A ranitidina pertence a um grupo de medicamentos chamados bloqueadores da histamina-2. Funciona reduzindo a quantidade de ácido que seu estômago produz. A ranitidina é usada para tratar e prevenir úlceras no estômago e intestinos. Ele também trata as condições em que o estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison. A ranitidina também trata a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e outras condições nas quais o ácido faz o backup do estômago para o esôfago, causando azia.
A ranitidina normalmente é conhecido com o nome comercial de Antak, produzido pelo laboratório Glaxosmithkline Brasil, mas também pode ser comprado em farmácias convencionais com outros nome como Label, Ranitil, Ulcerocin ou Neosac, sob a forma de comprimidos ou xarope.
Para que serve ranitidina:
O uso de ranitidina pode aumentar o risco de desenvolver pneumonia . Os sintomas da pneumonia incluem dor no peito, Febre, falta de ar e tosse com muco verde ou amarelo. Converse com seu médico sobre seu risco específico de desenvolver pneumonia . Não use este medicamento se você é alérgico a ranitidina. Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar este medicamento se tiver doença renal, hepática ou porfiria.
Grânulos de ranitidina e comprimidos efervescentes devem ser dissolvidos em água antes de tomá-los. Seu médico pode recomendar um antiácido para ajudar a aliviar a dor . Siga cuidadosamente as instruções do seu médico sobre o tipo de antiácido a ser usado e quando usá-lo.
Enquanto estiver tomando o ranitidina evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos ao seu estômago. Pode levar até 8 semanas de uso deste medicamento antes da cura da sua úlcera. Para melhores resultados, continue a usar a medicação como indicado. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 6 semanas de tratamento.
Como tomar?
Tome ranitidina exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.Seu médico pode recomendar um antiácido para ajudar a aliviar a dor . Siga cuidadosamente as instruções do seu médico sobre o tipo de antiácido a ser usado e quando usá-lo.
Não esmague, mastigue o ranitidina nem quebre um comprimido efervescente e não permita que este se dissolva na sua língua. O comprimido efervescente de 25 miligramas deve ser dissolvido em pelo menos 1 colher de chá de água antes de ser ingerido. O comprimido de ranitidina efervescente de 150 miligramas deve ser dissolvido em 6 a 8 onças de água.
Deixe o comprimido efervescente dissolver completamente na água e depois beba toda a mistura. Se estiver a administrar este medicamento a uma criança, pode colocar a mistura líquida num conta-gotas e esvaziar o conta-gotas na boca da criança. Grânulos de ranitidina devem ser misturados com 6 a 8 onças de água antes de beber. Meça o remédio líquido com uma colher ou copo de medição especial, e não uma colher de mesa comum. Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.
Pode demorar até 8 semanas antes da cura da sua úlcera. Continue usando ranitidina conforme as instruções e informe o seu médico se os sintomas não melhorarem após 6 semanas de tratamento.Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Diga a qualquer médico que te trate que você está usando ranitidina. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.
Precauções:
Azia é muitas vezes confundida com os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência se tiver dor no peito ou sensação de peso, dor se espalhando para o braço ou ombro, náusea, sudorese e uma sensação de mal-estar geral. Pergunte a um médico ou farmacêutico se é seguro tomar este medicamento se você tem:
- Doença renal;
- Doença hepática;
- Porfiria (um distúrbio de enzima genética que causa sintomas que afetam a pele ou o sistema nervoso).
Não se espera que a ranitidina seja prejudicial para o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar durante o tratamento. A ranitidina passa para o leite materno. Não tome este medicamento sem informar o seu médico se estiver a amamentar um bebê.
O que acontece se perder uma dose de ranitidina?
Tome a dose de ranitidina esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que evitar tomando ranitidina?
Enquanto estiver tomando ranitidina evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos ao seu estômago .
Efeitos colaterais da ranitidina:
Pare de usar ranitidina e procure ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de uma reação alérgica à ranitidina: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Pare de tomar a ranitidina e chame imediatamente o seu médico se tiver um efeito secundário grave como:
- Dor de estômago , perda de apetite;
- Urina escura, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
- Febre, calafrios, tosse com muco, dor no peito, falta de ar;
- Frequência cardíaca rápida ou lenta;
- Fácil hematomas ou sangramento; ou
- Problemas com a sua pele ou cabelo.
Efeitos colaterais comuns da ranitidina podem incluir:
- Dor de cabeça (pode ser grave);
- Sonolência, tontura;
- Problemas de sono (insônia);
- Diminuição do impulso sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo;
- Seios inchados ou sensíveis (em homens);
- Náusea, vômito, dor de estômago ;
- Diarréia, constipação.
Medicamentos que afetam ranitidina:
Antes de tomar ranitidina, informe o seu médico se estiver a tomar triazolam (Halcion). Poderá não conseguir utilizar este medicamento, ou poderá necessitar de ajustes posológicos ou testes especiais durante o tratamento.
Pode haver outras drogas que possam interagir com a ranitidina. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui prescrição, produtos de venda livre, vitaminas e ervas. Não comece um novo medicamento sem informar o seu médico.
Outras informações:
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.