Início » Dicas de Saúde » plantas medicinais » Raiz de Lótus: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios

Raiz de Lótus: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios

Se você é uma mulher lutando com anemia regular, menstruação dolorosa ou sangramento pesado, beber suco de Raiz de Lótus é bom para você.

Você sabia que você pode comer raízes da planta de lótus? Sim, a mesma planta que tem linda flor de lótus. Longos rizomas de água da planta de lótus são muitas vezes conhecidos como Raiz de Lótus e não são apenas comestíveis, mas também deliciosos.

Lotus comum (Nelumbo nucifera) também é conhecido como lótus indiano, lilly de água chinesa, lótus sagrado ou feijão da Índia. É nativo da Ásia e flor nacional da Índia e do Vietnã. Lotus ocupa um lugar especial nos textos espirituais da Ásia. Lotus é muitas vezes considerado símbolo de pureza.

 

Raiz de Lótus: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios
Raiz de Lótus: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios

 

Enquanto apenas as folhas e as flores flutuam acima da água, dentro de lotes de água é enraizada no solo por haste poroso longo ou rizoma. Quase todas as partes de lótus têm alguns benefícios para a saúde. Raiz, sementes de flor e sementes de lótus jovens são comestíveis e consumidas em vários países da Ásia.

A Raiz de Lótus ou raízes de lótus são tubos longos e vazios. Eles parecem semelhantes à abóbora longa, a pele externa é de cor marrom escuro. Com textura branca crocante dentro, eles são suaves e saborosos como o coco. Olhe para o conteúdo de nutrientes da Raiz de Lótus. Então, veja agora tudo sobre a Raiz de Lótus – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais:

  • Ajuda a acabar com a constipação;
  • É ótimo para desintoxicar o fígado e o rim;
  • Ajuda a acelerar perda de peso;
  • É ótimo para pele;
  • É excelente para tratar transtornos pulmonares;
  • Ajuda a tratar distúrbios hemorrágicos;
  • É ótimo para tratar problemas de pele;
  • É excelente para a digestão.

Valor Nutricional da Raiz de Lótus

80% da Raiz de Lótus em peso é a água, o que o torna suculento e hidratante. Cerca de 5% em peso são fibras alimentares. Assim, uma dose de 100 g da Raiz de Lótus pode ser suficiente para um quinto do requisito de fibra dietética diária.

Outros 10-12% em peso da Raiz de Lótus são carboidratos, que é a principal fonte de energia. Cerca de 3% em peso da Raiz de Lótus é em proteínas que contêm quase todos os aminoácidos em proporção variada.

Pequena quantidade de gorduras presentes na Raiz de Lótus são principalmente ácidos graxos ômega 3 e omega 6. O vegetal é fonte da maioria das vitaminas solúveis em água, como a vitamina C, a riboflavina, Vitamina B6, tiamina e outras vitaminas B. 150 gm de Raiz de Lótus têm bastante vitamina C para atender às suas necessidades diárias.

A Raiz de Lótus também fornecem quase todos os minerais-chave em diferentes proporções, mais abundantemente potássio, cobre, manganês e fósforo. A maioria dos benefícios para a saúde da Raiz de Lótus pode ser atribuída à presença desses nutrientes.

Vários alcaloides e flavonoides foram isolados da Raiz de Lótus, que possuem benefícios para a saúde e medicamentos. Então, veja agora em detalhes os principais benefícios da Raiz de Lótus para saúde:

 

Valor Nutricional da Raiz de Lótus
Valor Nutricional da Raiz de Lótus

 

Benefícios da Raiz de Lótus para saúde

Benefícios da Raiz de Lótus para saúde
Benefícios da Raiz de Lótus para saúde

Para Acabar com a Constipação: 

Se você sofre de má digestão ou constipação, a Raiz de Lótus deve funcionar bem para você. Eles contêm uma quantidade elevada de fibras dietéticas que são necessárias para movimentos intestinais lisos. As fibras dietéticas também ajudam na remoção de substâncias tóxicas do corpo. Eles ajudam a bloquear a absorção de colesterol prejudicial no intestino. Uma dose de 100 gramas fornece um quinto do requisito de fibra dietética diária.

Para Desintoxicar o Fígado e Rim: 

A Raiz de Lótus com a sua atividade antioxidante e o suprimento de minerais acredita-se que desintoxique seu fígado e rim. As antigas ervas medicinais chinesas usam Raiz de Lótus para tratar cirrose hepática. O suco da Raiz de Lótus possui forte atividade antioxidante e protegem as células do fígado e do rim contra danos causados ​​por radicais livres.

Para Tratar Transtornos Pulmonares: 

O suco da Raiz de Lótus é considerado bom para tratar distúrbios relacionados ao pulmão, como tuberculose, asma, tosse e resfriado. O chá da Raiz de Lótus é considerado eficaz sobre tosse, congestionamento e frio e febre associada e problema estomacal. A o suco da Raiz de Lótus juntamente com suco de gengibre é um medicamento popular para descongestionar e inflamação.

Para Acelerar a Perda de Peso: 

Raiz de Lótus é baixa em caloria, fornece apenas 75 calorias por 100g. A Raiz de Lótus tem alto teor de potássio em comparação com o sódio, o que significa que seu corpo reterá menos líquido e pesará menos. As fibras dietéticas presente na Raiz de Lótus também retardam a digestão de carboidratos e são boas para uma dieta com perda de peso.

Para Tratar Distúrbios Hemorrágicos: 

A Raiz de Lótus é eficaz no tratamento de distúrbios hemorrágicos, como sangramento no nariz, útero, gengivas, estômago ou intestino e reto. Beber o suco da Raiz de Lótus é considerado bom no tratamento desses sintomas. A medicina tradicional chinesa vem usando suco de Raiz de Lótus para tratar o sangramento interno.

Para Baixar o Diabetes: 

Com fibras dietéticas elevadas, a Raiz de Lótus reduz a digestão de carboidratos no corpo e, assim, diminui o processo de absorção de açúcar no corpo. Isso faz da Raiz de Lótus um bom alimento para diabéticos.

A pesquisa também descobriu que o extrato de Raiz de Lótus é de natureza antidiabética e pode ser usado no tratamento da diabetes. A Raiz de Lótus com sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória ajuda a combater os sintomas de diabetes.

Para Tratar Problemas de Pele: 

A Raiz de Lótus possui forte ação anti-microbiana e é usada no tratamento de doenças de pele como anestesia, pequena varíola, lepra, leucoderma e outros. A pasta da Raiz de Lótus e aplicada externamente para tratar a sarna e a micose.

No Japão, a Raiz de Lótus foi considerada remédio para a pele sensível e alivia as erupções cutâneas e o calor espinhoso. Combinados com alto teor de umidade, eles oferecem efeito hidratante para a pele.

Mergulhe pequenos pedaços de Raiz de Lótus em água fria, de preferência em uma tigela não metálica por um dia. Aqueça a mistura sobre uma chama suave até que a água diminua para metade. Filtre e espreme a mistura para descartar todos os sólidos.

A solução pode ser armazenada na geladeira e aplicada na sua pele como tônica de beleza. A Raiz de Lótus também é boa fonte de vitamina C que é necessária para o desenvolvimento de colágeno na pele. Ele protege sua pele do envelhecimento precoce.

Para Mulheres: 

Se você é mulher lutando com anemia regular, menstruação dolorosa ou sangramento pesado, beber suco de Raiz de Lótus é bom para você. A Raiz de Lótus ajuda na regulação do ciclo menstrual nas mulheres. Consumir a sopa de Raiz de Lótus é uma forma alternativa de combater sintomas pós-menopausa.

Com sua propriedade antioxidante e anti inflamatória também mantém o sistema reprodutivo em mulheres saudáveis. A Raiz de Lótus é considerada boa para mulheres grávidas. Isso pode ajudar a aliviar o desconforto durante a gravidez.

Para Prevenir Câncer: 

A Raiz de Lótus evita o crescimento de células cancerosas no corpo. Isso faz com que seja um alimento natural potente para combater e prevenir o câncer.

Para Ajudar Digestão: 

Com maravilhosa fonte de fibras dietéticas, minerais e vitaminas, ajuda a manter o sistema digestivo corporal em boa ordem. Os minerais presente na Raiz de Lótus ajuda no metabolismo corporal e no funcionamento saudável de órgãos vitais como coração, fígado, rim e cérebro.

Como consumir a Raiz de Lótus

Retire a pele e verá o seu interior branco. Pode fatiar ou cortar em pedaços e utilizar em diferentes receitas. Pode comer-se crua por si só ou acompanhada de diferentes molhos, como se de cenoura crua se tratasse. Também se pode cozinhar. É normalmente utilizada como entrada. Combina bem com saladas ou sopas.

 

Como consumir a Raiz de Lótus
Como consumir a Raiz de Lótus

 

Malefícios da Raiz de Lótus

Não há conhecimentos suficientes sobre Raiz de Lótus para saber se é seguro. Precauções especiais e advertências:

Gravidas: Não há informação confiável o suficiente sobre a segurança de come Raiz de Lótus se estiver grávida. Mantenha-se seguro e evite o uso.

Diabetes: A Raiz de Lótus pode baixar os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas. Procure sinais de baixo nível de açúcar no sangue ( hipoglicemia ) e monitore seu açúcar no sangue com cuidado se você tiver diabetes e use lótus como remédio.

Cirurgia: A Raiz de Lótus pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Existe a preocupação de que tomar lótus como remédio pode interferir no controle do açúcar no sangue durante e após os procedimentos cirúrgicos. Pare de usar lotes pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.