Receita Para Tratar a Bronquite em Casa Naturalmente e rápido. Além disso, a Bronquite é caracterizada pela inflamação das principais passagens de ar para os pulmões, a bronquite pode ser dividida em dois tipos: a Aguda e a Crônica. A primeira tem curta duração, já a segunda permanece por mais tempo e tem alta recorrência.
O quadro agudo de uma bronquite pode ser viral ou por uma infecção respiratória, desenvolvendo tosse, catarro, ou secreção. A Bronquite também pode ser descadeada por uma exposição a uma fumaça irritante, como a poluição, o ar seco, ou a um incêndio, por exemplo, onde são liberadas substâncias tóxicas. Já para a crônica, a causa mais comum é o tabaco, ou seja, o hábito de fumar.
Causas da Bronquite: As causas da bronquite podem estar relacionadas a outras doenças, como sinusite crônica, alergia, amigdalite; inalação de substâncias tóxicas, cigarro ou poluentes, ou contaminação com determinados fungos, vírus ou bactérias.
O diagnóstico da bronquite pode ser feito após a observação dos sintomas que o indivíduo apresenta e da auscultação pulmonar. Exames que podem ser úteis são: raio-x, exame do escarro e a espirometria para avaliar a extensão da bronquite e, assim, indicar a melhor forma de tratamento.
Sintomas de Bronquite: Os sintomas da bronquite, tanto aguda quanto crônica, são:
- Tosse com presença de muco.
- Ronco ou chiado no peito.
- Fadiga.
- Dificuldade para respirar e falta de ar.
- Febre e calafrios.
- Desconforto no peito.
Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas.
Tratamento de Bronquite: Muitos casos de bronquite resolvem-se sozinhos, sem o uso de medicamentos, e os sintomas desaparecem em cerca de duas semanas. Mas algumas vezes o médico poderá lhe prescrever alguns remédios específicos, como:
- Antibióticos: em caso de infecção bacteriana, apesar de a maioria das bronquites serem causadas por vírus.
- Xaropes: para tosse.
- Antialérgicos: medicamentos para asma ou outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) também podem ser receitados caso o paciente apresente alguma dessas condições.
Se os sintomas da bronquite não desaparecerem, seu médico pode prescrever a você um inalador para abrir as vias respiratórias, caso você esteja com chiado no peito.
Como Prevenir a Bronquite: Algumas medidas podem prevenir a ocorrência de bronquite. Conheça e previna-se:
- Não fume.
- Tome a vacina contra a gripe e a vacina pneumocócica anualmente.
- Reduza sua exposição à poluição do ar e a agentes químicos que possam causar irritação aos pulmões.
- Lave as mãos frequentemente a fim de evitar a disseminação de vírus e de outras infecções.
Remédio Caseiro Para Tratar a Bronquite: Um bom remédio caseiro para tratar a bronquite é tomar um chá com propriedades anti-inflamatórias, mucilaginosas ou expectorantes. Então confira, a Receita Para Tratar a Bronquite em Casa Naturalmente:
Ingredientes:
- 1 litro de água fervente.
- 1 colher (chá) folhas frescas de sálvia.
- 1 colher (sopa) de Mel.
- 1 colher (café) de casca de Limão ralada.
- Suco puro de um Limão.
Modo de Preparo:
- Mantenha a água em fogo baixo e junte os demais ingredientes.
- Deixe ferver de 20 a 30 minutos.
- Depois, retire do fogo e coe, servindo quente ou gelado.
Obs: Devem evitar a sálvia grávidas, lactantes, pessoas que fazem uso de medicamentos cardíacos e que possuem olhos ou boca secos.