Razões para você não dormir com cabelo molhado que você precisa conhecer pois, tomar um banho antes de dormir pode afastar a insônia e problemas de fadiga, por isso é tudo de bom, muitas mulheres preferem lavar o cabelo à noite, embora o hábito atraia centenas de males.
Você costuma dormir com os cabelos molhados? A partir de hoje você nunca mais vai querer fazer isso! Na correria que vivemos costumamos tomar banho a noite e lavar os cabelos e como consequência não damos tempo para ele secar naturalmente.
Se você é adepto disso saiba que os malefícios vão muito além da saúde dos fios, mas também do couro cabeludo e da sua própria saúde. No entanto, após saber disso você não vai mais querer dormir com os cabelos molhados. Quando dormimos com o cabelo molhado facilitamos a proliferação dos fungos.
Isso porque nosso próprio travesseiro já é um ambiente propicio para sua proliferação e ainda quando dormimos ficamos com os cabelos úmidos e quentes junto ao travesseiro e isso é tudo que os fungos precisam para se proliferarem com maestria. Esses fungos são os causadores da seborreia popularmente conhecida como caspa.
Claro que além deste fator existem vários outros que contribuem para o seu aparecimento, como o estresse, alimentação não adequada, xampu e condicionadores de baixa qualidade ou usados em excesso, entre outros. Portanto se você já sofre com a seborreia a primeira coisa que deve fazer é parar de dormir com o cabelo molhado.
Além da seborreia, saiba que os malefícios de dormir com o cabelo molhado vão muito além disso. Vamos te mostrar agora o que pode acontecer se você dormir com os cabelos úmidos ou molhados.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Razões para você não dormir com cabelo molhado!
1. Dores de cabeça:
A noite enquanto dormimos a temperatura corporal cai bastante e se você for dormir com os cabelos molhados, irá dificultar que seu organismo mantenha a temperatura e isso pode gerar dores de cabeça.
2. Proliferação de bactérias:
Esta é uma das razões para você nunca mais dormir com o cabelo molhado. Além disso, sabemos que o travesseiro é cheio de fungos e bactérias que provém de células mortas, suor e outros fatores. Isso tudo aliado a umidade dos seus cabelos pode acabar aumentando ainda mais a proliferação de bactérias.
Além da seborreia e caspa, dormir com cabelos molhados podem ocasionar a sua quebra, pois os cabelos molhados ficam mais sensíveis e suscetíveis a quebra.
3. Quebra dos fios:
Se você se preocupa em manter os cabelos fortes e saudáveis, deve evitar ao máximo o mau hábito de molhá-lo ao tomar uma ducha antes de dormir. Essa prática gera um forte enfraquecimento dos fios e, pouco a pouco, aumenta a suscetibilidade à quebra e à queda excessiva.
4. Problemas de pele:
A umidade dos cabelos durante o período de descanso aumenta o risco de sofrer com problemas de pele, já que os micro-organismos têm aí o ambiente ideal para proliferar. Diferentemente de quando você lava os cabelos durante o dia, à noite ele não conta com ar suficiente para secar por completo., ao encontrar o calor no travesseiro, cria o clima perfeito para fungos e bactérias.
Como consequência, podem aparecer micoses e irritações no couro cabeludo e na pele ao redor da linha do cabelo.
5. Coceira e inflamação:
Esta é uma da razões para você nunca mais dormir com o cabelo molhado. Além disso, os fungos que se proliferam na pele por causa do cabelo molhado podem causar inflamação e coceira, inclusive depois de secar o cabelo. Esse sintoma pode se tornar recorrente e, muitas vezes, demora vários dias para desaparecer quando não é tratado adequadamente.