Prostatite Crônica – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Prostatite Crônica é uma inflamação da próstata. A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga de um homem.
Envolve a uretra e produz a maior parte do líquido no sêmen. A Prostatite Crônica pode ser causada por uma infecção bacteriana, mas em muitos casos a causa da condição é desconhecida. Pode causar sintomas desconfortáveis como ardor durante a micção, necessidade frequente de urinar e dor na parte inferior das costas.
Quando a Prostatite Crônica é causada por uma infecção bacteriana, ela pode ser tratada com antibióticos. Quando a causa é desconhecida, o tratamento dos sintomas pode ser o melhor curso de ação.
Mesmo quando a condição não pode ser curada, os homens que recebem tratamento para Prostatite Crônica geralmente podem encontrar alívio dos sintomas. Então, confira agora Prostatite Crônica – O que é, Causas e Tratamentos:
Principais Causas da Prostatite Crônica: A Prostatite Crônica é causada por uma infecção bacteriana. As bactérias chegam à próstata através da uretra. A uretra é o tubo que canaliza a urina para fora do corpo.
A infecção também pode ser causada por uma infecção originada na bexiga, ou por um cateter contaminado inserido na bexiga. Um cateter urinário é um tubo pequeno e flexível que é colocado no corpo para coletar e drenar a urina da bexiga.
Algumas infecções bacterianas contribuem para a formação de pedras da próstata que não são expulsas durante a micção. As pedras da próstata são do tamanho de uma semente de papoula e nem sempre são detectáveis em um exame físico. As pedras de próstata infectadas são uma causa comum de infecções recorrentes do trato urinário e tornam difícil a cura da Prostatite Crônica.
As causas de Prostatite Crônica ou CPPS são muitas Vezes Desconhecidas, mas Podem Depender do Caso Individual. Possíveis Causas Incluem:
- Um bloqueio do fluxo de urina:
- Microrganismos de doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia:
- Um ataque do sistema imunológico à próstata:
- Ácido úrico, um composto na urina, causando irritação na próstata:
- Funcionamento anormal de nervos ou músculos:
Principais Sintomas da Prostatite Crônica: Os sintomas da forma bacteriana de Prostatite Crônica ou CPPS são muito semelhantes. Geralmente, começam levemente e constroem intensidade ao longo do tempo. Eles podem ser acompanhados de febre ou calafrios. Os sintomas incluem:
- Desejo constante de urinar:
- Dor ardente ao urinar:
- Dificuldade em começar a urinar, seguido de um fluxo irregular:
- Sentindo como se a bexiga não estivesse completamente esvaziada após a micção:
- Dor na parte inferior das costas, abdômen inferior, acima da área púbica, ou entre os testículos e o ânus:
- Ejaculação dolorosa:
Tratamentos Para a Prostatite Crônica: O tratamento dependerá do tipo de infecção com que você é diagnosticado. Para a Prostatite Crônica bacteriana crônica, um tratamento a longo prazo de antibióticos geralmente é o primeiro tratamento. Você pode ser obrigado a tomar antibióticos por até 12 semanas. Cerca de 75 por cento dos casos de Prostatite Crônica crônica se aclaram com o tratamento antibiótico.
Na maioria dos casos de Prostatite Crônica ou CPPS, a causa da condição é desconhecida. Isso significa que o tratamento normalmente envolve o uso de medicamentos para reduzir ou eliminar sintomas. Relaxantes musculares, analgésicos e medicamentos anti-ansiedade são comumente prescritos para dor.
Em alguns casos, a massagem prostática pode ajudar a drenar o fluido que está causando a Prostatite Crônica. Banhos quentes e terapias térmicas como uma almofada de aquecimento também podem ajudar a aliviar o desconforto. Seu médico pode recomendar o corte de certos alimentos picantes ou bebidas ácidas de sua dieta, pois podem piorar os sintomas.