Estas são as principais propriedades anticancerígenas do chocolate que todos precisam saber. Ademais, o chocolate é um alimento nutritivo e talvez o doce mais popular de todo o planeta Terra. Para piorar, vários estudos endossam as propriedades anticancerígenas do cacau puro. Longe do que muitos imaginam, o chocolate inclui em sua composição substâncias úteis para a prevenção do câncer.
O que são radicais livres?
Os radicais livres são espécies reativas de oxigênio. Ou seja, o oxigênio, ao respirar, interage com moléculas presentes em nosso organismo e dá origem a espécies que possuem um ou dois elétrons desemparelhados. Estas são moléculas muito instáveis com grande capacidade de interação com moléculas próximas.
Em resumo: a presença de radicais livres pode interagir negativamente com nossas células, causando certos danos. Os antioxidantes presentes no chocolate e em muitos outros alimentos impedem que isso aconteça, neutralizando essas espécies reativas.
Nesse sentido, os radicais livres aceleram a deterioração do sistema cardiovascular, entre outros. Eles também podem promover o aparecimento de câncer. Algumas formas de câncer, como esôfago e boca, podem ser prontamente produzidas pela ação dos radicais livres.
Propriedades anticancerígenas do chocolate:
É precisamente aí que estão envolvidos os antioxidantes presentes no cacau. Acontece que essas substâncias têm a função de lidar com os radicais livres, protegendo as células de seu efeito devastador.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O sistema imunológico é fortalecido precisamente pela proteção dessas substâncias. Além disso, envelhecimento das células e dos órgãos e sistemas em si é evitado. As propriedades anti-cancerígenas do chocolate fazem deste alimento um escudo protetor.
1. Epicatequina e seu poderoso efeito anticancerígeno:
Epicatequina é outro poderoso antioxidante que ajuda a reverter os processos cancerígenos. Portanto, especialistas argumentam que esta molécula é capaz de neutralizar as células cancerígenas. E se há uma comida rica em epicatequina, isso é precisamente cacau. Portanto, atualmente, fala-se muito sobre as propriedades anticancerígenas do chocolate.
2. Rico em antioxidantes:
Em geral, os chocolates comerciais podem manter algum grau de antioxidantes presentes na semente de cacau. Mas a maioria desses produtos passa por processos de purificação e fabricação nos quais muitas de suas propriedades são perdidas.
Entre as diferentes modalidades, o chocolate preto e amargo é uma rica fonte de catequinas, flavonoides, procianidinas e, claro, a epicatequina benéfica.
Então, a verdade é que, desde que o produto final seja mantido o mais escuro e natural possível, ele manterá uma quantidade e uma qualidade maior de antioxidantes. Entre todas as escolhas possíveis, a melhor opção é comer cacau moído.
3. Contém um composto fitoquímico:
O chocolate contém um composto fitoquímico chamado flavonóides, encontrado nos grãos de cacau . Os flavonóides são um antioxidante que pode prevenir ou retardar os danos às células causados pelos radicais livres, potencialmente auxiliando na
Atenção:
Embora as propriedades anticancerígenas do chocolate já estejam comprovadas, isso não significa que devamos entender a ingestão desse doce como se ele fosse um medicamento potente.
Seu consumo contribuirá modestamente para a prevenção e tratamento da doença. E obviamente, tudo o que é adicionado nunca deve ser descartado. Normalmente vamos achá-lo muito açucarado e o açúcar é prejudicial à nossa saúde.
Embora tenha alguns benefícios, este produto alimentar não tem capacidade para substituir os tratamentos médicos implementados na luta contra o câncer. E não devemos exagerar no momento de comê-lo.
Quando vamos ao mercado, é melhor escolher um chocolate de qualidade. Conquanto, precisa ter o maior percentual de cacau possível e sem adição de açúcares. O bom é que já sabemos que esta comida deliciosa pode trazer benefícios consideráveis para a nossa saúde.