Queratoacantoma – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o queratoacantoma (KA) é um tumor de câncer de pele de baixo grau ou de crescimento lento que se parece com uma pequena cúpula ou cratera. O Queratoacantoma é benigno apesar das suas semelhanças com o carcinoma de células escamosas (SCC) ou o crescimento anormal de células cancerosas na camada mais externa da pele. O KA se origina nos folículos capilares da pele e raramente se espalha para outras células.
Queratoacantoma é normalmente encontrado em pele exposta ao sol, como a pele na:
- Cara
- Pescoço
- Mãos
- Braços
- Pernas
Os tratamentos geralmente envolvem cirurgia, radioterapia ou injeções. Muitos médicos recomendarão a cirurgia para remover a Queratoacantoma porque parece semelhante ao CEC cancerígeno. Enquanto o KA não tratado irá eventualmente curar por conta própria, o SCC não tratado pode se espalhar para seus gânglios linfáticos.
No geral, as perspectivas para Queratoacantoma são boas, pois é um tumor benigno.
Sintomas do Queratoacantoma: Os sintomas da Queratoacantoma são visuais e duram dois a três meses. Primeiro, a Queratoacantoma aparece como uma pequena e redonda colisão. Em seguida, ela cresce em uma lesão ou ferida e atinge um tamanho entre 1 e 2 centímetros dentro de algumas semanas. A ferida parece uma cúpula com um plugue feito de queratina marrom, que é o mesmo material que cabelo e pele.
Se a queratina marrom sair, a KA parecerá uma cratera. Quando ela se cura, vai se achatar e deixar uma cicatriz.
Quem Está em Risco de Queratoacantoma: O desenvolvimento de KA antes dos 20 anos é raro. As pessoas que têm maior risco de desenvolver KA são pessoas que:
- Tem exposição prolongada ao sol;
- Tem pele naturalmente clara;
- Comprometeu o sistema imunológico;
- Freqüentemente use uma cama de bronzeamento;
- Tem mais de 60 anos;
- Os homens também estão em maior risco do que as mulheres.
A genética também pode ser um fator. As pessoas com familiares imediatos que tiveram alguma forma de câncer de pele correm maior risco de desenvolver a Queratoacantoma múltiplas. Um estudo também relatou crescimento espontâneo de KA dois a três meses após a cirurgia de câncer de pele.
Tratamento do Queratoacantoma: As opções de tratamento dependem da localização da lesão, do histórico de saúde do paciente e do tamanho da lesão. O tratamento mais comum é uma cirurgia menor, sob anestesia local, para remover o tumor. Isso pode requerer pontos, dependendo do tamanho da Queratoacantoma.
Outros tratamentos incluem:
- Se você tiver criocirurgia, seu médico congelará a lesão com nitrogênio líquido para destruí-la.
- Se você tiver electrodissecação e curetagem, seu médico irá eliminar ou queimar o crescimento.
- Se você tem a cirurgia microscópica de Mohs, seu médico continuará a tomar pequenos pedaços de pele até que a lesão seja completamente removida.
- Este tratamento é mais usado nas orelhas, no nariz, nas mãos e nos lábios.
- Os médicos usam tratamento de radiação e terapia de raios-X para pessoas que não conseguem ter um procedimento cirúrgico por outras razões de saúde.
Medicamentos: Os medicamentos são utilizados se você não for considerado um bom candidato à cirurgia. Os médicos podem prescrever medicamentos para pessoas com numerosas lesões.
Esses medicamentos podem reduzir o tamanho e o número de lesões, tornando os tratamentos ou cirurgias de remoção mais fáceis e menos invasivos. Eles não substituem a cirurgia real ou outros tratamentos de remoção. Pergunte ao seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais que estes medicamentos possam causar.