Os efeitos colaterais do yaz são dores de cabeça, náuseas, sensibilidade mamária e manchas ou sangramento entre os períodos menstruais. Em geral, esses problemas, principalmente náuseas e vômitos, devem diminuir nos primeiros três meses após a ingestão do medicamento.
Alguns efeitos colaterais, como sangramento irregular, sensibilidade mamária e dores de cabeça, são geralmente leves e tendem a desaparecer com o tempo. Outros, como coágulos sanguíneos, derrame, ataque cardíaco e doença da vesícula biliar, são mais graves e podem levar à morte.
Além disso, as mulheres com alto risco de coágulos de manchas também devem evitar Yaz, incluindo aquelas com histórico de coágulos de manchas, derrame ou ataque cardíaco, aquelas com pressão arterial não controlada e aquelas com enxaqueca com aura.
O que é Yaz?
Yaz é uma pílula anticoncepcional combinada que contém hormônios femininos que previnem a ovulação ( a liberação de um óvulo de um ovário).
Além disso, ele também provoca alterações no seu muco cervical e revestimento do útero, tornando mais difícil para o esperma para alcançar o útero e mais difícil para um óvulo fertilizado para anexar ao útero.
Para que é usado ?
Yaz é usado como contraceptivo para prevenir a gravidez. Também é utilizado no tratamento da acne moderada em mulheres com pelo menos 14 anos de idade, que começaram a menstruar e que desejam usar pílulas anticoncepcionais.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Yaz também é usado para tratar os sintomas do transtorno disfônico pré-menstrual (TDPM), como ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de energia, alterações no sono ou apetite, sensibilidade nos seios, dores nas articulações ou musculares, dor de cabeça e ganho de peso.
Posso engravidar tomando Yaz?
Sim, muitas mulheres podem engravidar enquanto tomam Yaz, porém seus bebês também apresentam defeitos de nascença.
Efeitos colaterais do yaz:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver efeitos colaterais do yaz como a urticária, respiração difícil, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Comuns:
- Dor ou sensibilidade nos seios;
- Dor de cabeça, forte e latejante;
- Sangramento vaginal não menstrual intenso;
- Períodos menstruais irregulares;
- Náusea;
incomum:
- Períodos menstruais mais longos ou mais intensos;
- Cansaço ou fraqueza incomum;
- Vomito;
- Incidência desconhecida;
- Dificuldade em respirar;
- Tontura;
- Febre;
- Coceira;
- Perda de apetite.
Contraindicações:
As seguintes condições são contraindicados a este medicamento. Portanto, Converse com seu médico se você tem algum:
Condições: