Os remédios caseiros para tratar unha encravada funcionam, pois, ocorre geralmente quando acanto ou a ponta da unha do dedo do pé se curva. Causando dor, inchaço e vermelhidão. Se não for devidamente tratada, pode infeccionar, acumulando pus no dedo atingido. Também pode ser causada por queda de um objeto em cima dos dedos, por mau hábito de cortar os cantos das unhas, pelo uso de sapatos apertados e por infecções por fungos ou bactérias.
A unha encravada geralmente causa muita dor, vermelhidão e inchaço. Assim, pode ser uma situação bastante incômoda, que pode afetar homens ou mulheres, sem distinção.
É mais comum de ocorrer no dedão do pé do que nos demais dedos. Vamos discutir abaixo o que fazer no caso de inflamada para diminuir a dor e acabar com aunha encravada.
Causas da unha encravada:
As duas causas mais comuns são o sapato apertado, o crescimento muito rápido das unhas e um corte mal efetuado das mesmas. Considerando essa última causa, é sempre indicado que confie o serviço de aparar o comprimento das unhas do pé a um podólogo, o que garantirá a você que nenhuma falha irá provocar incômodos posteriores.
Geralmente, quando a sua borda cresce de maneira torta, entrando na pele do dedo. Além disso, é isso que provoca a dor, vermelhidão e inchaço no local. A dor ao caminhar ou colocar um calçado não é o único motivo que explica a importância de tratar e corrigir. Existe o risco de que o local seja infectado, podendo originar riscos à saúde.
Remédios caseiros para tratar unha encravada:
Mergulhe os pés na água morna:
Além de ser um ótimo alívio para a dor, este procedimento é ótimo. Então, utilize uma bacia com água morna misturada com uma colher de sopa (ou duas) de sulfato de magnésio. Deixe a unha encravada mergulhada por cinco a dez minutos, uma ou duas vezes por dia, que logo você vai ter bons resultados.
Água e sal:
Uma das misturas mais simples do mundo pode ser usada como método de combate à unha encravada. Além disso, a nossa dica é que, antes de você se recolher para dormir, aplique a água com sal no dedo e depois tampe-o com uma gaze. Você pode dormir tranquilamente, deixando a mistura agir durante toda a noite.
Vinagre de maçã:
O vinagre de maçã pode ser bem útil na culinária, mas ele é ótimo também no segmento de higiene. Além disso, seu poder de prevenir infecções deve ser bastante explorado, como neste caso.
O produto vai proteger o seu dedo de bactérias e outros germes que tanto tentam se infiltrar na nossa pele. Além disso, como não tem contraindicação, ele pode ser usado diretamente na pele, com o auxílio de um algodão, várias vezes ao dia ajudando evitar a unha encravada.
Suco de cebola:
O remédio caseiro com cebola consiste em preparar um suco de cebola grosso (com pouca água) e mergulhar o dedo nele todos os dias, deixando secar naturalmente até que possa ser curada.
Limão e sal:
O limão com sal marinho também pode ser um remédio caseiro eficaz para tratar. Além disso, basta fazer um buraco no centro do limão, preencher com sal marinho e colocar na unha encravada nele deixando agir por 20 minutos. O procedimento pode ser repetido todos os dias até a unha melhorar.