Resfriado – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicações. Além disso, o Resfriado comum é uma infecção viral do nariz e da garganta (trato respiratório superior). Geralmente é inofensivo, embora possa não se sentir desse jeito. Muitos tipos de vírus podem causar um Resfriado comum. Crianças menores de seis anos estão em maior risco de pegar o resfriado, mas adultos saudáveis também podem esperar dois ou três Resfriado anualmente.
O Resfriado é muitas vezes confundido com a gripe, mas o Resfriado geralmente apresenta sintomas mais fracos do que a gripe sazonal, e o Resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus. O Resfriado é uma infecção do trato respiratório superior. Estima-se que um adulto no hemisfério norte é acometido por cerca de 4 episódios de Resfriado ao ano, as crianças podem ter até 8 a 10 episódios por ano.
O Resfriado geralmente melhora em uma semana (8 a 10 dias para ser mais preciso). Aqui está um resumo dos principais sintomas do Resfriado e de suas aparições no tempo. O Resfriado, ao contrário da gripe, é quase sempre benigno.
Causas do Resfriado: Embora muitos tipos de vírus possam causar um Resfriado comum, os rinovírus são os culpados mais comuns. Um vírus frio entra em seu corpo através da boca, olhos ou nariz. O vírus pode se espalhar por gotas no ar quando alguém está doente, tosses, espirra ou fala. Também se espalha por contato manual com alguém com frio ou compartilhando objetos contaminados, como utensílios, toalhas, brinquedos ou telefones. Se você tocar os olhos, o nariz ou a boca após esse contato ou exposição, é provável que você fique com um Resfriado.
Sintomas do Resfriado: Os sintomas de um Resfriado comum geralmente aparecem um a três dias após a exposição a um vírus causador de frio. Sinais e sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa, podem incluir:
- Nariz entupido ou abafado
- Dor de garganta
- Tosse
- Congestionamento
- Dores leves do corpo ou dor de cabeça leve
- Espirrando
- Febre baixa
- Geralmente sentir mal (mal-estar)
A descarga do nariz pode tornar-se mais espessa e cor amarela ou verde, uma vez que um Resfriado comum corre. Isso não é uma indicação de uma infecção bacteriana. A maioria das pessoas se recupera de um Resfriado comum em uma semana ou 10 dias. Os sintomas podem durar mais nas pessoas que fumam. Se os sintomas não melhorarem, consulte o seu médico.
Tratamentos do Resfriado: Não há cura para o Resfriado comum. Os antibióticos não servem de nada contra os vírus do frio e não devem ser utilizados a menos que haja uma infecção bacteriana. O tratamento é direcionado para aliviar sinais e sintomas. Prós e contras de remédios frios de uso comum incluem:
- Alívio da dor: Para febre, dor de garganta e dor de cabeça, muitas pessoas se voltam para acetaminofeno (Tylenol, outros) ou outros analgésicos leves. Use o acetaminofeno pelo menor tempo possível e siga as instruções do rótulo para evitar efeitos colaterais. Tenha cuidado ao dar aspirina a crianças ou adolescentes. Crianças e adolescentes que se recuperam de varicela ou sintomas gripais nunca devem tomar aspirina. Isso ocorre porque a aspirina foi associada à síndrome de Reye, uma condição rara, mas potencialmente fatal, em tais crianças. Considere dar ao seu filho medicações para dorminhoco sem receita médica (OTC) projetadas para bebês ou crianças. Estes incluem acetaminofeno (Tylenol, Infant’s Feverall, outros) ou ibuprofeno (Pediatric Advil, Motrin Infant, outros) para aliviar os sintomas.
- Pulverizações nasais descongestionantes: Os adultos podem usar gotas descongestionantes ou sprays por até cinco dias. O uso prolongado pode causar sintomas de recuperação. Crianças menores de seis anos não devem usar gotas ou pulverizações descongestionantes.
- Xaropes de tosse: A Food and Drug Administration (FDA) e a Academia Americana de Pediatria recomenda fortemente que não administre medicamentos contra a tosse e o Resfriado para crianças menores de 4 anos. Não há boas evidências de que esses remédios sejam benéficos e seguros para as crianças.
Se você dar tosse ou remédios para um filho mais velho, siga as instruções da etiqueta. Não dê ao seu filho dois medicamentos com o mesmo ingrediente ativo, como um anti-histamínico, descongestionante ou analgésico. Muito de um único ingrediente pode levar a uma overdose acidental.
Medicamentos para Resfriado: Os medicamentos mais usados para o tratamento de Resfriado são:
- Acetilcisteina
- Aspirina 500mg
- Advil
- Afrin
- Alivium
- Apracur
- Benegrip
- Bisolvon
- Buscofem
- Cimegripe Adulto
- Cimegripe Bebê e Criança
- Cimegripe Dia
- Claritin D
- Coristina D
- Flanax 550mg
- Fluviral
- Histadin D
- Ibupril (cápsula)
- Ibupril (gotas)
- Ibupril 400mg
- Ibuprofeno
- Multigrip
- Naldecon Dia
- Naldecon Noite
- Paracetamol Bebê
- Paracetamol Cafeina
- Paracetamol
- Trimedal
OBS: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção do Resfriado: Estas são algumas maneiras comprovadas de diminuir as chances de ter um Resfriado:
- Lave sempre suas mãos: As crianças e os adultos devem sempre lavar as mãos depois de limpar o nariz, ou ao chegar em casa, após o trabalho ou frequentar ambientes com outras pessoas, como escolas. Pode também ser usado o álcool gel para desinfetar as mãos.
- Evite o fumo passivo: Fique o mais longe possível da fumaça de cigarro. Ela é responsável por muitos problemas de saúde, inclusive piorar os sintomas dos Resfriado.
- Evite antibióticos desnecessários: Os vírus do Resfriado, assim como outros não são sensíveis a antibióticos.
- Amamente: Sabe-se que o leite materno protege contra infecções do trato respiratório, mesmo anos após o término do período de amamentação. As crianças que não são amamentadas pegam cinco vezes mais infecções de ouvido.
- Beba água: Os líquidos ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente.
- Durma o suficiente: Não dormir o suficiente faz com que você fique mais propenso a doenças.