A proteína C reativa (PCR) é uma substância produzida pelo fígado que aumenta na presença de inflamação no corpo. Um nível elevado deste tipo de proteína é identificado com exames de sangue e é considerado um “marcador” não específico para a doença.
Além disso, os dados de um grande número de estudos também sugerem que, ao longo do tempo, a inflamação interna crônica de baixo nível pode levar a muitas doenças graves relacionadas à idade, incluindo doenças cardíacas, algumas formas de câncer e doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Quais são as causas da proteína C reativa elevada?
A proteína C reativa elevada pode indicar muitas condições diferentes, incluindo doença cardiovascular, câncer, infecção e condições autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus e doença inflamatória intestinal.
Além disso, a inflamação crônica por trás de um nível elevado de PCR também pode ser influenciada pela genética, um estilo de vida sedentário, excesso de estresse e exposição a toxinas ambientais, como o fumo passivo do tabaco.
Dieta tem um enorme impacto, particularmente um que contém uma grande quantidade de alimentos refinados, processados e fabricados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como é elevada a proteína C reativa diagnosticada?
Os níveis desta proteína são medidos através de um teste de sangue. Existem dois testes para PCR elevada. Pode-se mostrar uma elevação não específica da PCR que ocorre com alterações inflamatórias gerais no corpo.
O outro teste, a PCR-us, é uma medida da inflamação nos vasos sanguíneos. Este é o teste necessário para ajudar a estabelecer o risco de doenças cardíacas.
Para que serve o teste da proteína C reativa:
O teste de proteína C reativa (RCP) é um exame de sangue que verifica se há infecção ou inflamação no corpo. É usado para detectar a gravidade da inflamação ou se você está respondendo ao tratamento. Não mostra onde a inflamação está em seu corpo.
Por que eu precisaria desse teste?
Você pode precisar deste teste se o seu especialista suspeitar que você tem uma infecção ou uma doença relacionada à inflamação (como doença inflamatória intestinal ou artrite reumatoide). A PCR pode ajudar a confirmar um diagnóstico e avaliar como o tratamento está indo para esses tipos de doenças.
Às vezes a PCR é testada se uma mulher grávida rompeu suas membranas (quebrou suas águas) precocemente. A PCR pode indicar se há algum problema com o bebê. Um tipo especial de PCR chamado PCR de alta sensibilidade (PCR-us) pode ajudar a determinar o risco de doença cardíaca.
Efeito colateral da proteína C reativa:
Como citamos acima, a proteína C reativa em altas quantidades no sangue pode causar diversos problemas de saúde tais como lúpus, doença inflamatória intestinal, câncer, infecções, condições autoimunes, Parkison e Alzheimer.