Queimaduras – Causas, Tipos e Tratamentos. alem disso, As queimaduras são uma das lesões domésticas mais comuns, especialmente entre as crianças. O termo “queimar” significa mais do que a sensação de queimação associada com esta lesão. As queimaduras são caracterizadas por lesões cutâneas graves que faz com que as células da pele afetadas morram.
A maioria das pessoas pode se recuperar de queimaduras sem consequências graves para a saúde, dependendo da causa e do grau da lesão. As queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos de emergência para evitar complicações e morte.
Níveis das Queimaduras: Existem três tipos principais de queimaduras: primeira, segunda e de terceiro grau. Cada grau baseia-se na gravidade da lesão na pele. Os danos incluem:
- Queimaduras de primeiro grau: pele vermelha
- Queimaduras de segundo grau: bolhas e alguns espessamento da pele
- Queimaduras de terceiro grau: espessura generalizada com uma aparência branca, couro
Há também queimaduras do quarto grau. Este tipo de queimadura inclui todos os sintomas de uma queimadura do terceiro grau e também se estende além da pele para tendões e ossos.
Queimaduras tem uma variedade de causas, incluindo:
- Escaldante de líquidos quentes e ebulição
- Queimaduras químicas
- Queimaduras elétricas
- Incêndios, incluindo chamas de fósforos, velas e isqueiros
- Exposição excessiva ao sol
O tipo de queimadura não se baseia na causa da mesma. A escaldadura, por exemplo, pode causar todas as três queimaduras, dependendo de como o líquido quente e o tempo que permanece em contato com a pele.
Química e queimaduras elétricas indicam uma atenção médica imediata, pois eles podem afetar o interior do corpo, mesmo os danos da pele sendo menores.
Queimadura de primeiro grau: As queimaduras de primeiro grau causam danos mínimos à pele. Elas também são chamados de “queimaduras superficiais”, porque elas afetam a camada mais externa da pele. Os sinais de uma queimadura de primeiro grau incluem:
- Vermelhidão
- Pequena inflamação, ou inchaço
- Dor
- Descamação da pele seca, ocorre com a cura de queimaduras
Uma vez que esta queimadura afeta a camada superior da pele, os sinais e os sintomas desaparecem uma vez que as células da pele se regeneram. As queimaduras de primeiro grau geralmente curam dentro de 7 a 10 dias sem deixar cicatrizes.
Você ainda deve consultar o seu médico se a queimadura afeta uma grande área de pele, mais de três polegadas, e se é em seu rosto ou em um grande conjunto, que incluem:
- Joelho
- Tornozelo
- Pé
- Espinha
- Ombro
- Cotovelo
- Antebraço
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau: As queimaduras de primeiro grau são geralmente tratadas com cuidados em casa. O tempo de cura pode ser mais rápido quanto mais cedo você tratar a queimadura.
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau incluem:
- Coloque a ferida em água fria por cinco minutos ou mais
- Tomar paracetamol ou ibuprofeno para alívio da dor
- Aplicação de lidocaína (um anestésico) com gel ou creme áloe vera para acalmar a pele
- Usar uma pomada antibiótica e gaze solta para proteger a área afetada
Certifique-se de que você não usa gelo, pois isso pode piorar a lesão. Nunca aplique bolas de algodão em uma queimadura porque as pequenas fibras podem ficar com o ferimento e aumentar o risco de infecção. Além disso, evite remédios caseiros, como a manteiga e os ovos pois estes não se provaram eficaz.
Queimaduras de segundo grau: As queimaduras de 2 graus são mais graves porque os danos se estende além da camada superior da pele. Este tipo de queimadura faz com que a pele se torne extremamente vermelha e dolorida. Devido à natureza delicada destas feridas, manter a área limpa e com bandagem adequada é necessária para prevenir a infecção.
Isso também ajuda a queimadura curar mais rápido. Algumas queimaduras de segundo grau demoram mais do que três semanas para cicatrizar, mas a maioria cura dentro de duas a três semanas sem cicatriz, mas muitas vezes com alterações pigmentares na pele.
Quanto piores as bolhas são, mais tempo a queimadura vai demorar para cicatrizar. Em alguns casos graves, o enxerto de pele é necessário para reparar o dano. O enxerto de pele recortar uma pele saudável de uma outra área do corpo e move-a para o local da pele queimada.
Tal como acontece com queimaduras de primeiro grau, evite bolas de algodão e remédios caseiros questionáveis.
Tratamentos para uma queimadura de segundo grau: As queimaduras de segundo grau que for leve geralmente incluem:
- Deixar a pele em água fria por 15 minutos ou mais
- Tomar medicação para a dor (paracetamol ou ibuprofeno)
- Aplicar creme antibiótico
No entanto, procure tratamento médico de emergência se a queimadura afeta uma área alargada,
Como qualquer uma das seguintes:
- Cara
- Mãos
- Nádegas
- Virilha
- Pés
Queimadura de terceiro grau: Excluindo queimaduras de quarto grau, as queimaduras de terceiro grau são as mais graves. Elas causam o maior dano, estendendo-se através de cada camada de pele. Há um equívoco que queimaduras de terceiro grau são as mais dolorosas.
No entanto, com este tipo de queimadura o dano é tão extenso que pode não haver qualquer dor por causa de danos nos nervos. Não há cronograma definido para a cura espontânea completa das queimaduras de terceiro grau. Nunca tente auto-tratar uma queimadura de terceiro grau. Ligue para o 192 imediatamente.
Complicações: Em comparação com queimaduras de primeiro e segundo grau, as queimaduras de terceiro grau carregam o maior risco de complicações, como infecções, perda de sangue e choque, que é muitas vezes o que pode levar à morte. Ao mesmo tempo, todas as queimaduras carregam o risco de infecções, porque as bactérias podem entrar pela pele danificada.
Prevenir todos os graus de queimaduras: A melhor maneira óbvia para combater queimaduras é evitar que isso aconteça. Certos empregos colocá-o em um maior risco de queimaduras, mas o fato é que a maioria das queimaduras acontecem em casa. Lactentes e crianças jovens são os mais vulneráveis às queimaduras. As medidas preventivas que você pode tomar em casa incluem:
- Mantenha as crianças fora da cozinha enquanto cozinha.
- Coloque um extintor de incêndio dentro ou perto da cozinha.
- Teste os detectores de fumaça uma vez por mês.
- Substitua os detectores de fumaça a cada 10 anos.
- Mantenha a temperatura do aquecedor de água a 120 graus Fahrenheit.
- Meça a temperatura da água do banho antes do uso.
- Trave os fósforos e isqueiros.
- Instale as tampas da tomada elétrica.
- Verifique e elimine os cabos elétricos com fios expostos.
- Mantenha produtos químicos fora do alcance, e use luvas durante o uso de produtos químicos.
- Use protetor solar todos os dias, e evite a luz solar de pico.
Também é importante ter um plano de fuga de incêndio e de praticá-lo com sua família uma vez por mês. No caso de incêndio, certifique-se de rastejar por baixo fumaça.