Raquitismo – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, o Raquitismo é uma doença que afeta o desenvolvimento dos ossos das crianças, deixando-os amolecidos, frágeis ou com deformações, que causa sintomas como problemas nos dentes, dificuldade para andar e atraso no desenvolvimento e no crescimento da criança.
Esta doença pode ter diversas causas, porém as mais comuns envolvem a carência de Vitamina D ou de Cálcio, e o seu tratamento é feito através da toma de suplementos multivitamínicos orientados pelo médico.
Principais Causas de Raquitismo: A Vitamina D ajuda o corpo a controlar apropriadamente os níveis de Cálcio e fosfato. Se os níveis sanguíneos destes minerais tornam-se muito baixo, o corpo pode produzir hormônios que causam a liberação de Cálcio e Fósforo dos ossos. Isto leva a ossos fracos e moles.
A Vitamina D é absorvida a partir dos alimentos ou pode ser produzido através da pele quando exposta à luz solar. Falta de produção de Vitamina D pela pele pode ocorrer em pessoas que:
- Vivem em climas com pouca exposição à luz solar
- Têm que ficar dentro de casa
- Trabalham dentro de casa durante o dia
- Você não pode obter quantidade suficiente de vitamina D a partir da dieta, se:
Apresenta intolerância à lactose (têm problemas para digerir produtos lácteos)
- NÃO leva produtos lácteos
- Siga uma dieta vegetariana
Bebês alimentados exclusivamente com leite materno também podem desenvolver deficiência de Vitamina D. Este leite não fornece a quantidade adequada de vitamina. Isso pode ser um problema particular para crianças com pele mais escura nos meses de inverno. Isso ocorre porque os níveis de luz solar são mais baixos.
Ingestão insuficiente de Cálcio e Fósforo na dieta também pode levar ao raquitismo. Isso como a causa de uma deficiência alimentar desses minerais é raro em países desenvolvidos. Cálcio e Fósforo são encontrados no leite e em vegetais de folhas verdes.
Seus genes podem aumentar o risco de raquitismo. Raquitismo é uma forma hereditária da doença, que é transmitida de pais para filhos. Ela ocorre quando os rins são incapazes de reter minério de fosfato. Raquitismo, também pode ser causada por distúrbios renais envolvendo acidose tubular renal .
Distúrbios que reduzem a digestão ou absorção de gorduras irá tornar mais difícil a absorção de Vitamina D no organismo.
Ocasionalmente, o raquitismo pode ocorrer em crianças com doenças hepáticas. Estas crianças não pode converter Vitamina D em sua forma ativa.
Raquitismo é mais comum em crianças durante os períodos de crescimento rápido. Nesta idade, o corpo necessita de níveis elevados de Cálcio e fosfato. Ele é geralmente visto em crianças de 6 a 24 meses. Não é comum em recém-nascidos.
Principais Sintomas de Raquitismo: Os sintomas de raquitismo incluem:
- Dor óssea ou sensibilidade nos braços, pernas, pelve e coluna
- Perda de força muscular e a fraqueza
- Deformidades dentárias, incluindo formação retardada dente, defeitos na estrutura do dente,
- Cárie dentária
- Fraco crescimento
- Aumento de fraturas ósseas
- Cãibras musculares
- Estatura baixa (adultos com menos de 5 pés ou 1,52 metros de altura)
- Deformidades esqueléticas , tais como um crânio de forma irregular, as pernas arqueadas ,
- Saliências na caixa torácica (rosário raquítica), o esterno é empurrado para a frente (da mama pombo), deformidades pélvicas, e deformidades da coluna vertebral (coluna vertebral de modo curvo anormal, incluindo a escoliose ou cifose )
Tratamento de Raquitismo:
Vitamina D e Cálcio: É necessário aumentar a absorção de Vitamina D e Cálcio em crianças com raquitismo. Para isso, pode ser necessário:
- Comer mais alimentos ricos em Vitamina D e Cálcio
- Tomar suplementos de Vitamina D e Cálcio diariamente
- Tomar uma injeção de Vitamina D a cada ano, mas isso só é necessário se a criança não pode tomar os suplementos por via oral ou tem uma doença intestinal ou do fígado.
- A luz solar também contém Vitamina D, de modo que você pode ser aconselhado a aumentar a quantidade de tempo que seu filho passa ao sol.
Tratar Complicações e Condições Relacionadas: Quando o raquitismo ocorre como uma complicação de outra condição médica, o tratamento da condição subjacente, muitas vezes, cura o raquitismo. Por exemplo, pessoas que têm doença renal e raquitismo podem precisar de diálise.
Se o seu filho tem uma deformidade óssea causada por raquitismo, como pernas ou espinha curvada, o médico ou médica pode sugerir um tratamento para corrigi-lo. Isso pode envolver uma cinta para apoiar a área afetada do corpo para os ossos crescerem no local correto, ou podem precisar de cirurgia.
Raquitismo Genético: Para o raquitismo hipofosfatêmico (onde um defeito genético provoca anormalidades na forma dos rins e ossos acordo com fosfato), é necessária uma combinação de suplementos de fosfato e uma suplementação especial de Vitamina D.
Crianças com outros tipos de raquitismo genético precisam de grandes quantidades de um tipo especial de tratamento com Vitamina D.
Como Prevenir o Raquitismo: Há várias etapas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir o raquitismo. Essas incluem a garantia de que o seu filho tem uma dieta saudável, equilibrada e passe algum tempo no sol.
Dieta: Verifique se o seu filho tem uma dieta saudável, equilibrada, que contém uma abundância de Vitamina D e Cálcio.
- Fontes de Vitamina D Incluem: Peixes, como salmão, sardinha e cavala, ovos e cereais matinais fortificados.
- Fontes de Cálcio Incluem: Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurte, vegetais verdes, como brócolis e couve, grãos de soja e tofu, nozes e sardinhas.
Se a criança tem uma dieta restrita – por exemplo, vegetariana ou vegana – pode não estar recebendo as vitaminas e minerais essenciais, necessitando de suplementação.
Luz Solar: Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, os alimentos não possuem a quantidade de Vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de Vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de Vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar.
As janelas também atrapalham a absorção da Vitamina D. Isto porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da Vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.
Suplementos: A maioria das pessoas pode obter toda a Vitamina D de que necessitam através de sua dieta e tomando sol. No entanto, certos grupos de pessoas têm um risco aumentado de desenvolver uma deficiência de vitamina D e podem precisar de tomar suplementos para evitar o raquitismo. Os grupos de risco são:
- Mulheres grávidas e lactantes
- Crianças que tem dificuldade de absorver vitamina D e cálcio
- Idosos
- Pessoas de origem asiática, Africano-Caribe e Oriente Médio
- Pessoas que sempre encobrir toda a sua pele quando estão fora
- Pessoas que não podem ou não são expostas ao sol
- Pessoas que não comem carne ou peixes oleosos.