O medicamento ranexa é o nome comercial da ranolazina, um medicamento de prescrição usado para tratar a angina crônica – ataques espasmódicos de dor intensa no peito que ocorrem quando há um suprimento insuficiente de sangue para o coração ela é uma droga na classe de medicamentos anti-anginosos, que também incluem beta-bloqueadores, nitratos e bloqueadores dos canais de cálcio.
O que é o ranexa?
Ranexa (ranolazina) é um medicamento antianginal ele funciona melhorando o fluxo sanguíneo para ajudar o coração a trabalhar com mais eficiência. Além disso, ela é utilizado no tratamento da angina crónica (dor no peito). Não é para uso durante um ataque agudo (de emergência) de angina e também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicação.
Precauções antes de tomar o ranexa:
Muitos outros medicamentos podem interagir com a ranexa e não devem ser usados ao mesmo tempo. O seu médico pode precisar de alterar o seu plano de tratamento se utilizar algum dos seguintes medicamentos:
- claritromicina;
- nefazodona;
- Erva de São João;
- medicamento antifúngico – itraconazol, cetoconazol;
- Medicamentos para o VIH ou SIDA – indinavir, lopinavir / ritonavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir;
- medicamento para tuberculose – rifabutina, rifampina, rifapentina;
- medicamento de apreensão-carbamazepina, fenobarbital, fenitoína.
Para se certificar de que ranexa é seguro para você, informe o seu médico se você tem:
- um distúrbio do ritmo cardíaco;
- doença hepática;
- doença renal;
- uma história pessoal ou familiar de síndrome do QT longo.
Não se sabe se ranexa irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar enquanto estiver a utilizar este medicamento.
Como devo tomar ranexa?
Tome ranexa exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Além disso, este medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos. Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula tudo. Contate o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se agravarem durante o uso.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A angina crônica é frequentemente tratada com uma combinação de drogas. Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou instruções do paciente fornecidas com cada medicação. Não altere suas doses ou programa de medicação sem o conselho do seu médico. Guarde Ranexa à temperatura ambiente longe da humidade e calor.
O que acontece se eu perder uma dose de ranexa?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Portanto, não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que acontece se der overdose de ranexa?
Procure atendimento médico de emergência. Além disso, a sobredosagem pode causar náuseas, vómitos, dormência ou formigueiro, tonturas, visão dupla, confusão ou desmaio.
O que devo evitar enquanto tomar ranexa?
Ranexa pode prejudicar seu pensamento ou reações. Portanto, tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta. Toranja e sumo de toranja podem interagir com a Ranexa e levar a efeitos colaterais indesejados. Discuta o uso de produtos de grapefruit com o seu médico.
Efeitos colaterais ranexa:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum sinal de reação alérgica a ranexa: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu Médico imediatamente se Você Tiver:
- um sentimento de tontura, como se você fosse desmaiar;
- dor de cabeça com dor no peito e tontura grave, batimentos cardíacos acelerados ou acelerados;
- problemas renais – pouca ou nenhuma micção; micção dolorosa ou difícil, inchaço nos pés ou tornozelos; sentindo-se cansado ou com falta de ar.
Efeitos colaterais comuns de ranexa podem incluir:
- náusea, constipação;
- dor de cabeça;
- tontura.
Outras drogas afetarão o ranexa?
Muitas drogas podem interagir com ranexa. Além disso, abaixo está apenas uma lista parcial. Informe o seu médico se você estiver usando:
- aprepitante (Emend);
- trióxido de arsénio (Trisenox);
- cloroquina (Aralen);
- digoxina (Lanoxin);
- fluconazol (Diflucan);
- lovastatina (Mevacor, Altoprev, Advicor), sinvastatina (Zocor, Simcor, Vytorin);
- tansulosina (Flomax);
- tolterodina (Detrol);
- Medicação para TDAH;
- um antibiico tal como azitromicina (Zithromax;
- antidepressivo como amitriptilina e outras.
Outras informações do remédio ranexa:
- Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Ranexa apenas para a indicação
- prescrita.
- Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.