Estas são as melhores maneiras para tratar a unha encravada em 5 minutos de forma simples e sem dor pois esta condição além de ser dolorosa, é algo extremamente irritante e desconfortável. Uma em cada cinco pessoas sofrem com onicocriptose. O problema surge quando a borda da unha cresce sobre a pele do dedo.
A onicocriptose, conhecida popularmente como unha encravada, é uma inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral é ferida pela unha. As causas variam entre cortes errados das unhas, sapatos apertados e traumas no local. A doença normalmente atinge os pés e provoca inchaço, rubor, dor e formação de pus.
A unha encravada acontece porque a pele forma uma barreira contra o crescimento da unha, que continua a crescer e perfura a camada da epiderme e derme. Além disso, a condição é comum no dedão do pé e raramente afeta as mãos.
Causas das unhas encravadas:
- Hereditariedade em muitas pessoas é um problema que vem de família;
- Trauma as vezes por realizar atividades que envolvem pressão sobre os dedos, como jogar bola, ou ainda por quedas de objetos.
- Cortar a unha errado a causa mais comum é essa , cortar errado as unhas , de forma muito curta. Que pode fazer com que a pele ao lado cresça sobre a unha.
- Calçados inadequados sapatos e meias muito apertados.
- Fungos podem surgir por infecções.
Raramente a presença da doença passará despercebida, pois seus sintomas são notáveis. A unha encravada se manifesta quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo, ocasionando dor, vermelhidão e inchaço. Conforme o tempo, a unha continua a crescer e perfurar ainda mais a epiderme.
A ferida provocada anteriormente se torna mais intensa, o que causa o agravamento dos sintomas e a presença de pus, que pode ser sinal de uma infecção ou uma reação do organismo contra a agressão na pele, já que a mesma fica à mercê de bactérias.
Maneiras para tratar a unha encravada em 5 minutos:
1. Bicarbonato de sódio e vinagre:
Com o bicarbonato de sódio e o vinagre, faça uma pasta e passe sob a unha encravada. Deixando agir por alguns minutos e enxaguando em seguida.
Faça duas vezes por dia.
2. Óleo do cravo da índia:
Em 200ml de azeite de oliva misture 30g de cravo da índia. Deixe cozinhando em banho maria por uma hora. Após esfriar, basta coar e colocar em um vidrinho. Aplicar sobre a unha 2 veze ao dia
3. Suco de cebola:
Etapas:
- Coloque no liquidificador: 200ml de água e uma cebola, bata tudo.
- Depois coe, e coloque em um recipiente de forma que possa introduzir o dedo até encharcar completamente a unha.
- Retire, deixe secar e repita 2 vezes ao dia.
Mesmo se a unha estiver somente levemente encravada, o indivíduo não deve cortá-la. Em qualquer caso, é indicado que consulte um médico, principalmente se o problema for mais grave, como quando há presença de inchaço ou pus.