Quantidade Diária de Cálcio Para o Corpo humano. Além disso, se você decidir tomar suplemento de Cálcio (ou o médico recomendar), eles devem representar apenas um acréscimo a uma dieta já balanceada. A meta deve ser consumir pelo menos 1.000 mg de Cálcio por dia, ou de 1.200 a 1,500 mg para as mulheres acima de 50 anos de idade ou homens acima dos 65.
Contar muito mais com o Cálcio dos alimentos do que o de suplementos. Os alimentos contêm outros nutrientes importantes, alguns dos quais ajudam na absorção do Cálcio, O ideal parece ser o de obter pelo menos 750 mg de Cálcio da dieta alimentar e 750 mg de suplementos, num total de 1.500 mg.
Exemplos de boas fontes alimentares. Uma porção de cerca de 230 g de iogurte tem de 300 a 400 mg de Cálcio; uma xícara e meia de ricota semidesnatada, 337; uma xícara de leite 300 mg (o ideal são produtos derivados do leite desnatado e semidesnatado). Uma porção de cerca de 90 g de sardinha com espinha contém 370 mg; uma xícara de couve, 95 e uma xícara de brócolis, 70.
Se você está tomando hormônios da tiroide, corticosteroides, pílulas de ferro ou o antibiótico tetraciclina, deve antes conversar com seu médico ou farmacêutico sobre os suplementos de Cálcio, uma vez que podem interagir com estas e outras drogas.
Os suplementos de Cálcio devem ser ingeridos juntos com a refeição. Os ácidos do estômago aumentam a absorção de grande parte dos suplementos de Cálcio, bem como a absorção de outros nutrientes como a vitamina D. Pessoas com mais idade podem apresentar deficiência nos ácidos estomacais, podendo, para compensar, administrar citrato de Cálcio, que não necessita do ácido estomacal para ser absorvido.
É recomendado também para pessoas com enfermidades que diminuem a produção de ácido do estômago, sendo a forma com menor possibilidade de causar constipação, Alguns tipos de fibra afetam a absorção como o farelo de trigo, Portanto, se você usa farelo de trigo no café da manhã, tome o suplemento na hora do almoço.
Não tome muito Cálcio. A administração deve ser dosada, ou seja, não mais que 500 mg de cada vez. Se você ingere 1,000 mg por dia, a dosagem pode ser dividida em duas vezes iguais. Até 2.500 mg por dia é uma dose considerada segura pois cada vez mais os alimentos são enriquecidos com Cálcio. Se você consome esses tipos de alimentos, toma leite e pílulas de Cálcio, pode ser que esteja ingerindo Cálcio em excesso.
Que forma de Cálcio é melhor? Não faz a menor diferença. Entretanto, os rótulos ou as bulas devem ser lidas para verificar os miligramas de Cálcio elementar que a pessoa irá ingerir por pílula, e não o valor de Cálcio gluconato ou Cálcio citrato, etc. O Cálcio deve ser sempre combinado com outros elementos como carbonato, citrato, lactato, fosforato ou gluconato.
Nenhuma pílula é cálcio puro. Todas estas substâncias deverão dissolver adequadamente se atenderem aos padrões determinados pela regulamentação oficial. O carbonato de cálcio simples, como o encontrado nos antiácidos, é o que contém mais cálcio por pílula (40%), pelo menor preço.
A aquisição do citrato de Cálcio (21% de Cálcio por pílula) ou de qualquer uma das demais formas significa a ingestão dê mais pílulas. Algumas vezes, muito mais para conseguir o mesmo valor de Cálcio. Você não só precisa ingerir mais pílulas como terá que pagar mais por elas.
As pílulas mastigáveis são, provavelmente, absorvidas com maior facilidade. O processo de dissolução começa na boca. O suco de laranja enriquecido com Cálcio também é bem absorvido.