O herpes labial em geral começa com formigamento e ardência local e logo surgem pequenas vesículas agrupadas. Quem já teve crises de herpes, sabe o quanto as vesículas incomodam, doem e causam constrangimento.
Um dos gatilhos para a manifestação da doença é a exposição solar intensa (por isso recomenda-se o uso de protetor labial), baixa imunidade do organismo, estresse, cansaço físico e mental, além de vigência do período menstrual. Infelizmente, não existe cura definitiva para o Herpes Labial. O tratamento convencional consiste em antivirais orais (o famoso aciclovir) e algumas pomadas específicas. O medicamento ajuda a inibir a replicação do vírus e a diminuir o tempo a intensidade dos sintomas.
Mas aqui vai um alerta: é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível, ou seja, de preferência no primeiro dia de manifestação da doença, para que o vírus não se replique. E mesmo que você já saiba decor o remédio a ser utilizado, não se automedique durante as crises, pois é fundamental procurar ajuda médica. Então, confira agora os Remédios Caseiros Para Herpes Labial:
Remédios caseiros para herpes labial:
1. Leite:
O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pela Herpes Labial. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos o bastante para adiar os efeitos da Herpes Labial.
Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão. O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas podem não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização.
Passe levemente nas regiões afetadas pela Herpes Labial. Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo.
Veja Também: 10 Receitas Caseiras Para Acabar com a Insônia…
2. Óleos naturais:
Óleos naturais são eficazes no alívio da dor do Herpes Labial e coceira. Óleo de jojoba, árvore do chá, vitamina E e de calêndula são conhecidos por lutar contra o vírus. Você só precisa aplicar qualquer um dos óleos naturais ou fazer a mistura de alguns óleos na área infectada, suavemente. Isso vai curar a pele infectada.
Veja Também: As 12 Receitas Caseiras Para Aliviar a Dor de Garganta Rapidamente…
3. Alcaçuz:
O alcaçuz é um dos melhores Remédios Caseiros Para Herpes Labial. Isto graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antivirais. Como alternativa, faça a ingestão de 2 cápsulas dos extratos das raízes de alcaçuz. Lembrando que uso excessivo de alcaçuz pode resultar em hipertensão e diminuição de potássio. Assim, os indivíduos que sofrem de problemas cardíacos e mulheres grávidas devem evitar a ingestão de alcaçuz.
4. Alho:
O alho possui uma série de propriedades úteis para o trato contra os sintomas da Herpes Labial. Contém características anti-inflamatórias, antivirais, além de ser um antibiótico natural, ajuda a amenizar, secar e cicatrizar as feridas recorrentes da doença. Mas se você tiver rejeição ao cheiro forte do alho, escolha outra opção.
Existem duas formas muito simples de usar o alho para este propósito:
- Forma 1: corte um dente de alho na metade e passe-o diretamente sobre as regiões afetadas pela herpes. Faça duas vezes por dia.
- Forma 2: amasse um dente de alho completo, até formar uma pasta. Passe nas regiões afetadas e deixe por alguns minutos. Faça uma vez por dia.
5. Iogurte:
Um dos derivados do leite mais efetivos contra a Herpes Labial, o iogurte possui propriedades que combatem diretamente a doença, sendo uma opção saudável e prática nos períodos em que ela estiver mais ativa, causando incômodos como feridas visíveis e dor.
Você pode consumir o iogurte naturalmente, durante o café da manhã ou após o almoço, para combater os efeitos da herpes durante o período mais intenso. Neste caso, você pode combinar outros remédios caseiros para aliviar diretamente os sintomas – como o leite e a aloe vera, por exemplo – enquanto utiliza o iogurte para resolver o problema a longo prazo.
6. Bicarbonato de sódio:
Bicarbonato de sódio é um tratamento eficaz para se livrar do herpes rápido. Ele fornece alívio nas feridas dolorosas. Pegue uma bola de algodão e umedeça-o em bicarbonato de sódio. Aplique diretamente na área infectada. Ajuda a secar as bolhas.
7. Gelo:
Os primeiros sinais de que a Herpes Labial irá se manifestar são inchaço e formigamento ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local. O gelo fará com que o inchaço e o formigamento diminua.
Basta enrolar um cubo de gelo ao redor de um pedaço de pano limpo e aplicar nas regiões afetadas.
8. Sal de epsom:
Banhar com água salgada Epsom é o melhor remédio para acalmar a coceira e dor em herpes. Este remédio torna as feridas secas, reduzindo assim coceira. Você também pode adicionar um pouco de sal na banheira. Mergulhe a área infectada na água. Deixe secar e, em seguida, tomar um banho.
