A Receita de Bolo de Camomila é além de muito saborosa, uma ótima opção para quem deseja apenas um belo café da manhã ou uma festa incrível. Embora o bolo seja uma das receitas mais versáteis da confeitaria (e praticamente toda casa tem suas fórmulas próprias), alguns cuidados técnicos podem te ajudar a melhorar suas receitas ou esclarecer porque algo está dando errado.
Para início de conversa, o sucesso de toda receita depende da qualidade dos ingredientes utilizados. Muitas vezes replicamos receitas e elas têm resultados diferentes. Isso acontece porque os ingredientes podem variar de uma marca para outra. Ao comprá-los, tenha o costume de ler a embalagem.
O Bolo é um alimento à base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no café-da-manhã.
Para além da farinha, que pode ser de trigo, milho, batata, maisena ou qualquer outra fécula, e do adoçante (normalmente açúcar, mas pode ser um adoçante artificial, para os diabéticos poderem comê-lo), os bolos podem levar ainda um tipo de ingrediente aglutinante, geralmente ovos, mas que pode ser glúten ou amido, uma gordura que pode ser manteiga, margarina ou óleo, puré de fruta e um líquido, que pode ser leite, água ou sumo de frutos. Na maior parte das vezes, a massa para bolos leva aromatizantes, como a casca de limão ralada e levedura ou fermento.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Cada receita pede um tamanho de forma. Bolos que vão recheio ficam melhores em formas quadradas ou redondas, e bolos simples (cobertos ou não) em formas com furo. A coisa mais importante é verificar a quantidade de ingredientes da receita escolhida. Exemplo: em uma receita que leva 3 xícaras de farinha, 3 xícaras de açúcar e 5 ovos, você vai precisar de uma forma grande. Na pequena, a massa poderá transbordar. Se utilizar menor quantidade de ingredientes e usar uma forma grande, o bolo vai ficar ralo e corre um sério risco de endurecer e assar demais.
Muitas vezes, os bolos são decorados com uma cobertura, frutas secas ou cristalizadas, que podem ainda ser incluídas na massa e alguns ornamentos artificiais, que podem ou não ser comestíveis (os noivos de um bolo de casamento são muitas vezes de plástico, assim como as letras “Feliz aniversário” e as velas. Existem também bolos salgados, como bolos de carne por exemplo. Os bolos podem ainda levar creme chantili, doce de leite, marshmallow, massa folhada ou outra guloseima. Então confira agora Receita de Bolo de Camomila:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
- 1/2 xícara (chá) de chá de camomila
- Margarina para untar
Calda
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture a farinha e o fermento.
- No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a margarina e o chá de camomila até ficar homogêneo.
- Misture com farinha e fermento e despeje em uma forma de furo no meio untada.
- Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.
- Para a calda, leve ao fogo médio o suco de laranja e o açúcar de confeiteiro e mexa até derreter e formar uma calda rala.
- Desenforme o bolo frio, regue com a calda e sirva em seguida.