Início » Biblioteca de nutrientes » Resveratrol: O que é? para que serve? 12 benefícios do uso

Resveratrol: O que é? para que serve? 12 benefícios do uso

Resveratrol: O que é? para que serve? alimentos ricos e12 benefícios do uso: · 1. protege o coração  · 2. reduz e controla a diabetes · 3. prevenir o câncer.

Resveratrol

Resveratrol: O que é? para que serve? como usar, alimentos rico e 12 benefícios do uso. Além disso, O resveratrol é um composto vegetal que age como um antioxidante, as principais fontes alimentares incluem o vinho tinto, uvas, algumas bagas e amendoim.

Este composto tende a concentrar-se principalmente nas peles e sementes de uvas e bagas.

Estas partes da uva estão incluídas na fermentação do vinho tinto, daí sua concentração particularmente alta de resveratrol.

No entanto, grande parte da pesquisa sobre foi realizada em animais e tubos de ensaio usando grandes quantidades do composto.

Das pesquisas limitadas em humanos, a maioria se concentrou em formas suplementares do composto, em concentrações mais altas do que aquelas que você poderia obter através dos alimentos.

Resveratrol o que é?

Resveratrol o que é
Resveratrol o que é

O resveratrol é um antioxidante bioflavonóide polifênico produzido por certas plantas e encontrado em alimentos e bebidas que são conhecidos por interromper os efeitos do envelhecimento. O resveratrol é classificado como fitoestrógeno devido à sua capacidade de interagir positivamente com os receptores de estrogênio.

As plantas que produzem resveratrol e outros tipos de antioxidantes, na verdade, fazem-no em parte como um mecanismo de proteção e resposta a fatores de stress nos seus ambientes, incluindo radiação, presença de insectos ou outros predadores, lesões e infecções fúngicas. Hoje, acredita-se que o resveratrol seja um dos polifenóis mais potentes e protetores mais fortes contra os sintomas associados ao envelhecimento e aos danos dos radicais livres.

Estudos mostram que as fontes naturalmente mais abundantes de resveratrol (sem mencionar muitos outros fitonutrientes protetores, vitaminas e minerais) são as plantas, incluindo a casca das uvas vermelhas, o vinho tinto, o cacau cru e as frutas escuras, como mirtilos e amoras.

O vinho tinto é provavelmente a fonte mais conhecida, principalmente devido aos seus elevados teores graças ao processo de fermentação que transforma o suco de uva em álcool. Durante a produção do vinho tinto, as sementes e cascas da uva fermentam no suco da uva, o que tem efeitos positivos nos níveis e na disponibilidade de resveratrol.

Os benefícios do resveratrol foram descobertos pela primeira vez quando os pesquisadores descobriram que leveduras e outros micróbios, insetos e animais alimentados com resveratrol tiveram como resultado um aumento na expectativa de vida. Vários estudos continuaram a confirmar os seus surpreendentes benefícios anti-envelhecimento, demonstrados em estudos realizados em moscas da fruta, peixes, ratos e vermes nemátodos, que viveram mais tempo em comparação com grupos de controlo que não foram tratados com este fitonutriente.

Resveratrol para que serve?

Uma das propriedades do resveratrol mais importantes para a saúde humana é o potencial antioxidante do composto.

Da mesma maneira que pele agentes agressores, também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.

E como ainda apresenta atuação anti-inflamatória, pode ser utilizado para prevenir doenças do coração, baixar o colesterol LDL, reduzir inflamações crônicas e reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer.

Todas essas propriedades do resveratrol atuam em conjunto para proteger o organismo e poderiam ajudar a prolongar a vida saudável.

Alimentos ricos em resveratrol

Alimentos ricos em resveratrol
Alimentos ricos em resveratrol

Agora que você conhece para que serve o resveratrol em sua dieta, deve estar se perguntando qual é a melhor fonte desse composto. Abaixo estão os melhores alimentos e bebidas para adicionar à sua dieta (embora com moderação) para consumir mais resveratrol:

  • Cacau cru (chocolate amargo)
  • Mirtilos
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Cranberries
  • pistachios
  • Amendoim
  • Soja
  • Uvas vermelhas e vinho tinto

Diferentes plantas fornecem várias formas de resveratrol. Por exemplo, uvas, amendoins e chá Itadori contêm principalmente glicosídeos trans -resveratrol. O vinho tinto é principalmente uma fonte de agliconas cis- e trans -resveratrol.

Estudos mostram que tanto o chá Itadori quanto o vinho tinto fornecem concentrações relativamente altas de resveratrol em comparação com a maioria dos outros alimentos. O chá Itadori é uma boa opção para quem evita o consumo de bebidas alcoólicas ou para crianças.

Benefícios da resveratrol

Benefícios da resveratrol
Benefícios da resveratrol

 

A seguir veja os principais benefícios resveratrol da para saúde

1. Protege o coração

Numerosos estudos exploraram o papel do resveratrol na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares (relacionadas ao coração). O resveratrol exibe efeitos protetores contra danos aos vasos sanguíneos. Estudos também mostram que reduz os níveis de colesterol e previne coágulos sanguíneos.

Muitos pesquisadores concluíram que o resveratrol é um micronutriente valioso que pode prevenir doenças cardíacas em pessoas em risco e ajudar a tratar pessoas com problemas cardiovasculares progressivos.

2. Reduz e controla a diabetes

O resveratrol demonstrou benefícios à saúde de pessoas com diabetes tipo 2 em vários estudos. Por exemplo, os pesquisadores geralmente observam melhorias nos níveis séricos de lipídios (colesterol) e glicose (açúcar) após tratarem os indivíduos testados com resveratrol.

Os estudos mostram que o resveratrol reverte a resistência à insulina, reduz os níveis de açúcar no sangue e até reduz a pressão arterial elevada , uma condição que muitas pessoas com diabetes apresentam.

3. Prevenir o câncer

Muitos estudos indicam que o resveratrol pode ajudar a prevenir e tratar certos tipos de câncer. Seus efeitos antitumorais incluem a inibição do crescimento de células cancerosas, sinalização celular, angiogênese e promoção da morte celular.

4. O resveratrol ajuda a proteger as células contra os radicais livres

As propriedades antioxidantes do resveratrol são muito conhecidas na literatura [científica]. Este antioxidante é capaz de doar um átomo de hidrogênio ou elétron para estabilizar os radicais livres, que são subprodutos de processos naturais que ocorrem no corpo ou entram no corpo a partir de fontes externas, como exposição a raios X, ozônio, tabagismo, ar poluentes e produtos químicos industriais.”

Por esse motivo, tem sido apontado como uma forma natural de retardar o envelhecimento, diminuir a inflamação e combater o câncer e doenças cardíacas.

5. propriedades antibióticas e antifúngicas

Estudos mostraram que os antioxidantes inibem o crescimento de bactérias, bem como a formação de biofilme em vírus

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente como o resveratrol atua no combate às bactérias, ou quão eficaz ele é em humanos (muitos estudos até agora foram in vitro), mas estudos indicaram que ele pode ter um grande potencial como agente antibacteriano natural.

6. Protege cérebro contra doenças

A pesquisa descobriu que a atividade antioxidante do resveratrol tem um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, incluindo Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral.

Um artigo de 2010 na Molecular Neurobiology concluiu que o resveratrol tem a capacidade de suprimir as vias oxidativas que causam a morte e inflamação das células neuronais, bem como proteger as células nervosas dos “efeitos deletérios desencadeados pelo estresse oxidativo”, ativando uma proteína que combate doenças. (SIRT1) e produzindo genes-chave envolvidos no gerenciamento do estresse celular (vitagenes).

7. Pode ajudar a prevenir a obesidade

Os resultados de estudos em animais descobriram que o resveratrol exerce efeitos benéficos em roedores alimentados com uma dieta hipercalórica, ajudando a prevenir o armazenamento de gordura e regulando os níveis de insulina. Outras pesquisas mostraram que o resveratrol pode ajudar a reduzir o peso corporal e a adiposidade em animais obesos, o que alguns especialistas acreditam ser devido à ativação do gene SIRT1 que protege o corpo contra os efeitos da obesidade.

