Os melhores remédios caseiros para tratar diarreia funcionam, pois, são naturais e bem eficientes para tratar esse mal. No entanto, a Diarreia é um tipo comum de desconforto ou infecção gastrointestinal. Causa a descarga freqüente e excessiva dos intestinos na forma de fezes anormalmente aquosas e dores de estômago. Se você ou um dos seus filhos tiver desenvolvido Diarreia recentemente, a primeira pergunta que você provavelmente fará é: “Você pode me dizer como tratar diarreia?”
Se você está enfrentando algum dos sintomas descritos acima, você pode ser afetado por um caso agudo de Diarreia. A Diarreia aguda dura uma ou duas semanas enquanto você está temporariamente doente. Ou você pode ter Diarreia crônica, que persiste por mais de várias semanas.
Diarreia é ter fezes muito soltas ou aquosas três ou mais vezes dentro de 24 horas. Acredite ou não, tratar diarreia aguda pode ser um dos melhores mecanismos de defesa do seu corpo contra uma infecção temporária ou um vírus.
Embora sejam desconfortáveis e desagradáveis, os sintomas de Diarreia de curto prazo ajudam a expulsar rapidamente substâncias nocivas do trato gastrointestinal antes que elas tenham a chance de causar ainda mais problemas ou complicações.
O que Causa Diarreia?
A Diarreia é uma reação natural à desidratação, infecção ou toxinas que precisam ser expelidas do sistema digestivo. Exemplos incluem certos tipos de bactérias, parasitas, alergias alimentares ou outros micróbios. Um dos riscos associados à Diarreia é que ela pode deixá-lo ainda mais desidratado e doente se você já estiver doente. Isso porque faz com que o corpo perca muita água e minerais, incluindo eletrólitos como o sódio, muito rapidamente.
Quais os Sintomas de Diarreia?
- Evacuações frequentes, incluindo ir ao banheiro mais de 1-2 vezes ao dia
- Fezes aquosas, ou fezes “soltas”
- Dores abdominais, cólicas e, por vezes , inchaço do estômago,
- Às vezes náusea e vômito
- Dores de estômago e, por vezes, perda de apetite, dificuldade para comer o suficiente e / ou perda de peso
- Aumento da sede, devido à perda de mais água do que o habitual ao ir ao banheiro com frequência
- Às vezes, sintomas de febre dependendo do que está causando Diarreia (como uma infecção ou doença)
- Os sintomas de desidratação , que podem incluir fraqueza, nevoeiro cerebral, dores de estômago, tonturas e alterações da pressão arterial
A chave para aprender a parar os sintomas da Diarreia depois que eles começaram, e também impedi-los de retornar no futuro, depende das causas subjacentes da condição. A Diarreia pode se desenvolver por vários motivos, incluindo desidratação, doenças ou intoxicação alimentar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Crianças, bebês, adultos e idosos podem tratar diarreia por diferentes razões. Isso inclui dificuldade em digerir os alimentos adequadamente, síndrome do intestino permeável, estresse emocional ligado à SII ou não beber água suficiente.
1. Chá de Camomila:
A flor de camomila possui ação anti-inflamatória e antioxidante, servindo para o alívio cólicas, inchaço e outros problemas.
“O chá de camomila, além de contribuir com o volume de líquido a ser reposto, ajuda a diminuir a frequência das evacuações, pois a camomila tem efeito antiespasmódico, para tratar diarreia.
2. Sopa de Cenoura:
Segundo o gastroenterologista, a cenoura cozida possui propriedades constipantes, além da reposição do líquido com o caldo da sopa. Confira aqui uma receita de sopa de cenoura!
3. Água de Coco:
A água de coco é uma bebida rica em vitaminas e minerais que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência, fundamental para evitar a desidratação. A água de coco é uma importante aliada no tratar diarreia pois, além da reposição hídrica, ela repõe eletrólitos perdidos, como sódio, potássio e cloreto.
4. Alimentos Ricos em Fibras:
De maneira geral, as fibras ajudam a regular o intestino. O gastroenterologista explica que em casos de Diarréia, devem ser ingeridas fibras solúveis, como a aveia, que ajudam a compactar o bolo fecal. Além disso, é preciso evitar fibras insolúveis como o trigo, pois não possuem esse poder de compactar as fezes.
5. Soro Caseiro:
O soro caseiro é muito indicado para tratar diarreia, especialmente quando a pessoa não tem acesso a isotônicos e outros líquidos que ajudem a repor também os eletrólitos perdidos. Receita de soro caseiro: Pegue um litro de água filtrada ou fervida (mas já fria), adicione uma colher pequena (tipo de café) de sal e uma colher grande (tipo de sopa) de açúcar. Misture bem e beba aos poucos.
Considerações finais:
É um problema comum que ocorre quando os movimentos intestinais (ou fezes) ficam muito soltos, frequentes e / ou lacrimejantes. Pode ser aguda (a curto prazo) ou crônica, com duração de mais de 2 a 3 semanas.
É causada por fatores que incluem alergias alimentares, uma infecção ou vírus, desidratação, estresse e certos medicamentos para tratar diarreia.
Você pode se livrar desse mal bebendo bastante líquidos, consumindo alimentos leves enquanto se recupera, descansando o suficiente, tentando uma dieta de eliminação se os sintomas continuarem retornando e usando óleo essencial de hortelã-pimenta para pele.