Psicose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Psicose é o nome dado a um estado mental patológico caracterizado pela perda de contato do indivíduo com a realidade, que passa a apresentar comportamento antissocial. O termo psicopatia, no entanto, não pode ser compreendido como um sinônimo de Psicose.
A psicopatia é uma condição muito mais grave do que a Psicose, para a qual não há tratamento – ao contrário da Psicose . Além disso, a psicopatia consiste em uma desordem de personalidade, enquanto a Psicose é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade, mas, sim, à perda de contato com a realidade.
Principais Causas da Psicose:
- Às vezes, é possível identificar a causa da Psicose como condição específica de saúde mental, tais como:
- Esquizofrenia – uma condição que causa uma série de sintomas psicológicos, incluindo alucinações e delírios.
- Transtorno bipolar – uma condição de saúde mental que afeta o humor; Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter episódios de baixo humor ( depressão ) e altos ou humor exaltado (mania).
- Depressão grave – algumas pessoas com depressão também apresentam sintomas de Psicose quando estão muito deprimidas.
A Psicose Também Pode ser Desencadeada por:
- Uma experiência traumática.
- estresse.
- Uso indevido de drogas.
- Mau uso do álcool.
- Efeitos colaterais da medicação prescrita.
- Uma condição física – como um tumor cerebral.
Com que frequência ocorre um episódio psicótico e quanto tempo ele pode depender da causa subjacente.
Sintomas da Psicose: Os dois principais sintomas de Psicose são:
- Alucinações – onde uma pessoa ouve, vê e, em alguns casos, sente, cheira ou experimenta coisas que não estão lá; Uma alucinação comum é ouvir vozes.
- Delírios – onde uma pessoa possui crenças fortes que não são compartilhadas por outros; Uma ilusão comum é que alguém acredita que existe uma conspiração para prejudicá-los.
A combinação de alucinações e pensamento delirante pode causar severo sofrimento e uma mudança de comportamento. Experimentar os sintomas da Psicose é muitas vezes referido como tendo um episódio psicótico.
Tratamento da Psicose: O tratamento para Psicose envolve a utilização de uma combinação de Medicação antipsicótica – que pode ajudar a aliviar os sintomas da Psicose Terapias psicológicas – a terapêutica cognitiva comportamental (CBT) da terapia de conversa um a um provou ser bem sucedida em ajudar pessoas com Psicose; As intervenções familiares (uma forma de terapia que pode envolver parceiros, familiares e amigos íntimos) demonstraram reduzir a necessidade de tratamento hospitalar em pessoas com Psicose.
- Apoio social – apoio com necessidades sociais, como educação, emprego ou alojamento.
- Após um episódio de Psicose , a maioria das pessoas que melhoram a medicação precisa continuar a levá-la por pelo menos um ano. Cerca de 50% das pessoas precisam tomar medicamentos de longo prazo para prevenir sintomas recorrentes.
- Se os episódios Psicose de uma pessoa são graves, eles podem precisar ser internados em um hospital psiquiátrico para tratamento.