9. Erva cidreira:
Pode não parecer, mas se trata de um remédio caseiro de fácil preparo e aplicação. Com seus efeitos anti-inflamatórias e calmantes aplicados desta forma, os efeitos da Herpes Labial diminuem drasticamente, principalmente o ardor e a coceira.
Aplicando ao menos 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições, a pomada de erva cidreira se torna muito mais prática de ser usada, Veja como fazê-la.
INGREDIENTES:
- 100 ml de Óleo Mineral
- 20g de Erva Cidreira
MODO DE PREPARO:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Coloque ambos os ingredientes em uma panela pequena, tampe e deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Deixe esfriar completamente, e coe. Aplique a pasta na região afetada pela herpes seguindo a recomendação acima.
- A lista de remédios caseiros é bem variada, mas eles não extinguem por completo os efeitos da Herpes Labial.
É preciso um cuidado constante para que a doença não traga maiores problemas, e se possível evitar situações que a piore. Atitudes simples como escovar os dentes com frequência, passar protetor solar de um fator adequado antes de sair de casa, ter uma boa alimentação que favoreça o fortalecimento das defesas do organismo,são suficientes para deixar esta doença de lado por um bom tempo.
10. Aloe vera:
A Aloe Vera é mais conhecida como uma planta para cuidados com a pele, sobretudo irritações e pruridas em geral. E no caso da Herpes Labial, ela é ainda mais efetiva: além de acalmar os efeitos das dores, suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias atacam diretamente os agentes que causam a Herpes Labial. E seu uso é um dos mais fáceis.
Não existem grandes mistérios. Passe o gel de aloe vera, extraído da própria planta, em uma quantidade pequena ao redor da boca, focando nos pontos lesionados. Se preferir, use um chumaço de algodão ou cotonete para auxiliar no contato.
11. Mel:
O mel é um forte remédio caseiro para o combate a Herpes Labial. As propriedades antibióticas existentes nos alimentos são fortes o bastante para amenizar por completo os efeitos da doença, e acredita-se que eles conseguem ser ainda mais eficientes do que algumas pomadas específicas para este fim.
Sem grandes mistérios também. Pegue um pouco de mel e passe nas áreas que estão afetadas pela Herpes Labial de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência, use um algodão ou cotonete para facilitar a aplicação.
12. Chá preto:
O chá preto pode ser utilizado tanto antes como durante os períodos que a Herpes Labial aparece, como um meio de cicatrização rápida, e efeitos quase mínimos. Suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias são muito eficientes não apenas para a doença em si, mas para a prevenção de doenças em geral.
Você pode beber o chá preto normalmente, sua propriedades antivirais irão ajudar a diminuir os sintomas da Herpes Labial.
Para um efeito maior, você pode passar o chá na área afetada. Siga a receita a seguir:
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Prepare o chá normalmente, adicionando os sachês em uma caneca com a água, deixando-a ferver.
- Após amornar, passe devagar nas regiões afetadas pela Herpes Labial.
- Repita o processo ao menos 3 vezes por dia, até os efeitos sumirem.
13. Amido de milho:
Um dos melhores remédios para Herpes Labial é amido de milho. Ajuda na absorção da umidade excessiva da pele. O amido de milho possui efeitos similares ao leite em relação ao alívio da dor, porém agindo de forma diferente no organismo. O amido ajuda a regular o PH da boca, deixando mais alcalino e, assim, reduzindo drasticamente os efeitos ácidos causados pelas feridas.
Esta dica requer uma receita específica, confira a seguir:
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Misture o amido no copo com água, até conseguir uma consistência pastosa.
- Passe com um chumaço de algodão na região afetada pela Herpes Labial antes de dormir.
- Retire apenas de manhã, limpando com água.
Veja Também: As 5 Receitas Caseiras Para Perde Peso Naturalmente…
14. Café:
Café é um dos melhores remédios para tratar Herpes Labial. As bolhas na boca causam dor intensa. Prepare o café preto. Deixe esfriar e tome um gole. Segure-o na boca por algum tempo. Mova-o para os lábios também. Para obter melhores resultados, repita o processo duas vezes por dia.
15. Sabão e Água Morna:
Embeber a área infectada em água morna vai alivia a dor e coceira. Para manter a área afetada livre de infecções e limpa, use sabão. Não compartilhe banheira com uma pessoa infectada.
16. Salsaparrilha:
Para evitar a inflamação das feridas da Herpes Labial e para ajudar na sua cicatrização, o chá de Salsaparrilha pode ser bebido 3 vezes por dia, ou pode ser passado sobre o as feridas da Herpes Labial 2 a 3 vezes por dia.
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO: