Celulite é uma infecção cutânea bacteriana comum mas potencialmente grave das camadas mais profundas da pele e dos tecidos subcutâneos, onde a pele se rompeu, como um corte, arranhão, picada de inseto, úlcera, queimadura, ferida cirúrgica ou onde a pele está quebrando de condições como eczema, psoríase ou infecção fúngica. Normalmente, as bactérias que estão presentes na pele não causam danos; a menos que sejam capazes de penetrar profundamente na pele. Nicks na pele permitem que essas bactérias fiquem abaixo da superfície da pele e causem infecção.
Atualmente, a Celulite é mais freqüentemente causada por uma bactéria resistente a drogas conhecida como estafilococo aureus resistente à meticilina ou popularmente conhecida como MRSA. Celulite causadas por esta bactéria levam a bolhas na pele ou infecções mais profundas. Picadas de inseto, como picadas de aranha, mordidas de animais também podem transmitir bactérias que causam Celulite. Vários fatores podem colocá-lo em risco de contrair Celulite.
Alguns deles incluem um sistema imunológico enfraquecido, catapora ou herpes zoster, diabetes, obesidade, problemas de circulação sanguínea, linfedema, abuso de drogas e uma história de Celulite aumenta o risco de desenvolver este problema. Embora a infecção ocorra principalmente na parte inferior das pernas, pode ocorrer em qualquer parte do corpo.
A área afetada geralmente parece vermelha, inchada e quente, dolorida e dolorida. A Celulite não é contagiosa, pois a camada externa da pele permanece intacta. A maioria dos casos de Celulite é leve e tende a se resolver em alguns dias ou algumas semanas, mas, às vezes, pode evoluir para uma infecção mais grave ou outros problemas perigosos. De fato, se não tratada, pode ser potencialmente fatal.
1. Calêndula:
Calêndula é calmante para a pele sensível e inflamada e combate a Celulite. Decoção de água de flor de calêndula é usada tradicionalmente para tratar várias condições de pele causadas por bactérias. Um estudo publicado em 2008 demonstrou que extratos solúveis em água de calêndula tiveram a maior atividade inibitória contra uma ampla gama de bactérias causadoras da Celulite, especialmente S. aureus. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada e também estimula a produção de colágeno, promovendo assim a cicatrização de feridas.
- Íngreme duas colheres de chá de flores de calêndula em um copo de água quente por cerca de 10 minutos;
- Mergulhe um pano limpo nesta infusão e aplique-o na área afetada;
- Deixe por 15 a 20 minutos;
- Repita três ou quatro vezes por dia durante algumas semanas;
- Você também pode aplicar creme de calêndula algumas vezes ao dia até ver melhora.
2. Óleo de coco:
O óleo de coco é usado tradicionalmente para hidratar a pele em muitas partes do mundo. Tem provado propriedades anti-sépticas e contém ácidos gordos de cadeia média, em particular o ácido láurico, que ajuda a combater a Celulite. A monolaurina, um subproduto do coco, foi capaz de inibir as bactérias gram positivas e gram negativas isoladas de infecções da pele.
Tanto o óleo de coco virgem quanto a monolaurina mostraram atividade antibacteriana significativa contra o Staphylococcus aureus e, portanto, têm sido recomendados para o tratamento da dermatite. O óleo de coco também é calmante para a pele e tem propriedades curativas.
- Aplique o óleo de coco na área afetada;
- Deixe por algumas horas e depois lave-a;
- Reaplicar várias vezes por dia até que o problema seja resolvido.
3. Cúrcuma:
Açafrão é um poderoso antibiótico natural e anti-séptico para prevenir e tratar a Celulite. Seu ingrediente ativo curcumina também fornece benefícios anti-inflamatórios. A cúrcuma é usada em várias aplicações dermatológicas, como psoríase, acne, cicatrização de feridas e queloides, bloqueando ou promovendo vias moleculares que estão envolvidas nessas doenças.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Misture uma colher de chá de açafrão em pó em um copo de leite e deixe ferver. Você também pode adicionar um pouco de mel. Beba este leite de açafrão, uma ou duas vezes ao dia, até que a infecção desapareça;
- Alternativamente, você pode tomar 400 a 600 mg de pó de curcumina padronizado, três vezes ao dia por várias semanas a alguns meses;
- Você também pode fazer um cataplasma açafrão, misturando uma colher de sopa de mel cru, uma colher de chá de açafrão em pó e três gotas de óleo do chá da arvore em uma ou duas colheres de chá de argila bentonita, o suficiente para fazer uma pasta.
