Os remédios caseiros para tratar afta são simples e 100% natural e ajuda acabar com esta condição na segunda aplicação, também conhecida por “úlcera oral” ou “úlcera aftosa”, é um conjunto de estomatites aftoides, e o termo provém do grego “queimando”. Caracterizada como lesão, sua ocorrência é na mucosa oral.
Essas lesões são benignas e não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Os especialistas referem-se como uma “lesão própria”, pois não é causada por fungos ou bactérias nem quaisquer outros microrganismos.
O que é afta?
Afta é uma ferida e dolorosa na boca, que costumam ser brancas ou amareladas, rodeadas por uma área vermelha brilhante, e surgem geralmente na língua e nas paredes internas da boca.
Quais são as causas da afta?
Suas causas são incertas pela grande maioria dos pesquisadores, mas suspeita-se que tenha alguma ligação com a imunidade, a possível existência de um vírus que cause essa úlcera bucal, além do desequilíbrio no sistema imune.
No entanto, algumas outras vertentes indicam que a afta pode ser desenvolvida a partir de algum problema no sistema digestório. Além dessas duas hipóteses, hoje em dia, algumas outras possíveis causas estão sendo relacionadas como:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- estresse;
- Alergias;
- Cigarro;
- Alimentação;
- Acidez elevada no sistema digestivo;
- Gastrite;
- Mordidas no local;
- Sono desregulado;
- Uso de anti inflamatórios;
- Deficiência de algumas vitaminas e sais minerais;
- Refluxo gastroesofágico;
- Alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual;
- Tendências genéticas.
Além disso, esta condição não é uma doença contagiosa e na maioria esmagadora dos casos não apresentam qualquer risco à sua saúde além do desconforto.
Remédios caseiros para tratar afta:
1. Chá de camomila:
algumas pessoas relatam o alívio dos sintomas e até mesmo o desaparecimento das Aftas utilizando alguns tipos de chás. Um dos recomendados é o chá de camomila, deve-se fazer “bochecho” ou apenas beber o chá, de preferência sem adição de açúcar.
2. Água oxigenada 10 volumes:
Embebede água oxigenada em um algodão e coloque diretamente na ferida. Esse método não arde, mas pode trazer alguns danos à saúde como alguns especialistas recomendam, por tanto procure não engolir água oxigenada.
3. Antisséptico bucal:
Os antissépticos desenvolvem um importante papel na esterilização da ferida, o que podem levar a curar em menos tempo.
4. Bicarbonato de sódio:
Em bochechos ou diretamente na ferida, um porém, é que arde bastante. Este elemento serve para desinfetar o local, fazendo com que a não presença de bactérias acelere a cicatrização.
ATENÇÃO:
Não confunda as aftas com herpes, que é causado por vírus e é contagioso, diferentemente das aftas. Além disso, o herpes surge nas regiões fora da boca.