Pressão Alta – Causas, Sintomas e Tratamentos que muitas pessoas precisam conhecer. Além disso, a pressão arterial alta ou Hipertensão refere-se à pressão de sangue nas artérias durante a sua circulação.
Na sequência de vários fatores, a pressão sanguínea pode variar, pode subir e, neste caso, falamos de hipertensão ou Pressão Alta. Quais são os sintomas destas flutuações na pressão arterial? Podemos prevenir ou remediar através de dieta? Veja tudo.
A Pressão Alta pode se desenvolver em qualquer momento da vida, sem distinção de sexo. Causa basicamente um aumento no bombeamento do sangue para o coração e uma contração dos vasos sanguíneos. É considerada uma doença do sistema cardiovascular e pode terminar em ataques cardíacos.
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias, durante a sua circulação. Estes também são importantes porque levam o sangue do coração para os vários órgãos e tecidos do corpo. Durante cada contração do coração, o sangue é impulsionado para as artérias que deve permanecer flexível, a fim de cumprir o seu papel corretamente.
Não há uma causa pontual ou certeira que se possa dizer levar à Pressão Alta. O que se sabe é que a alimentação irregular (alimentos não saudáveis como salgados, doces ricos em açúcar branco e etc.), assim como uma vida sem atividades físicas (sedentária) pode levar à Pressão Alta. Algumas causas comuns são atribuídas como agentes causadores da Pressão Alta ou hipertensão podem ser listadas da seguinte forma:
- Alto consumo de sal;
- Baixo consumo de frutas e legumes;
- Estar acima do peso ideal de acordo com IMC (obesidade);
- Pouca ou nenhuma atividade física;
- Alto consumo de álcool.
Sintomas: A Pressão Alta é muitas vezes referida como “assassino silencioso” porque geralmente não tem sintomas distintos. No entanto, alguns sinais podem alertar. Alguns sintomas mais frequentes são:
- Dificuldade para conciliar o sono a noite;
- Leve irritabilidade;
- Insônia;
- Sono inquieto;
- Pesadelos recorrentes;
- Acordar varias vezes durante a madrugada;
- Problemas auditivos como zumbidos ou ruídos nos ouvidos.
Aqui estão listados alguns alimentos que são ideais para ajudar a baixar a Pressão Alta:
Omega-3: Uma análise cobrindo 36 estudos, mostraram que o consumo de óleo de peixe (excelente fonte de omega-3) pode reduzir a pressão diastólica em 1,6 mmHg e 2,1 mmHg na sistólica. A diminuição foi maior em pessoas com Pressão Alta. Este efeito pode ser explicado por as ações que operam através do omega-3 na hormona que controla a pressão arterial. Ao longo destes ácidos gordos a hormona é produzida.
Potássio: De acordo com um estudo baseado em dados de 1000 pessoas de 21 países diferentes, aumentando a ingestão de Potássio a 4,7 g por dia pode reduzir a pressão sanguínea sistólica de 1,7 mmHg para 3,2 mmHg.
Chá Preto: O chá preto especialmente, reduz em 2 a 3 pontos os níveis de Pressão Alta, de acordo com um estudo australiano.
Chocolate Escuro: Um estudo publicado no Journal of American Medical Association realizou um estudo em cerca de 50 adultos em pessoas com idades entre 56 a 73 anos com Pressão Alta, demonstraram que o consumo regular de forma moderada, de chocolate escuro ajuda a reduzir a Pressão Alta. Este efeito pode ser explicado pela sua riqueza em flavonoides com propriedades antioxidantes.
Hábitos Para Ajudar a Reduzir a Pressão Arterial são:
- Alimentos Ricos em Magnésio e o Alho são também alimentos para ajudar no tratamento da Pressão Alta;
- A atividade física regular;
- Aprende a controlar o estresse;
- Use óleos essenciais (por exemplo, lavanda).