- Aplique na área afetada e deixe por 15 a 20 minutos antes de enxaguar. Use diariamente por alguns dias.
4. Óleo da Árvore do Chá:
Óleo de melaleuca ou óleo de Melaleuca é bem reputado por suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias. Isto levou à sua utilização generalizada em cosméticos e para o tratamento da Celulite. Evidências científicas mostram que é eficaz no tratamento da acne com menos efeitos colaterais.
Ensaios clínicos demonstraram que é eficaz contra candidíase oral e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA ), a bactéria geralmente responsável pela infecção por Celulite. O óleo da árvore do chá é altamente benéfico para o tratamento da Celulite.
- Umedeça um cotonete com água e coloque uma ou duas gotas de óleo essencial do óleo da árvore do chá;
- Aplique no local da infecção. Deixe por algumas horas antes de lavá-lo;
- Alternativamente, você pode misturar algumas gotas de óleo da árvore do chá em uma colher de chá de gel de Aloe vera ou mel cru;
- Aplique em sua pele e deixe por algumas horas antes de enxaguar;
- Use um desses remédios uma ou duas vezes ao dia até estar satisfeito com os resultados.
5. Mel de manuka:
O mel de Manuka é um produto nativo da Nova Zelândia. É rico em fitoquímicos como o metilglioxal (MG), que são eficazes no controle da Celulite por estafilococos. Verificou-se também que os compostos ativos neste mel inibem MRSA resistente a antibióticos (Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Mel Manuka também ajuda a acelerar a cicatrização de feridas.
Embora o mecanismo exato para a sua atividade antimicrobiana validada não tenha sido desvendado, muitos pesquisadores acham que as propriedades físicas do mel podem ser responsáveis por isso. É também um agente anti-inflamatório muito forte.
- Espalhe o mel manuka na área afetada;
- Deixe por algumas horas antes de lavá-lo;
- Faça isso algumas vezes por dia até estar satisfeito com os resultados.
6. Feno-grego:
Sendo embalado com flavonoides, sementes de feno-grego pode ser usado externamente na pele para reduzir a Celulite. Sementes de feno-grego têm um alto teor de saponinas e proteínas. Além disso, é rico em polifenóis responsáveis por suas propriedades terapêuticas. O feno-grego tem sido usado na medicina popular para tratar a Celulite. Sua atividade antibacteriana também foi confirmada por vários estudos.
- Mergulhe duas colheres de sopa de sementes de feno-grego em água morna por algumas horas;
- Moê-los junto com um pouco de água para fazer uma pasta;
- Aplique esta pasta na área afetada;
- Deixe por algumas horas antes de lavá-lo;
- Repita diariamente até os sintomas associados à Celulite melhorarem.
7. Óleo de orégano:
Sendo o antibiótico da natureza, o óleo de orégano é outro remédio eficaz para a Celulite. Tem propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias muito potentes. O terpineno é um importante componente ativo do óleo de orégano. Contém compostos fenólicos como carvacrol e timol com qualidades antiviral, antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.
Um estudo publicado em um jornal, descobriu que a aplicação de uma pomada de extrato de orégano de 3 por cento reduzia a contaminação bacteriana e Celulite subseqüente em pacientes com feridas pós-cirúrgicas. Existem muitos estudos que demonstram a ampla gama de atividade antimicrobiana do óleo de orégano contra várias bactérias, incluindo o Staphylococcus aureus e também o letal MRSA.
- Diluir 10 a 12 gotas de óleo de orégano em duas colheres de sopa de azeite, óleo de coco, óleo de jojoba ou qualquer outro óleo transportador;
- Aplique na área afetada e deixe por algumas horas. Lave e reaplique várias vezes ao dia;
- Você também pode levar este óleo internamente;
- Misture três gotas de óleo de orégano em uma colher de sopa de óleo de coco;
- Você também pode adicionar uma colher de chá de mel;
- Consuma esta mistura cinco vezes ao dia por três ou quatro dias;
- Então, tome três vezes ao dia por sete a 10 dias.