A coceira na vagina pode ser sintoma de alergia ou candidíase, por exemplo. Quando ela é causada por uma reação alérgica, a região afetada é, na maior parte das vezes, a mais externa. Neste caso, o uso de calcinhas que não sejam de algodão e de calças jeans, diariamente, podem causar irritação e aumentar a coceira na vagina.
Quando a coceira é interna, ela pode ser causada pela presença de algum fungo ou bactéria e o sintoma pode vir acompanhado de inchaço e de corrimento. Muitas vezes, a causa da coceira na vagina é a candidíase, uma doença causada pelo desequilíbrio dos fungos que, normalmente, habitam esta região.
Sintomas da candidíase:
Para obter um diagnóstico se está ou não com candidíase, a mulher deve observar atentamente o próprio corpo. A coceira na vagina não é só na parte externa da vagina, como também na interna. Para se caracterizar como tal doença, os sintomas precisam vir acompanhados de um corrimento branco, que pode aparecer com ou sem odor, além de um incômodo ao urinar.
Como tratar as coceiras vaginais:
Se a mulher quer acabar com a coceira na vagina, de início deve-se vestir roupas íntimas de algodão, além de manter uma boa higiene na área pubiana, lavando as regiões com sabonetes próprios para o uso, evitar calças justas e o abuso de doces e frituras.
1. Iogurte:
O Iogurte tem como ação o bloqueio de bactérias e fungos, além de equilibrar a flora vaginal, pois reduz a acidez da região. Para eliminar a coceira na vagina, você vai precisar de uma embalagem de 125 g de iogurte natural e 1 absorvente interno.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Espalhe o iogurte na vagina e em seguida coloque o absorvente interno, com o objetivo de não deixar a calcinha molhada. Repita o procedimento duas vezes por dia, ao longo de três dias consecutivos.
2. Lavagem com água salgada:
O banho com água salgada é um remédio caseiro para coceira na vagina simples de preparar. Ele controla o avanço dos microrganismos que geram a infecção. Para aplicar, adicione na água 1 colher de sopa de sal marinho integral, sem ser o sal refinado.
Lave a região íntima com essa mistura sempre que tiver a coceira na vagina. Você também adicionar na sua banheira ½ xícara de sal marinho, sendo que água deve estar morna. Permaneça por alguns minutos.
3. Calêndula:
A calêndula, ou malmequer, é uma planta com propriedades antifúngicas e antibióticas. Para combater a coceira na vagina, faça um chá com 1 xícara de água e 1 colher de calêndula seca. Tampe a solução por 10 minutos e coe. Pode tomar três xícaras por dia por duas semanas.
4. Uva de urso:
É uma erva medicinal e tem as funções antibacteriana, antisséptica e adstringente. Ferva 1 xícara de água e adicione 2 folhas secas de uva de urso. Deixe a mistura descansando por 10 minutos e coe. Ingira o chá de três a quatro vezes ao dia. Estes remédios vão aliviar os sintomas da coceira na vagina e lhe garantir um pouco mais de qualidade durante o dia a dia.
No entanto, caso a coceira na vagina não passe procure um ginecologista, pois o seu diagnóstico pode ir além de simples alergias e pode ser sinais de infecção de um vírus ou bactéria, tal como a Candidíase (confira aqui demais sintomas).
5. Óleo de coco:
Famosinho por ser versátil, o óleo de coco mais uma vez prova sua eficiência. Nesse caso, ele pode ser usado para acabar com a infecção causadora da coceira na vagina.
6. Vinagre de maçã:
Essa dica é muito conhecida justamente por dar bons resultados diminuindo a coceira na vagina. O vinagre é antifúngico, ideal para infecções na pele. Vamos à receitinha:
Modo de preparo:
- faça uma mistura de 2 colheres de vinagre de maçã ou branco em 200 ml de água.
- Lave o local e deixe secar naturalmente.
- No mesmo instante você sentirá uma melhora.