8. Melhorar potencialmente a função renal

Um estudo de 2023 sobre o resveratrol demonstrou que melhorou ligeiramente a função renal na população adulta em geral. Serão necessárias mais evidências em pacientes com função renal comprometida antes que possa ser defendida como terapia adjuvante.

9. Controla a pressão arterial

Uma alta dose de consumo de resveratrol – superior ou superior a 150 miligramas por dia – pode reduzir a pressão arterial sistólica.

10. Melhorar a saúde intestinal

De acordo com um estudo de 2022 publicado na Frontiers in Nutrition, o resveratrol pode ajudar-nos a manter um microbioma intestinal saudável , reforçando a nossa barreira intestinal, o que nos permite absorver nutrientes. Além disso, seus poderes antibacterianos e antimicrobianos impedem a entrada de bactérias e fungos nocivos; estimula a produção de mucina, que forma uma camada protetora do intestino; e suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger o intestino contra os danos dos radicais livres.

11. Tornar os ossos mais fortes

Como antioxidante, o resveratrol pode combater os radicais livres que desgastam nossos ossos. Isto pode beneficiar especialmente mulheres na pós-menopausa, que correm maior risco de osteoporose. Em um estudo sobre os efeitos do resveratrol em mulheres na pós-menopausa, aquelas que receberam suplementos de resveratrol (75 mg, duas vezes ao dia) mostraram aumento da densidade mineral óssea e redução do risco de fraturas graves em 10 anos.

A suplementação regular com resveratrol melhora a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa: um ensaio randomizado controlado por placebo.

12. Protege o fígado

De acordo com um estudo recente publicado na revista Nutrients, Numerosos estudos demonstraram que o resveratrol pode prevenir ou retardar a progressão de uma ampla variedade de doenças. Curiosamente, um dos campos científicos mais importantes, são os seus potenciais efeitos terapêuticos nas doenças hepáticas.

O resveratrol pode reduzir a inflamação, evitar os danos dos radicais livres e ajudar a regular o açúcar no sangue, entre outros benefícios protetores.

Como tomar o resveratrol

O resveratrol pode ser encontrado na forma de suplementos alimentares em cápsulas, que devem ser tomados segundo as orientações fornecidas na embalagem do produto.

Geralmente, é recomendado tomar entre 250 mg a 500 mg por dia, de acordo com as orientações dadas pelo médico ou nutricionista.

Quantidades e Dosagem de resveratrol

O resveratrol ocorre naturalmente em alguns alimentos vegetais. Você pode adicionar resveratrol à sua dieta comendo alimentos como amendoim, uva, mirtilo, framboesa e amora. O vinho tinto também é uma boa fonte de resveratrol.

Você também pode encontrar suplementos de resveratrol na seção de vitaminas do seu supermercado. Não há dose diária recomendada de resveratrol. Os suplementos podem conter 100 miligramas, 250 miligramas ou 500 miligramas de resveratrol por cápsula.

Suplementos de resveratrol

Resveratrol
Resveratrol

Com cada vez mais pessoas querendo melhorar a saúde, muitas buscam encontrar produtos “milagrosos”. Diante disso, a indústria de suplementos alimentares, não para de oferecer opções.

O resveratrol é um suplemento de saúde que ganhou enorme popularidade em todo o mundo durante os últimos anos.

Um dos principais problemas desses suplementos é que não é cientificamente comprovado que, isoladamente, traga todos os seus supostos benefícios.

Especula-se que  só seja eficiente quando aliado a outras substâncias, menos conhecidas, também presentes na uva. Além disso, Essas substâncias formariam um conjunto, que funcionaria apenas na totalidade.

Se você optar por tomar, é preciso estar atento a qualidade dos suplementos. Os suplementos variam em grau de pureza, quem podem conter desde 50% até 99%.

Quanto melhor a procedência de um suplemento, mais benéficos são seus efeitos para a saúde.

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36996691/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20303945/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.