento da pressão dentro do olho, glaucoma, olhos inchados, aumento da ocorrência de infecção do olhos por fungos e vírus. Além disso, pode surgir também diabetes e aumento dos valores de colesterol.
Contraindicações:
Este remédio não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e em pessoas com infecções fúngicas sistêmicas. Além disso, varicela ou sarampo e com alergia a algum dos componentes da fórmula.
O uso de Prednisolona Colírio é contraindicado em crianças e doentes com infecções nos olhos como herpes simplex, ceratite, vacínia, varicela, doenças do olho causadas por fungo ou tuberculose ocular.