Queloide – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além Disso, a Queloide ocorre devido ao crescimento excessivo do tecido cicatricial cresce excessivamente. Os fatores de risco incluem ser de origem africana, asiática ou latina, estar grávida e ter menos de 30 anos. Os tratamentos para cicatrizes Queloide nem sempre são eficazes. A Queloide é constituída por lesões salientes, avermelhadas, rosadas ou escuras e podem ocorrer em qualquer área de traumatismo na pele. Por serem benignos, não contagiosos e indolores, são mais um problema estético do que um problema de saúde em si.
Quando a pele está ferida, tecido fibroso, chamado tecido cicatricial, se forma sobre a ferida para reparar e proteger a lesão. Em alguns casos, o tecido cicatricial cresce excessivamente, formando crescimentos suaves e duros chamados Queloide. A Queloide pode ser muito maior do que a ferida original. Ela é mais comumente encontrada no peito, ombros, lóbulos das orelhas e bochechas. No entanto, a Queloide pode afetar qualquer parte do corpo.
Embora a Queloide não seja prejudicial à sua saúde, ela pode criar preocupações cosméticas.
Causas da Queloide: A maioria dos tipos de lesões na pele pode contribuir para cicatrizes Queloide. Esses incluem:
- Cicatrizes de acne;
- Queimação;
- Cicatrizes de varicela;
- Piercing de orelha;
- Arranhões;
- Sites de incisão cirúrgica;
- Locais de vacinação.
De acordo com o American Osteopathic College of Dermatology (AOCD) , estima-se que 10% das pessoas vivenciam cicatrizes Queloide. Homens e mulheres são igualmente susceptíveis de ter cicatrizes Queloide. Aqueles com pele pigmentada, como os afro-americanos, são mais propensos a Queloide.
Outros Fatores de Risco Associados à Formação da Queloide Incluem:
- Ter herança asiática;
- Ser de herança latina;
- Estar grávida;
- Ter idade inferior a 30 anos;
A Queloide tende a ter um componente genético, o que significa que você tem mais probabilidade de ter Queloide se um ou ambos os seus pais tiverem eles. De acordo com um estudo realizado no Henry Ford Hospital em Detroit, Michigan, um gene conhecido como o gene AHNAK pode desempenhar um papel na determinação de quem desenvolve a Queloide.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que têm o gene AHNAK podem ser mais propensas a desenvolver cicatrizes Queloide do que as que não o tem. Se as pessoas conhecem fatores de risco para o desenvolvimento da Queloide, elas podem querer evitar a perda de corpo, cirurgias desnecessárias ou tatuagens.
Sintomas da Queloide: A Queloide ocorre através do crescimento excessivo do tecido cicatricial. Os sintomas ocorrem em um local de lesão cutânea anterior.
Os Sintomas da Queloide Pode Incluir:
- Uma área localizada cor de carne, cor-de-rosa ou vermelha;
- Uma área de pele irregular ou irregular que geralmente é levantada;
- Uma área que continua a crescer com cicatriz ao longo do tempo;
- Um pedaço de pele com coceira.
As cicatrizes Queloide tendem a ser maiores que a própria ferida original. Eles podem levar semanas ou meses para se desenvolver completamente. Enquanto as cicatrizes da Queloide possa causar coceira, elas geralmente não são prejudiciais à sua saúde. Você pode sentir desconforto, ternura ou possível irritação de sua roupa ou outras formas de fricção.
Em casos raros, você pode experimentar cicatrizes da Queloide em uma quantidade significativa de seu corpo. Quando isso ocorre, o tecido cicatricial endurecido e apertado pode restringir seus movimentos. A Queloide é muitas vezes mais uma preocupação estética do que de saúde. Você pode se sentir autoconsciente se a Queloide for muito grande ou em um local altamente visível, como um lóbulo na orelha ou no rosto.
A exposição ao sol ou o bronzeamento podem descolorir a Queloide, tornando-a um pouco mais escura do que a sua pele circundante. Isso pode fazer com que a Queloide se destaque ainda mais do que o normal. Mantenha a cicatriz coberta quando estiver no sol para evitar a descoloração.
Tratamentos da Queloide: A decisão de tratar um Queloide pode ser complicada. A cicatrização da Queloide é o resultado da tentativa do corpo de se reparar. Depois de remover a Queloide, o tecido cicatricial pode voltar a crescer, e às vezes ela cresce para maior do que antes.
Exemplos de Tratamentos da Queloide Incluem:
- Injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação;
- Óleos hidratantes para manter o tecido macio;
- Usando pastilhas de gel de silicone ou pressão após ferimento;
- Congelando o tecido para matar as células da pele;
- Tratamentos a laser para reduzir tecido cicatricial;
- Radiação para encolher Queloide.
Inicialmente, seu médico provavelmente recomendará tratamentos menos invasivos, como a aplicação de almofadas de silicone, curativos ou injeções. Esses tratamentos requerem uma aplicação freqüente e cuidadosa para se efetivar. No entanto, a Queloide tende a diminuir e tornar-se mais lisa ao longo do tempo, mesmo sem tratamento.
No caso de Queloide muito grande, a remoção cirúrgica pode ser indicada. De acordo com o Dermatology Online Journal , a taxa de cicatrizes Queilóticas que voltam, pode ser alta após a cirurgia. Seu médico pode recomendar injeções de esteroides após a cirurgia para reduzir o risco de retorno do Queloide.