Receita Caseira Para Tratar Gengivite de forma simples e eficaz. Além disso, a Gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada, mas que, se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Causas da Gengivite: Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que consiste em uma inflamação e infecção que provoca alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como as gengivas, ligamentos e osso alveolar , o tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes. A gengivite é, algumas vezes, o resultado dos efeitos do acúmulo de placa no longo prazo, embora a doença possa ser notada bem antes também. A gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada. A placa, ou biofilme, em termos médicos, é um material grudento feito de bactérias, muco e resíduos de comida que se desenvolve na parte exposta dos dentes. É também a maior causa de cárie dentária.
Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso no dente. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro irritam as gengivas e as deixam inchadas e sensíveis. Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar gengivite. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis. Gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas.
Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação. Também estão relacionados à gengivite o uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados a exemplo do chumbo e do bismuto.
Sintomas da Gengivite: Os sintomas da gengivite geralmente são gengivas doloridas e sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Eles devem-se a inflamação da gengiva que pode ser causada por alterações hormonais ou placa bacteriana resultante de uma má higiene bucal. Outros sintomas de gengivite incluem:
- Cor avermelhada na gengiva;
- Gengiva inchada;
- Dentes parecem mais longos devido a retração da gengiva;
- Mau hálito;
- Gosto ruim na boca;
Um ótimo tratamento caseiro para gengivite é, após a correta lavagens dos dentes, esfregar um pedacinho de algodão molhado em água oxigenada nos dentes e na gengiva, como substituto dos enxaguantes bucais. Então, confira agora a Receita Caseira Para Tratar Gengivite.
INGREDIENTES:
- água oxigenada
MODO DE PREPARO:
- após a correta lavagens dos dentes.
- esfregar um pedacinho de algodão molhado em água oxigenada nos dentes e na gengiva.
- como substituto dos enxaguantes bucais.
O uso da água oxigenada ajuda a eliminar as bactérias que podem causar a gengivite e é menos agressivo do que o uso de um enxaguante bucal, habitualmente encontrado nas farmácias e supermercados. Não é necessário enxaguar a boca com água após este processo, mas, se o indivíduo não gostar do sabor da água oxigenada, poderá fazê-lo. Este passo a passo deve ser realizado após todas as refeições e antes de se deitar, rigorosamente todos os dias, para que se tenha os resultados esperados.
Prevenção da Gengivite: Além disso, e para evitar que a gengivite volte, os pacientes devem: