Início » Biblioteca de nutrientes » Quercetina: o que é, para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Quercetina: o que é, para que serve, benefícios e efeitos colaterais

quercetina

Os benefícios da quercetina são muitos, mas alguma vez você já se perguntou o que faz um alimento ser um super alimento? Vamos ensinar tudo. Ou que superalimentos importantes como o vinho tinto, o chá verde, a couve e os mirtilos têm em comum? A resposta é a quercetina, um composto natural ligado ao que todos nós procuramos melhor longevidade, saúde do coração, resistência, sistema imunológico e muito mais.

A pesquisa mostra ainda que a quercetina apresenta propriedades anticancerígenas. Na verdade, não há muito que esse poderoso composto antioxidante não possa fazer, especialmente quando combinado com os benefícios para a saúde da bromelaína, uma enzima anti-inflamatória.

Tudo isso explica por que recomendo veementemente consumir alimentos que contenham quercetina regularmente. Mas quais são esses alimentos? E quanto você deve consumir? Vamos explorar.

O que é a quercetina?

quercetina
quercetina

A quercetina é um tipo de antioxidante flavonoide que é encontrado em alimentos de origem vegetal. Incluindo verduras, tomates, frutas e brócolis. Tecnicamente, é considerado um “pigmento de planta”, exatamente por isso que é encontrado em frutas e vegetais profundamente coloridos e cheios de nutrientes.

Considerado um dos antioxidantes mais abundantes na dieta humana. Desempenha um papel importante na luta contra os danos dos radicais livres, os efeitos do envelhecimento e da inflamação. Embora você consiga consumir bastante de uma dieta saudável, algumas pessoas também tomam suplementos por seus fortes efeitos anti-inflamatórios.

Os glicosídeos de quercetina  e outros flavonóides, como kaempferol e myricetin, são “ agentes anti-virais, antimicrobianos, anti-inflamatórios e anti-alérgicos” com potencial para serem expressou positivamente em diferentes tipos de células em animais e humanos.

Os polifenóis flavonóides são mais benéficos para a regulação negativa ou supressão de vias e funções inflamatórias. É considerada o flavonol derivado da natureza mais difundido e conhecido que existe, mostrando fortes efeitos na imunidade e inflamação causadas por leucócitos e outros sinais intracelulares e pele.

Para que serve a quercetina?

Pesquisas mostram que os alimentos anti-inflamatórios que contêm quercetina podem ajudar a administrar uma série de problemas inflamatórios de saúde, incluindo doenças cardíacas e problemas nos vasos sanguíneos, alergias, infecções, fadiga crônica e sintomas relacionados a doenças autoimunes, como artrite. Como exatamente os flavonóides nos beneficiam?

Tudo se resume à capacidade dos alimentos altamente antioxidantes de “eliminar os radicais livres”. Como um importante bioflavonóide em nossas dietas, ajuda a retardar o progresso do envelhecimento porque diminui os efeitos do estresse oxidativo. no corpo. O estresse oxidativo ocorre em todos nós, mas é aumentado por coisas como uma dieta pobre, altos níveis de estresse, falta de sono e exposição a toxinas químicas.

A quercetina desempenha um papel na regulação da resposta do sistema imunológico a estressores externos por meio de vias de sinalização celular denominadas quinases e fosfatases, dois tipos de enzimas e proteínas de membrana necessárias para a função celular adequada.

Dosagem da quercetina

Não há uma quantidade diária recomendada de ingestão de quercetina, por isso as recomendações de dosagem podem variar dependendo do seu estado de saúde. As estimativas mostram que a maioria das pessoas normalmente consome entre cinco e 40 miligramas por dia comendo alimentos vegetais comuns;

No entanto, se você ficar com uma dieta rica em nutrientes em geral, é provável que você absorva muito mais – até 500 miligramas por dia, de acordo com alguns relatórios!

As doses ótimas de quercetina não foram estabelecidas para quaisquer condições específicas pelo FDA ou qualquer outra autoridade governamental de saúde neste momento, então cabe a você e seu médico decidir qual quantidade funciona melhor para você. Para as pessoas que recorrem aos suplementos da vitamina, doses orais comuns são 500 miligramas tomadas duas vezes ao dia, mas também é possível experimentar benefícios ao tomar doses menores.

Suplementos de quercetina estão disponíveis em todos os tipos de comprimidos ou cápsulas e são comumente usados ​​em fórmulas, juntamente com a bromelaína, outra enzima anti-inflamatória encontrada no abacaxi que também é útil para combater alergias. Ao comprar cápsulas ou suplementos, certifique-se de comprar de uma marca respeitável e ler cuidadosamente os ingredientes, pois a quantidade de ingrediente ativo pode variar muito dependendo do fabricante.

Como atua a quercetina no corpo?

Como o antioxidante flavonóide mais forte, a quercetina atua como:

  • Neutraliza radicais livres, protegendo tecidos e órgãos em todo o corpo;
  • Reduz o dano oxidativo às gorduras, o que reduz o colesterol e protege contra o entupimento das artérias;
  • Aumenta os níveis de glutationa, o antioxidante mestre;
  • Aumenta o poder antioxidante total do sangue;
  • Reduz a inflamação, bloqueando importantes substâncias toxicas nas vias inflamatórias;
  • Luta contra bactérias e vírus;
  • Bloqueia a liberação de histamina, reduzindo alergias e ativação de mastócitos.

Alimentos ricos em quercetina

Então, quais alimentos são ricos em quercetina? Todos os tipos de plantas vermelhas, verdes e roxas pigmentadas são ricas em quercetina por exemplo:

  • alcaparras (fonte mais concentrada!)
  • cebola roxa (maior fonte vegetal!)
  • chalotas
  • maçãs
  • uvas
  • bagas
  • cerejas
  • cebolinha
  • tomates (os tomates cultivados organicamente têm até 79% mais do que as frutas convencionais 5 )
  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • repolho
  • frutas cítricas
  • pimentão ( verde e amarelo )
  • nozes ( amêndoas e pistache 6 )
  • espargos (cozidos tem um pouco mais )
  • trigo sarraceno
  • chá preto
  • Chá verde
  • chá de sabugueiro

Quais são as benefícios da quercetina?

A seguir veja os principais benefícios da quercetina são:

1. Reduz inflamação

Os flavonóides, conhecidos como bioflavonóides, incluindo a quercetina, são anti-inflamatórios importantes, pois agem como antioxidantes, o que significa que combatem literalmente o processo natural de “oxidação” que ocorre com o tempo à medida que envelhecemos.

2. Combate alergias

A quercetina é um anti histamínico natural e um anti-inflamatório, tornando-se eficaz para reduzir naturalmente os efeitos da estação e alergias alimentares, além de asma e reações cutâneas. As histaminas são substâncias químicas que são liberadas. Quando o sistema imunológico detecta uma alergia ou sensibilidade. E são elas que explicam os sintomas desconfortáveis ​​que enfrentamos sempre que o corpo tem uma reação alérgica.

3. Promove a saúde do coração

Devido à sua capacidade de diminuir a inflamação e o estresse oxidativo, a quercetina parece ser benéfica para pessoas com distúrbios relacionados ao coração e vasos sanguíneos. Por exemplo, comer muitas frutas e vegetais profundamente coloridos que contêm flavonóides está associado a um risco menor de doença cardiovascular e até morte, em adultos mais velhos.

4. Ajuda a combater a dor

Tomar suplementos de quercetina pode ajudar a diminuir a dor associada a doenças autoimunes, como a artrite, bem como infecções, incluindo as da próstata e do trato respiratório. Isso porque a reduz a dor inflamatória. Há algumas evidências de vários estudos pequenos de que as pessoas que sofrem de dores na bexiga devido a infecções (causando uma necessidade urgente de urinar, inchaço e queimação) têm menos sintomas quando tomam suplementos dessa vitamina.

5. Ajudar a melhorar a resistência

A quercetina é adicionada a alguns suplementos esportivos porque acredita-se. Que ela ajuda a aumentar o desempenho e a resistência atlética, provavelmente devido a seus efeitos positivos no fluxo sanguíneo. Pesquisadores descobriram que, em média, “a quercetina fornece um benefício estatisticamente significativo. Na capacidade de exercício de resistência humana e desempenho no exercício de resistência).

6. Ajudar a combater o câncer

Um estudo mostrou uma ligação entre uma dieta rica em nutrientes rica em quercetina. Além disso, e outros antioxidantes e um risco reduzido de câncer. A quercetina parece ter potencial atividade quimio-preventiva e pode ter um efeito antiproliferativo único sobre as células cancerígenas. Tornando-se uma adição efetiva a qualquer abordagem natural de tratamento do câncer.

Avisos e interações da quercetina

benefícios da quercetina
benefícios da quercetina

A quercetina também pode interagir com vários medicamentos e outros suplementos:

  • Antibióticos: podem prevenir a ação de antibióticos
  • Diluentes de sangue: pode aumentar os efeitos da medicação que afina o sangue
  • Quimioterapia: pode interagir com medicação quimioterapêutica
  • Corticosteróides: podem fazer com que esses medicamentos permaneçam no corpo por mais tempo
  • Ciclosporina: Pode interagir com a absorção deste medicamento
  • Digoxina: Pode aumentar o risco de efeitos colaterais associados a este agente químico
  • Fluoroquinolonas: pode diminuir a eficácia destes medicamentos

Efeitos colaterais da quercetina

Porque é derivado naturalmente dos alimentos ricos em quercetina parece ser segura para quase todos e representa poucos riscos. A maioria dos estudos encontrou pouco ou nenhum efeito colateral em pessoas que ingerem dietas densas. Em nutrientes com alta concentração dessa vitamina ou que tomam suplementos por via oral a curto prazo. Quantidades de até 500 miligramas tomadas duas vezes ao dia durante 12 semanas parecem ser muito seguras.

No entanto, é claro que, em doses muito altas, existem alguns riscos. Incluindo dores de cabeça e formigamento dos braços e pernas. Doses muito elevadas administradas por via intravenosa também foram associadas a casos de danos nos rins. Embora isso pareça muito raro.

Também é possível que a suplementação de quercetina possa interagir com a eficácia de antibióticos. Quimioterapia e medicamentos afinadores de sangue, portanto, tenha cuidado se você atualmente toma algum deles. Para as mulheres que estão grávidas ou amamentando, não parece ter nenhum efeito negativo. Embora não tenha havido muita pesquisa nessa população, então é sempre uma boa idéia conversar com seu médico primeiro.

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28764036/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.