As reações alérgicas mais comuns que grande parte das pessoas já passaram ou vão passar. Alem disso, uma reação alérgica acontece quando o sistema imunológico do corpo reage a um alérgeno que o encontra.
Mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de alergias a cada ano, embora a maioria dos casos seja de rinite alérgica, também conhecida como febre do feno.
Os sintomas da febre do feno se apresentam como coriza / nariz entupido, coceira nos olhos, nariz e céu da boca e espirros.
No entanto, muitas outras alergias podem se apresentar como alergias alimentares, eczema e / ou urticária.
Embora muitas alergias possam ser praticamente inofensivas, algumas podem ser graves e crônicas o suficiente para causar um diagnóstico de asma.
Além disso, algumas reações alérgicas podem se tornar anafilaxias (mais comumente conhecidas como choque anafilático) que podem levar a complicações mais graves e às vezes até a morte.
As pessoas que foram diagnosticadas com uma alergia com risco de vida geralmente recebem adrenalina prescrita para uso em casos de emergência.
É possível que alguém desenvolva uma nova alergia em qualquer idade. Aqui está uma lista dos dez principais gatilhos de alergia mais comuns que você deve evitar, se possível.
Reações alérgicas mais comuns:
1. Pólen:
Este é o alérgeno mais comum. O pólen é o pó fino proveniente de plantas, gramíneas, árvores e ervas daninhas fertilizadas.
Por ser tão fino, o pó pode ser transportado longas distâncias em grandes quantidades pelo vento. O pólen causa rinite alérgica sazonal na maioria das vezes, mas também afeta pessoas com alergias perenes.
2. Comida:
Alimentos como ovos, leite, amendoim, nozes, trigo, soja, sementes de gergelim, frutos do mar, sulfitos e mostarda contêm ingredientes causam algumas das reações alérgicas mais perigosas.
Se uma pessoa não tiver conhecimento da alergia e ingerir esse alérgeno, poderá entrar em choque anafilático e isso pode significar uma questão de vida ou morte.
Especialmente porque os sintomas de alergias alimentares geralmente se apresentam como intolerância alimentar.
3. Picadas de inseto:
As picadas de insetos que você deve observar vêm de abelhas, vespas, jaquetas amarelas, vespas e qualquer tipo de formiga.
Pessoas alérgicas a picadas de insetos também correm o risco de desenvolver uma reação anafilática.
Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa, mas podem incluir prurido, urticária, pele avermelhada, formigamento ou prurido na boca e náusea ou vômito.
Mais a anafilaxia causaria uma queda na pressão sanguínea e as vias aéreas se estreitariam, bloqueando a capacidade respiratória.
4. Látex:
Uma reação alérgica ao látex pode ocorrer se a pessoa alérgica entrar em contato com luvas, preservativos, bandagens adesivas, equipamento médico, elástico, elastano e / ou balões de látex para citar alguns itens.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A reação alérgica pode se apresentar como urticária, prurido, coriza ou nariz entupido, bem como sintomas semelhantes à asma de peito apertado, chiado no peito e dificuldade em respirar. Essa alergia também pode causar anafilaxia.
5. Medicamentos:
As chances de desenvolver uma alergia ao medicamento aumentam quanto mais tempo ou mais frequentemente ele é tomado.
É mais provável que você desenvolva essa alergia se o medicamento for esfregado na pele ou injetado por via subcutânea, em vez de tomado por via oral.
Esses sintomas costumam aparecer como erupção cutânea, urticária ou febre; no entanto, uma alergia a medicamentos também pode causar uma reação anafilática.
6. Níquel e outros metais:
Níquel, cobre, mercúrio, cromo e cobalto são alérgenos frequentes. Esses metais costumam ser encontrados em itens como jóias, telefones celulares e alguns itens de vestuário.
A reação alérgica causa dermatite de contato local, que ocorre quando a pele é esfregada diretamente contra um alérgeno.
Os sintomas na área afetada podem aparecer como bolhas ou descamação da pele, vermelhidão e inchaço leves e / ou coceira.
7. Ácaros:
Os ácaros da poeira serão difíceis de evitar. São pequenos insetos microscópicos que se alimentam de flocos de pele humana mortos, entre outras coisas.
Mais eles podem morar em roupas de cama, tapetes, colchões, estofados, cortinas e animais empalhados.
Mas o pó também contém as fezes e os corpos em decomposição dos ácaros. As proteínas presentes na poeira são o que causa a reação alérgica, que geralmente se apresenta como febre do feno.
8. Baratas:
Assim como os ácaros, a proteína nos excrementos das baratas, saliva e partes do corpo em decomposição quando chutada no ar pode causa reações alérgicas mais comuns.
A reação geralmente se apresenta como sintomas da febre do feno e pode ser evitada no futuro livrando a casa desses insetos. Se a infestação não for tratada, a alergia pode se tornar permanente, em vez de sazonal.
9. Mofo:
O mofo é na verdade pequenos fungos cujos esporos flutuam no ar. Geralmente é encontrado em locais escuros, quentes e úmidos, como porões ou banheiros.
A reação alérgica ao mofo é mais freqüentemente desenvolvida ao ar livre quando esporos de mofo estão no ar.
No entanto, o mofo encontrado em casa, escola ou local de trabalho pode causar sintomas mais duradouros se não for removido o mais rápido possível.
10. Animais domestico:
Mais de 161 milhões de todos os animais domésticos são gatos e cães. Além disso, contrariamente à crença popular, não é o pelo do animal que causa umas das reações alérgicas mais comuns.
Mais a causa é realmente as proteínas encontradas em sua saliva, pelos de animais, flocos de pele e urina.
Peles de animais também podem transportar outros alérgenos, como ácaros, esporos de mofo e pólen. Portanto, não há raça de cão ou gato que seja completamente hipoalergênico.