Rabdomiólise – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Rabdomiólise é a quebra do músculo esquelético danificado. A quebra muscular causa a liberação de mioglobina na corrente sanguínea. A mioglobina é a proteína que armazena oxigênio em seus músculos.
Se você tem demasiada mioglobina em seu sangue, isso pode causar danos nos rins. Cerca de 26.000 casos de Rabdomiólise são relatados no brasil a cada ano. A maioria das pessoas com Rabdomiólise é tratada com fluidos administrados através de suas veias em um gotejamento intravenoso (IV). Algumas pessoas podem exigir diálise ou hemofiltração para tratar os danos nos rins em casos mais graves.
Causas de Rabdomiólise: A Rabdomiólise é sempre provocada por lesão muscular. Esta lesão pode ter causas físicas, químicas ou genéticas. Qualquer coisa que danifique os músculos pode causar essa condição. Possíveis causas incluem o seguinte:
Trauma, Calor e Esforço: Exercício intenso em excesso, insolação ou queimaduras de terceiro grau podem desencadear a síndrome. Outras causas nesta categoria incluem:
- Vasos sanguíneos bloqueados
- Convulsão
- AVC
- Correr uma maratona
- Esforço muscular patológico
Doenças Genéticas e Metabólicas: Algumas pessoas desenvolvem Rabdomiólise por causa de condições genéticas, tais como problemas com o metabolismo de lipídeos (gordura), metabolismo de carboidratos ou de purina (uma substância encontrada em alimentos como sardinhas, fígado e aspargos). Problemas metabólicos como hipotireoidismo, cetoacidose diabética também podem desencadear Rabdomiólise. Outras doenças genéticas que podem conduzir à Rabdomiólise incluem:
- Deficiência de carnitina
- Doença de McArdle
- Deficiência de lactato desidrogenase
- Distrofia muscular de Duchenne
Infecção e Inflamação: Muitos tipos de infecção e inflamação podem causar Rabdomiólise, incluindo:
- Infecção viral
- Infecção bacteriana
- Polimiosite
- Picada de cobra
Medicamentos e Toxinas: Uma causa importante de Rabdomiólise é a medicação estatina, que são medicamentos para reduzir o colesterol que muitas pessoas tomam. As estatinas incluem:
- Atorvastatina (Lipitor)
- Rosuvastatina ( Crestor )
- Pravastatina ( Pravachol )
Embora a Rabdomiólise só ocorra em algumas pessoas que tomam estatinas, tantas pessoas tomam esses medicamentos que é importante estar ciente do risco. A condição também pode ocorrer devido à exposição a outros medicamentos, certas toxinas e níveis elevados de álcool. Outras drogas que podem causar Rabdomiólise incluem:
- Ciclosporina
- eritromicina
- Colchicina
- cocaína
- Anfetaminas
- êxtase
- LSD
Muitas outras causas potenciais existem nessas quatro categorias além das enumeradas.
Sintomas de Rabdomiólise: Os sintomas iniciais da Rabdomiólise podem ser sutis. Eles não são específicos e podem imitar outras condições. Os sintomas da Rabdomiólise incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- muscular
- Baixa produção de urina
- fadiga
- dor
- Contusões
- Urina escura e chá-colorida
- Micção pouco frequente
- febre
- Sensação de mal-estar ou sensação de mal-estar
- náusea
- Vômito
- agitação
O dano muscular provoca inflamação, inchaço e fraqueza dos músculos afetados. A cor da urina escura é devido a mioglobina excretada na urina. Em um primeiro momento aparenta urina com sangue, porém, após fazer uma análise ao microscópio é constatado mioglobina. Sintomas relacionados com as complicações esperadas de Rabdomiólise incluem:
- Insuficiência renal, que pode causar inchaço das mãos e dos pés
- Diminuição da produção de Urina
- Falta de ar, uma vez que há acúmulo de fluido nos pulmões
- Letargia
- Fraqueza
- Sintomas de hipercalemia (fraqueza, náuseas, tontura)
- Coagulação intravascular disseminada pode se apresentar como um sangramento inexplicável
- Em crianças, insuficiência renal e coagulação intravascular disseminada são menos comuns.
Diagnostico de Rabdomiólise: Seu médico vai olhar e sentir os músculos esqueletais maiores em seu corpo, especialmente qualquer dor, para verificar a ternura. Eles também podem realizar testes de urina e sangue para confirmar um diagnóstico de Rabdomiólise. Testes para determinar a saúde muscular e renal podem incluir níveis determinantes de:
- creatina quinase, que é uma enzima encontrada nos músculos esqueletais, no cérebro e no coração
- Mioglobina no sangue e na urina, que é uma proteína que é um subproduto da quebra muscular
- Potássio, que é outro mineral importante que pode escorrer de ossos e músculos lesados
- Creatinina no sangue e urina, que é um produto de degradação criado por músculo que normalmente é removido do corpo pelos rins
Níveis elevados dessas substâncias são sinais de danos musculares.
Tratamentos de Rabdomiólise: Se descobriu no início da sua progressão, a Rabdomiólise pode ser tratada com sucesso sem danos a longo prazo nos rins. Opções de tratamentos para Rabdomiólise:
- Recuperação de Fluidos: Obter fluido suficiente em seu corpo é o primeiro e mais importante tratamento. Eles devem começar os fluidos IV rapidamente. Este fluido deve conter bicarbonato, o que ajuda a liberar a mioglobina de seus rins.
- Medicamentos: Seu médico pode prescrever medicamentos como bicarbonato e certos tipos de diuréticos para ajudar a manter seus rins funcionando. Eles também podem tratar altos níveis de potássio no sangue, ou hipercalemia, e baixos níveis de cálcio no sangue, ou hipocalcemia, com líquidos IV adequados.
- Diálise: Se o dano renal e a insuficiência renal aguda já tiverem começado, você precisará receber diálise. Durante a diálise, o sangue é retirado do corpo e limpo em uma máquina especial para remover os resíduos.
- Remédios caseiros: Em casos leves de Rabdomiólise, o tratamento domiciliar pode ajudar a ajudar no processo de recuperação. Os objetivos do tratamento em casa incluem descansar o corpo para que os músculos possam se recuperar e reidratação para ajudar a prevenir novos danos nos rins. Quando você se sente cansado, recline-se em uma posição confortável e tente relaxar. Beba muita água e outros líquidos claros, como caldo leve e bebidas esportivas.
- Prevenção: O risco de Rabdomiólise existe para pacientes que tomam estatinas e outros medicamentos para o controle do colesterol alto. A informação é muitas vezes oferecida a esses pacientes, que estão cientes dos sintomas de Rabdomiólise. Além disso, os programas de exercícios precisam ser cuidadosamente planejados para evitar Rabdomiólise. Isso inclui evitar exercícios em condições extremas de calor e beber líquidos adequados. Ambas estas situações podem conduzir a desidratação, o que aumenta o risco de danos musculares.