Remédios caseiros para tratar a candidíase que muitos desconhecem, pois este é um problema que surge a partir do aumento da população do fungo conhecido como Candida. A presença desse fungo na flora da região íntima é algo normal, mas é importante tomar os devidos cuidados nas situações em que ela se desenvolve mais do que o normal.
Esse aumento costuma acontecer quando a mulher está com o sistema imunológico sem as defesas necessárias, grávida, possui diabetes, está tomando excessivamente antibióticos ou corticoides ou ainda tem maus hábitos higiênicos envolvendo a região.
Remédios caseiros para tratar a candidíase em casa:
1. Alho:
O alho é um dos antibióticos naturais mais usados no mundo. Ele é um dos remédios caseiros para tratar a candidíase em casa que realmente funciona, pois possui grande quantidade de enxofre, uma substancia eficaz no tratamento desse tipo de problema.
2. Iogurte natural:
Uma dica bastante conhecida e também muito válida, principalmente para as mulheres, é o iogurte natural. Esse é um dos remédios caseiros para tratar a candidíase em casa que vai ajudar a diminuir a acidez no local afetado e impedir que os fungos cresçam e se proliferem nessa região.
3. Óleo de coco:
O óleo de coco também é muito eficiente para tratar a candidíase. Além disso, ele possui ácidos graxos e, assim como o iogurte, vai diminuir a acidez. Além disso, ele tem uma ação antimicrobiana que mata os fungos.
4. Camomila seca:
O banho de assento feito com camomila ajuda a tratar a candidíase e ainda equilibra o pH da vagina, impedindo a manifestação de micro-organismos. Misture três colheres (de sopa) de camomila em um litro de água morna e filtrada. Em seguida, coloque o líquido em uma bacia e sente-se. Aguarde cerca de cinco minutos. Depois, seque bem a região. É importante também não dividir essa toalha com mais ninguém.
5. Chá de neem:
Conhecida também como mélia, as folhas de neem têm propriedades antifúngicas e antibacterianas, ajudando a tratar a candidíase. Ferva um punhado de folhas de neem em três copos de água filtrada e coe. Use a mistura para lavar a área vaginal uma vez ao dia.
6. Babosa:
A planta possui vitaminas, enzimas, aminoácidos e propriedades anti-inflamatórias, anti-irritantes e anti-fúngicas que ajudam a inibir o crescimento do fungo causador da candidíase.Além disso, extraia o gel das folhas da babosa e aplique na região íntima algumas vezes por dia. Lembre-se de lavar bem a planta antes de usá-la.
7. Bicarbonato de sódio:
A solução de 5% de bicarbonato de sódio ajuda a tratar a candidíase albicans. Para isso, basta misturar uma xícara do produto em uma bacia com água quente e sentar-se. Permaneça na posição por cerca de 15 minutos uma vez por dia durante uma semana.
8. Hortelã:
Leve meio litro de água junto com cinco folhas de louro e a mesma quantidade de hortelã ao fogo uma quantidade boa. Além disso, depois acrescente dez gotas de própolis em infusão. Desligue o fogo e deixe abafado até que esfrie. Lave a região íntima com a mistura.