Os remédios caseiros para dor de garganta que são Muito eficaz. Alem disso, Os incômodos na garganta, como dor, ronquidão, coceira e outros são comuns por uma série de problemas. Porém, nas épocas mais frias do ano, é comum que esses sinais estejam associados a problemas de garganta. E nem sempre é preciso recorrer a um fármaco, já que o remédio caseiro para dor de garganta pode ser suficiente.
Além de evitar a necessidade de remédios farmacêuticos, pode prevenir complicações. E quem sempre fica com dor de garanta quando esfria pode, até mesmo, tomar o remédio caseiro antes dos sintomas aparecerem. Mas quando os sintomas persistirem é preciso buscar ajuda médica.
1. Suco de Toranja:
A toranja se assemelha à laranja, mas de sabor azedo, sendo fonte de vitaminas, colaborando com o sistema imunológico, e tem propriedade anti-inflamatória. Para fazer o seu suco e usar como remédio caseiro para dor de garganta bastam três unidades. Já para preparar, é necessário lavar bem, descascar e espremer o seu suco. Beba três copos por dia.
2. Chá de hortelã com mel:
Mais um chá muito eficiente para tratar garganta inflamada é o de hortelã, sendo que essa planta além de contar com um delicioso aroma e refrescante sabor oferece propriedades antissépticas. Assim, as bactérias que causam a inflamação na garganta não se desenvolverem. Também alivia a febre e a dor de cabeça. Já o mel é antibiótico, anti-inflamatório e antimicrobiano. É preciso dos seguintes ingredientes:
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Por meio de infusão, fervendo a água e depois a despejando sobre as folhas.
- Depois de amornar, coar e adicionar o mel. Beber duas vezes ao dia.
3. Chá de tanchagem com própolis:
As folhas da tanchagem são mais uma das receitas de Remédios Caseiros Para Dor de Garganta, sendo uma erva medicinal com propriedades anti-inflamatórias. Para potencializar os efeitos, pode ser combinado com própolis que, além de fortalecer o sistema imunológico, atua como antisséptico e bactericida.
Para fazer esse chá é preciso os seguintes ingredientes:
INGREDIENTES:
- 30 g de folhas de tanchagem;
- 1 litro de água;
- 10 gotas de própolis.
MODO DE PREPARO:
Esse chá é feito por infusão, sendo necessário ferver a água. Depois, basta colocar em um recipiente junto com as folhas. Depois que amornar, coe o chá e adicione o própolis. Além de beber duas xícaras por dia é possível fazer gargarejos com ele.
4. Chá de gengibre:
Entre as opções de chá que funcionam como um dos Remédios Caseiros Para Dor de Garganta esse é um dos mais eficientes, pois essa raiz tem ação anti-inflamatória, o que é ideal para dor causada pela garganta inflamada.É muito fácil preparar o seu chá, sendo necessários apenas os ingredientes a seguir:
INGREDIENTES:
- Um pedaço com cerca de 1 cm de gengibre;
- 1 xícara de água.
MODO DE PREPARO:
- Depois de descascar, lavar bem o gengibre e cortá-lo em rodelas, coloque junto com a água em uma panela e deixe ferver.
- Depois de levantar fervura aguarde alguns minutos e, após desligar o fogo, espere amornar.
- Coe e beba três vezes ao dia até melhorar.
5. Gargarejo de cebola, limão e mel:
Além dos sucos e dos chás, os gargarejos são grandes aliados no combate a problemas na garganta e, por isso, está na lista de Remédios Caseiros Para Dor de Garganta. Para essa receita, você precisa dos seguintes ingredientes:
INGREDIENTES:
- 3 limões;
- 1 colher de mel;
- 1 cebola média;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
Corte em rodelas a cebola e coloque em uma panela com água e, depois que iniciar a fervura, espere sete minutos. Após coar, acrescente o suco dos limões e o mel. Para garantir os resultados, faça gargarejos com essa solução duas vezes ao dia. A cebola ajuda com as vitaminas que possui, protegendo o sistema imunológico.
Também tem propriedades antiasmáticas e anti-inflamatórias. Já o limão que também é fonte de vitaminas e minerais tem ainda propriedade antiviral. Por fim, o mel funciona como antibiótico natural, além de ser anti-inflamatório e antimicrobiano.
6. Limão, cebola e orégano:
INGREDIENTES:
- Ferva 1 litro de água e adicione 1 cebola média e ½ colher de orégano.
- Deixe ferver por cerca de 7 minutos e desligue o fogo.
- Coe a infusão e acrescente o suco de 3 limões.
MODO DE PREPARO:
Faça gargarejos com este chá duas vezes ao dia.
7. Chá de hortelã com mel:
O chá de hortelã com mel limpa e purifica a garganta combatendo o desconforto e o mal-estar.
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
Adicionar as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água e deixar ferver e depois adicionar 1 colher de mel. Coar e tomar quando estiver morno.
8. Gargarejo de limão com cebola:
Um excelente remédio caseiro para dor de garganta e tosse é fazer um gargarejo com limão e outros ingredientes que purificam a garganta.
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Ferver a água e adicionar a cebola, deixando ferver por 7 minutos.
- Depois, coar a infusão e adicionar o suco dos 3 limões e o mel.
- Faça gargarejos com este chá 2 vezes ao dia.
Os gargarejos com água e sal ou vinagre, por exemplo, também são ótimos para ajudar a aliviar a inflamação e a dor de garganta. Veja como fazer estes gargarejos em: Gargarejos para garganta inflamada.
9. Chá de tanchagem:
A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias muito eficaz para aliviar o desconforto e a irritação na garganta.
INGREDIENTES:
- 30g de folhas de tanchagem
- 1 litro de água
- 10 gotas de própolis
MODO DE PREPARO:
- Para preparar o chá ferva a água, apague o fogo, adicione as folhas de tanchagem e deixe repousar por 10 minutos.
- Espere amornar, coe e acrescente as 10 gotas de própolis e faça gargarejos de 3 a 5 vezes ao dia com este chá.
Para completar o tratamento faça uma inalação com o chá de eucalipto.
10. Chá de eucalipto:
O chá de eucalipto ajuda a limpar a garganta aliviando a dor e o desconforto.
INGREDIENTES:
- 10 folhas de eucalipto
- 1 litro de água
MODO DE PREPARO:
Ferva a água e depois adicione as folhas do eucalipto. Deixe esfriar um pouco e inale o vapor que sai deste chá no mínimo 2 vezes ao dia com duração de 15 minutos.